Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.
Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/
Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.
Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI
Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado
Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.
Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022
Redação – Desemprego Estrutural
Certifique-se de planejar seu texto de maneira organizada antes de escrever. A estrutura e a organização do texto são cruciais para alcançar uma pontuação mais alta nas competências 2 e 3. Seu texto começa bem com uma introdução sólida, mas o primeiro parágrafo de argumentação é muito curto e carece de contexto. O mesmo ocorre no segundo parágrafo, o que deixa o texto vago e prejudica sua capacidade de atingir a nota máxima nas competências 2 e 3.
Para melhorar, dedique tempo ao planejamento do texto, garantindo uma estrutura lógica e coesa. Cada parágrafo deve ser desenvolvido adequadamente com contexto e argumentação sólidos. Continue praticando e aprimorando suas habilidades de redação.
Nas avaliações das competências, sua redação obteve as seguintes pontuações:
Competência 1 (Domínio da Língua): 180 pontos
Competência 2 (Compreensão da Proposta): 120 pontos
Competência 3 (Organização de Ideias): 120 pontos
Competência 4 (Mecanismos Linguísticos): 160 pontos
Competência 5 (Proposta de Intervenção): 160 pontos
Nota: 740/1000
2º SIMULADO – ENEM 2023
REDAÇÃO – 2° SIMULADO
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (140 pontos): Seu texto demonstra um bom domínio da norma culta, mas há alguns erros pontuais que afetam a fluidez. O uso inadequado da crase é um ponto a ser melhorado.
Competência 2 – Compreender a proposta da redação (140 pontos): Sua redação compreende a proposta da redação, mas a formatação na segunda metade do texto prejudica a compreensão.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações (160 pontos): Sua redação apresenta uma boa organização de informações, mas os argumentos poderiam ser mais aprofundados.
Competência 4 – (180 pontos): A progressão de ideias é adequada, mas a repetição de palavras, como “saúde”, prejudica a fluidez da leitura.
Competência 5 – Proposta de intervenção (160 pontos): Sua proposta de intervenção é relevante, apontando na direção certa. No entanto, ela poderia ser mais detalhada em termos de implementação prática.
Nota Final: 780 pontos.
Seu texto tem uma estrutura geral sólida e demonstra domínio da norma culta, mas precisa de ajustes para melhorar a fluidez e aprofundar os argumentos. Além disso, sua proposta de intervenção pode ser mais detalhada. Continue praticando para aprimorar suas habilidades de redação.
1º SIMULADO – ENEM 2023
REDAÇÃO
Os professores desde muito tempo estão vivenciando uma desvalorização e falta de incentivo para carreira,após a pandemia houve uma grande piora e ficou mais evidente a necessidade de se descutir sobre a valorização do trabalho docente no país
Nesse sentido, vale ressaltar que foi feito uma pesquisa em 2014 pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e apenas 2,4% dos jovens interessam em seguir a profissão docente e isso acaba colaborando para a falta de profissionais nessa área e aumenta a desvalorização
Além disso, cabe ressaltar que a crescente presença tecnológica no ambiente escolar por parte dos alunos,atuando como uma distração acaba prejudicando muito no aprendizado e na maioria das vezes a culpa cai nos profissionais por não oferecerem um ensino de qualidade
Com base nos argumentos supracitados,nota-se a importância de melhorias para a valorização do trabalho docente,portanto para haver uma melhora pode colocarem regras mais rígidas nos ambientes escolares restringindo o uso de celulares durante as aulas ou ate mesmo em todo horário escolar, assim os alunos se concentram nos ensinamentos passados pelos profissionais da área,e também podem promoverem campanhas e palestras com intuito de mostrar a sociedade a importância da valorização dos docentes,para que possam ouvir mais os professores e o Estado apoiar mais os decentes.
A redação apresenta uma abordagem sobre a valorização do trabalho docente, apontando a desvalorização, a falta de incentivo e o impacto da tecnologia nas escolas como desafios enfrentados pelos professores. Além disso, são mencionados dados e pesquisas que fortalecem os argumentos.
Porém, a estrutura do texto pode ser aprimorada para torná-lo mais claro e coerente. É importante dividir o texto em parágrafos para organizar as ideias de forma mais clara e separar os argumentos e propostas de intervenção em diferentes partes do texto.
Além disso, as propostas de intervenção poderiam ser mais detalhadas e concretas. Por exemplo, ao falar sobre a restrição do uso de celulares em sala de aula, é importante mencionar como isso poderia ser implementado e fiscalizado.
A seguir, vou propor uma reestruturação do texto para melhorar sua organização:
Introdução: Os professores têm enfrentado há muito tempo a desvalorização e a falta de incentivo em suas carreiras, mas a situação piorou significativamente após a pandemia. Nesse contexto, é essencial discutir a valorização do trabalho docente no país.
Desenvolvimento:
Conclusão: Reafirmar a importância da valorização do trabalho docente para a melhoria da educação no país. Reforçar a necessidade de ações concretas por parte do governo e da sociedade para valorizar os professores e incentivar mais jovens a seguir a carreira docente.
Nota final: A reestruturação do texto, com parágrafos bem definidos e propostas de intervenção mais detalhadas, pode melhorar a clareza e a organização da redação. Com essas melhorias, a redação teria uma pontuação mais elevada em todas as competências.
Nota Final: 620 pontos
Aula 34 – Redação
Laura, sua introdução possui uma contextualização interessante, mas não apresenta uma tese. Recomendo que você revise as aulas disponíveis no drive do cursinho, especificamente sobre a construção da introdução, que abordam todos os elementos fundamentais, como contextualização, conectivo e tese.
Veja um exemplo de tese:
‘Entretanto, o acesso à saúde pública brasileira ainda enfrenta problemas, principalmente relacionados à estrutura completamente deficitária e à ausência de profissionais capacitados para atuar nessa área.’
Para atingir a nota máxima na competência 3, é essencial apresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto de forma consistente e organizada, defendendo um ponto de vista. O projeto de texto é fundamental para sustentar uma tese bem fundamentada e consistente.
Além dessas correções, aqui estão algumas sugestões adicionais: Procure aprimorar a linguagem, evitando termos informais ou coloquiais. Utilize uma estrutura de parágrafos mais clara e organize melhor as ideias ao longo do texto. Busque ampliar seu repertório sociocultural por meio de leituras, pesquisas e outras formas de conhecimento.
Competência 1 – 160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 – 140 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 120 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.
Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – 140 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 720/1000
Correção
Laura, perceba que na sua primeira atividade há um erro de concordância com o verbo “devem” na linha 2 – o ministério da agricultura, juntamente com a ANVISA, deve. Além disso, na primeira atividade, após o conectivo “ademais”, é necessário utilizar uma vírgula. Por outro lado, a segunda atividade se destaca e é superior à primeira.
Nota: 8/10
Correção
A sua introdução possui todos os elementos fundamentais, entretanto, é preciso ter um cuidado adicional com a linguagem formal, a acentuação gráfica e a coerência e coesão do que é apresentado no texto. O termo “tem” na linha 06 deveria ter sido grafado no plural (têm). A argumentação do texto é superficial e não apresenta elementos das várias áreas do conhecimento. Use argumentos consistentes e bem fundamentados – para obter uma boa pontuação na redação do Enem, é essencial que seus argumentos estejam bem fundamentados em fatos e opiniões confiáveis.
Nota: 4/10
Correção
Após o conectivo, na linha 01, utilize vírgula. O termo “desnecessários” está sem acentuação gráfica. Nas linhas finais você apresentou o que poderia ser feito – isso deve ser papel da conclusão; no caso da argumentação é mais produtivo dizer, por exemplo, que “as escolas não têm sido produtivas ou capazes de apresentar projetos educacionais voltados ao combate ao estigma relacionado as enfermidades e transtornos mentais”.
Nota: 6/10