Correção
Você fez um ótimo trabalho! A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. A palavra “principal” na linha 4 não necessita de acentuação. Na linha 6, “existem” também não precisa de acento. Na linha 7, seria mais adequado usar “já que existem inúmeros”. Na linha 10, “ao amparo e inclusão” não precisa de acentuação no “e”. Na linha 15, “atender à demanda” não requer acentuação, e na linha 16, “socialmente e economicamente” é mais apropriado. A grafia correta de “aporofobia” está na linha 17, onde também seria melhor dizer “existe algo ainda mais grave: a aporofobia”. Retire a vírgula depois de “que” na linha 20 e isole “de modo geral” entre vírgulas. A separação silábica correta é “usuá-rios”, como também está na linha 20. No desenvolvimento 1, falta esclarecer como essa negligência governamental se manifesta na prática. Poderia apontar o que o estado deveria fazer e não faz. No desenvolvimento 2, explique de que forma isso impede a inserção econômica da população em situação de rua. A frase temática precisa ser totalmente desenvolvida; faltou abordar como esses desafios impedem a reinserção econômica dos moradores de rua. Um exemplo seria argumentar que a aporofobia impede essas pessoas de conseguirem empregos. No que se refere ao uso da palavra “onde”, ela deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota: 860
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação apresenta um bom projeto de texto, mas ainda assim possui potencial de melhoria.
Você deve usar repertórios socioculturais produtivos para fundamentar sua opinião e garantir pontuação máxima na competência 2. Além disso, dentro dos seus parágrafos de argumentação deve haver ponto final seguido de conectivo, para garantir a coesão do seu texto e a pontuação máxima na competência 5. Seria interessante usar como agente na sua proposta de intervenção algum dos ministérios, como por exemplo, o da Educação, que seria responsável por viabilizar sua proposta através das escolas.
E lembre-se de sempre optar pelo padrão mais adequado, que é agente+ação+meio/modo+finalidade+detalhamento.
Competência 1: 180
Competência 2: 140
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 180
Nota: 860
Correção
Ana Elis, seus argumentos são bons, mas é fundamental utilizar repertórios socioculturais para fundamentar suas ideias. Além disso, sua proposta de intervenção precisa seguir o padrão exigido, com a estrutura AGENTE + AÇÃO + MEIO + OBJETIVO. Você pode detalhar qualquer um desses elementos para fortalecer sua proposta.
A sua proposta de intervenção precisa de mais detalhamento. Para garantir que todos os elementos exigidos estejam presentes (ação, agente, meio, objetivo e detalhamento), use as seguintes técnicas:
Competência 1: 160
Competência 2: 140
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 140
Nota: 800
Correção
Fortalecimento da Argumentação: Para fortalecer sua argumentação, é crucial que você sempre relacione seus argumentos ao tema da redação. Por exemplo, ao discutir as raízes coloniais como fatores para o preconceito, explique como essas raízes impactam diretamente a reinserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil. Detalhe os mecanismos pelos quais essas raízes históricas ainda influenciam o presente.
Foco no Tema: Lembre-se de que o tema da redação é “os desafios para reinserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil.” Use este foco para estruturar suas reflexões e argumentações.
Exercício de Perguntas: Para analisar o tema, faça o exercício de perguntas: Quais são os desafios que impedem que essas pessoas sejam inseridas no âmbito econômico do país?
Quais são as causas e consequências desses desafios? De que maneira esses desafios podem ser superados?
Conclusão: Sua conclusão deve conter todos os elementos exigidos. Utilize a estrutura: AGENTE + AÇÃO + MEIO + OBJETIVO. Responda as seguintes perguntas durante a escrita do seu parágrafo de conclusão:
O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? (AÇÃO)
Quem deve executá-la? (AGENTE)
Como viabilizar essa proposta? (MEIO)
Qual efeito ela pode alcançar? (OBJETIVO)
Competências Avaliadas:
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 80
Nota: 680
Correção
Ana Elis, na sua argumentação houve um erro de estrutura sintática, é necessário que você organize melhor as palavras para garantir a fluidez na leitura e a visão clara das suas ideias. Também é preciso ficar atento a alguns aspectos que a argumentação exige e que não estão presentes no seu texto, como por exemplo, uma abordagem completa do tema, domínio do dissertativo argumentativo e repertório sociocultural produtivo.
Nota: B-
Correção
Ana, sua introdução está muito boa, e a escolha da Revolta da Vacina como contexto foi interessante. A organização entre os elementos do tema, a tese e a contextualização está muito bem feita. No entanto, é importante atentar-se a alguns pequenos detalhes para deixar a redação impecável.
O uso da vírgula após conectivos que iniciam as sentenças é importante. Por exemplo, após a palavra “entretanto” na linha 3, você esqueceu da vírgula. A partir da linha 5, você começou a se perder no próprio planejamento. Talvez fosse interessante reescrever esse trecho para que fique mais claro e formal. Lembre-se de que não é necessário ter uma introdução com 7 ou 8 linhas. Ela poderia ter encerrado na linha 6 de forma mais objetiva e clara. Por exemplo:
“Entretanto, quando se observam os elementos relacionados ao direito à saúde, é possível notar que a desigualdade social limita atualmente o acesso a esse direito mais básico. Afinal, os valores dos planos de saúde são extremamente elevados e o acesso à saúde pública, sobretudo à vacinação e a outros insumos básicos, é negado à população.”
Essas pequenas correções ajudarão a tornar sua introdução ainda mais impactante e coesa.
Tese: https://youtu.be/CX13VhKvkfw?si=rIf0WjXYCL7Ynmyt
Nota: A-
Correção
A conexão entre o contexto e a tese ficou interessante; todavia seria interessante alterar o termo “notando” na linha 04 e, se possível formalizar mais a linha 05; o termo exaltado parece estar fora de seu uso adequado. Veja:
[…] demonstrando que o Estado não tem atuado de maneira adequada em relação à verdadeira valorização e exaltação de tais povos, bem como o […].
Nota: B-