Ana Thereza Lada

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

8.6/10

Aula 26 – Redação

Fiquei um pouco confuso em relação à tese – ela reafirma que existem moradores de rua devido ao desemprego e às drogas; entretanto, após ler a argumentação isso ficou mais claro. Talvez fosse interessante inverter essa sentença. O uso do conectivo “bem como” está inadequado (linha 08). A Cracolândia não é uma rua, mas um termo para designar regiões  onde existem populações em situação de rua que fazem o uso de crack. O uso do conectivo “caso contrário” também está inadequado.

No segundo parágrafo de argumentação eu removeria o termo “entre outras coisas” (linha 15); sempre prefiro listas mais exatas “[…] é essencial para manutenção da moradia e moradia, por exemplo.” Eu evitaria o uso de verbos dicendi – aqueles que exprimem fala (linha 24); “Em suma, para estar verdadeiramente alinhado às ideias propostas pelo Artigo 5º da Constituição…”

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 160 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita.
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 200 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 140 – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
  5. Elaborar uma proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos – 200 – Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.


Nota:
 860/1000

Atividade 04 – Introduções

Correção

A introdução sobre insegurança alimentar tem um contexto válido, mas pouco desenvolvido. O uso do conectivo na linha 2 está inadequado.

Veja como reestruturar:
“A Constituição de 1998, também conhecida como Constituição Cidadã, prevê diversos direitos básicos à dignidade humana, sobretudo no que se diz respeito à manutenção primordial da vida: o acesso à alimentação. Entretanto, embora legalmente garantido, tal disponibilização de alimentos não ocorre de maneira democrática, já que uma enorme parcela de brasileiros ainda vivem em situação de miséria ou insegurança alimentar, devido [problema 1] e [problema 2].

A mesma coisa vale para a ativdade seguinte.

Nota: 6/10

 

Atividade 01 – Desenvolvendo Teses

Correção

As teses estão muito bem desenvolvidas. Atenção para a ausência da crase na primeira atividade; “sujeitos à exploração”. No mais todas ficaram muito boas. Procure usar esse modelo nas introduções seguintes.

Nota: 9/10