Letícia Romualdo Gomes

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

8.4/10

Aula 26 – Redação

Na linha dois, após a palavra “modernismo”, é necessário utilizar uma vírgula. Assim, a frase na forma direta ficaria: “Jorge Amado retrata em sua obra ‘Capitães de Areia’, […]” Além disso, na introdução, nas linhas 3 e 4, há ausência de conectivos. Portanto, seria produtivo adicionar algo que estabeleça melhor o paralelo entre a realidade atual e a obra de Jorge Amado. Por exemplo:

“Dessa forma, mesmo após décadas, a obra continua sendo parte da realidade contemporânea. É nítido o alto índice de brasileiros que se encontram em situação de rua.”

Além disso, há um erro de concordância no verbo “possuir” na linha 6. A crase na linha 9 também está incorreta, pois o termo “esses” não admite o uso de crase.

O primeiro argumento está bem desenvolvido e se encaixa perfeitamente em relação à tese. No entanto, é importante prestar atenção em dois pontos. Primeiro, ao escrever de forma mais rápida, você está extrapolando a linha da pauta. Além disso, na última linha do primeiro argumento, seria possível formalizar um pouco mais o conteúdo. Por exemplo:

“Tornar-se cada vez mais difícil superar a situação de rua e inserir-se no sistema social e econômico brasileiro, alcançando efetivamente a cidadania plena por meio da garantia e preservação de todos os direitos legais estabelecidos constitucionalmente para cada indivíduo.”

Competência 1 – 160 pontos – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 160 pontos – Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 160 pontos: Demonstra boa capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, porém com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 180 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 180 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 840/1000

Atividade 06 – Redação

Correção

Em seus próximos textos procure fazer a letra um pouco menor, isso irá facilitar na organização geral. Perceba a diferença entre a quantidade de informações presentes na introdução e conclusão em relação aos argumentos. Ao fazer letra de “forma” lembre-se também de diferenciar nitidamente as maiúsculas das minúsculas. 

 

Após o conectivo “Além disso” na linha 13, utilize vírgula. Evite termos formais como “já desde antigamente” (linha 15). O termo “indivíduos” está grafado sem acentuação na linha 19. Na linha 13 a crase deve estar no termo aqueles (àqueles), o termo “tem” deve estar no plural nessa mesma linha (têm).

Nota: 6/10