Correção
Competência 1: Linha 2: isole o trecho “em seu artigo 217” entre vírgulas. Linha 5: insira vírgula depois de “no país”. Linha 6: “a negligência estatal e a elitização da prática”. Linha 10: insira vírgula depois de “contrato social”. Linha 11: “bem-estar” com hífen. Linha 24: “bem-estar” com hífen. Linha 24: “promova a infraestrutura” é o mais adequado. Linha 26: “aliado a isso” sem crase.
Competência 3: Desenvolvimento 1: De que maneira o acesso ao esporte se torna uma não garantia ao bem-estar? Por que os indivíduos de baixa renda são os mais afetados?
Desenvolvimento 2: Falta um pouco de conexão lógica entre as ideias e um projeto de texto bem estruturado, pois você menciona que somente pessoas financeiramente capazes são as que podem bancar os custos para se praticar, mas você não abordou a questão de valores anteriormente; se tivesse feito isso, ficaria claro por que os indivíduos de baixa renda são os mais afetados. Também falta clareza no papel da mídia em relação a esses valores, e não ficou claro de que maneira as olimpíadas se relacionam com a temática. Ao fazer esses reparos, a sua argumentação ficará ainda mais primorosa.
Competência 1: 160;
Competência 2: 200;
Competência 3: 180;
Competência 4: 200;
Competência 5: 200;
Nota: 940.
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: Competência 1: Linha 7: insira vírgula depois de questões. Linha 14: insira vírgula depois de renda básica. Linha 22: “acesso aos alimentos” sem acentuação. Linha 22: “se tornam” é mais adequado. Linha 26: a palavra “órgão” exige acentuação. Linha 28: “acesso à alimentação”.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 960
Correção
Você fez um ótimo trabalho! A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. Insira uma vírgula após “rua” na linha 6. Na linha 15, use “a estigmatização e o preconceito”. Insira uma vírgula depois de “realidade” na linha 20. A palavra “solucioná-lo” na linha 21 requer acento, e “imprescindível” também deve ser acentuada na linha 24. O mesmo vale para “máxima” na linha 25. Na linha 28, “aliado a isso” não precisa de crase. No desenvolvimento 1, exemplifique como a negligência governamental atua na prática, apontando o que o governo deveria fazer e não faz, e os motivos, como falta de verbas ou desvio delas. No desenvolvimento 2, estabeleça uma relação mais clara entre o preconceito da sociedade e a arquitetura hostil. Todos os elementos da frase temática devem ser trabalhados ao longo do texto. Mencionou o impedimento da inserção socioeconômica apenas no final da proposta de intervenção, o que é uma falha grave.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 940
Correção
Olá, Cláudia! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 1: insira vírgula depois de século xx
Linha 3: insira vírgula depois de ocorrido
Linha 5: a palavra “análise” exige acentuação
Linha 5: insira vírgula depois de questões
COMPETÊNCIA 3:
Desenvolvimento 1: Para uma argumentação mais fortificada, é necessário exemplificar do que, de fato, se trata dessa inércia estatal, por exemplo, se é por falta de verbas, se é por desvio das verbas, se o investimento não chega nessas áreas mais carentes… É importante que essa questão esteja clara no seu texto, para que dessa forma você apresente um bom projeto de texto.
Desenvolvimento 2: Qual é a base das informações que você apresentou? É necessário utilizar dados/acontecimentos/notícias dentre outros que exemplifique e sustente a sua argumentação
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 900
Correção
Desenvolvimento 1: você diz que o causador da problemática é a negligência governamental, que é um ótimo argumento, mas você precisa explicar, de maneira clara, o porquê disso, se é pela falta de verbas, falta de investimento, desvio das verbas… É necessário esclarecer isso para que a sua redação apresente um ótimo projeto de texto sem lacunas argumentativas. Outra lacuna que não foi explicada no seu argumento é a de qual forma o processo de urbanização tardio e desordenado se relaciona com as dificuldades estruturais e em relação a distribuição igualitária de saneamento básico. De maneira geral, as ideias ficaram apenas subentendidas.
Desenvolvimento 2: as ideias estão organizadas de forma a fazer sentido seguindo uma linha de raciocínio, no qual você apresentou o problema, a raiz do problema e exemplificou. Parabéns!
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 940
Parabéns,você está no caminho certo, continue praticando e conte comigo!
Abraços e até a próxima!
Correção
Competência 1:
Na linha 8, o trecho “por meio de sua letra” deve estar entre vírgulas.
Na linha 12, a grafia correta seria “têm” para concordar com pessoas, no plural.
Na linha 17, o correto seria “contribuem”, no plural, para concordar com precarização e desvalorização.
Nota: 160
Competência 2:
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Nota: 200
Competência 3:
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Nota: 200
Competência 4:
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos
Nota: 200
Competência 5:
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 200
Nota: 960
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e você trouxe excelentes argumentos. Agora, já que você domina a estrutura, é preciso apenas ficar atento ao uso de vírgula. Vou colocar o link de uma aula que possa te ajudar.
https://youtu.be/0Q6tIli7oJg?si=l358OPMhT7OpP6xe
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 960
Correção
Não é necessário que a palavra “sistema” na linha 5 seja escrita com letra maiúscula. Na linha 14, o correto seria “impaciente espera da parte dos enfermos em não conseguir o serviço prestado…” A última frase nas linhas 16 e 17 ficou pouco conectada com o restante do desenvolvimento. Seu segundo desenvolvimento ficou muito curto; sugiro diminuir a letra para que você possa escrever desenvolvimentos mais longos e fortificados.
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 940
Correção
Lembre-se de sempre deixar claro a relação do seu repertório sociocultural escolhido com a problemática no texto, como por exemplo, no seu desenvolvimento 2, achei que faltou uma frase de ligação do tema com a obra, você poderia fazer algo desse tipo: “Esse cenário pode ser observado na obra “Capitães de Areia…”
Como você já domina a estrutura do texto dissertativo argumento, é necessário ficar atenta aos erros gramaticais, na linha 19, por exemplo, houve um erro de concordância na palavra “existirem” que deve ser substituída por “existir” para concordar com “uma quantidade”, no singular.
Na linha 18, o uso do termo “os mesmos” é indevido, você pode substituir por apenas: “há um enorme preconceito e estigmatização com essas pessoas”.
A sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos). Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:
Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais);
Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas;
Veja esse exemplo de detalhamento do agente que você escolheu para a sua proposta:
“Portanto, é imprescindível que o Governo – instância máxima de administração executiva com a função social nítida de promover uma convivência digna entre os cidadãos e garantir o bem estar coletivo – em debate com a sociedade…”
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 920
Correção
Claudia, você escolheu bem os argumentos e deixou claro o seu ponto de vista. Mas, seria interessante você problematizar melhor o seu desenvolvimento 2 na argumentação de causa, exemplificando que as escolas não possuem essa estrutura adequada, pois da forma que você colocou fez que ocorresse um erro de estrutura sintática, já que o termo educação não está em concordância com o trecho “não possuem estrutura adequada e aulas direcionadas”.
Nota: A
Correção
Sua introdução está muito boa. No entanto, há um detalhe na linha 7: é possível perceber que você aponta como inoperância governamental os profissionais qualificados. Na verdade, a inoperância governamental está relacionada à ausência de profissionais, sobretudo qualificados, para atender as demandas da população.
Além disso, a palavra “necessário” na linha 6 está sem acentuação. Fazendo esses ajustes, sua introdução ficará ainda mais precisa e coerente.
Nota: A-