Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.
Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/
Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.
Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI
Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado
Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.
Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022
Aula 26 – Redação
Fiquei um pouco confuso em relação à tese – ela reafirma que existem moradores de rua devido ao desemprego e às drogas; entretanto, após ler a argumentação isso ficou mais claro. Talvez fosse interessante inverter essa sentença. O uso do conectivo “bem como” está inadequado (linha 08). A Cracolândia não é uma rua, mas um termo para designar regiões onde existem populações em situação de rua que fazem o uso de crack. O uso do conectivo “caso contrário” também está inadequado.
No segundo parágrafo de argumentação eu removeria o termo “entre outras coisas” (linha 15); sempre prefiro listas mais exatas “[…] é essencial para manutenção da moradia e moradia, por exemplo.” Eu evitaria o uso de verbos dicendi – aqueles que exprimem fala (linha 24); “Em suma, para estar verdadeiramente alinhado às ideias propostas pelo Artigo 5º da Constituição…”
Nota: 860/1000
Correção
A introdução sobre insegurança alimentar tem um contexto válido, mas pouco desenvolvido. O uso do conectivo na linha 2 está inadequado.
Veja como reestruturar:
“A Constituição de 1998, também conhecida como Constituição Cidadã, prevê diversos direitos básicos à dignidade humana, sobretudo no que se diz respeito à manutenção primordial da vida: o acesso à alimentação. Entretanto, embora legalmente garantido, tal disponibilização de alimentos não ocorre de maneira democrática, já que uma enorme parcela de brasileiros ainda vivem em situação de miséria ou insegurança alimentar, devido [problema 1] e [problema 2].
A mesma coisa vale para a ativdade seguinte.
Nota: 6/10