Correção
A sua proposta de intervenção apresenta os elementos exigidos. No entanto, o seu parágrafo está confuso e os elementos desorganizados. Sugiro que escreva nessa ordem: AGENTE + AÇÃO + MEIO + OBJETIVO. Faça esse exercício de perguntas durante a escrita do seu parágrafo:
O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? AÇÃO.
Quem deve executá-la? AGENTE.
Como viabilizar essa proposta? MEIO.
Qual efeito ela pode alcançar? OBJETIVO.
NOTA: B
Correção
O texto dissertativo argumentativo exige alguns aspectos padronizados que não estão presentes no seu texto.
Sugiro que você organize o seu texto em 4 parágrafos: Introdução, Desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e a conclusão que já está sugerida na atividade.
Todo tema de redação do Enem é um contraste entre quais deveriam ser os direitos do cidadão e quais são os descumprimentos, você pode trazer para o seu texto informações positivas, mas é necessário que você faça um contraste problematizando a situação problema do tema. Você pode utilizar alguma dessas estratégias para completar ainda mais sua argumentação.
Alguns modelos que você pode utilizar para escrita do seu parágrafo de argumentação:
O seu texto também apresenta desvios gramaticais e de estrutura sintática, é necessário que você organize melhor os argumentos para garantir fluidez na leitura e visão clara de suas ideias.
Dicas:
Truncamento e justaposição: https://youtu.be/Sgm7NW2-sNw?si=DnFz_-M5YoZc1gIF
Concordância verbal e nominal: https://youtu.be/PcXqyBgGjJA?si=uYVRH98VpvSHlsFV
Redação: https://youtu.be/cIK2EmIlfhc?si=RBgwzXU1HUxKNDYv
Nota: B
Correção
Dalca, é preciso ficar atento a alguns aspectos que a argumentação exige e que não estão presentes no seu texto, como por exemplo, uma abordagem completa do tema, domínio do dissertativo argumentativo e repertório sociocultural produtivo.
Seria interessante que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (consequências).
Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=78zELX0k6DjUalXu
Nota: B-
Correção
Dalca, sugiro que evite utilizar os verbos discendi em sua introdução. Por exemplo, na linha 3, você usou “dito assim”, o que torna o texto um pouco mais informal.
Além disso, é possível utilizar comandos mais fortes para que a redação tenha um valor significativo e se destaque entre outras. Por exemplo, ainda na linha 3, em vez de “Sistema Único de Saúde o SUS deveria obter mais caminhos”, você pode escrever “o Sistema Único de Saúde, o SUS, precisa urgentemente desenvolver novos métodos e caminhos para realmente democratizar o acesso à saúde e atender as demandas populacionais. Afinal, o modelo atual sofre sobretudo com a carência informacional, bem como a escassez de profissionais para atender adequadamente a população”.
Fazendo esses ajustes, sua introdução ficará mais forte e coerente, contribuindo para o impacto positivo da sua redação.
Nota: B+
Correção
Dalca, lembre-se de utilizar espaço de parágrafo. O formato de um parágrafo é identificado pelo recuo de pelo menos 3,0 cm (ou dois dedos) da margem esquerda da folha.
A sentença que faz a união entre o contexto e a tese está confusa. Na linha 04 você afirma que o reconhecimento é “inclusivo”, mas na sequência diz que grande parcela é “excluída”. Sobretudo, sua tese, ao final tangencia o tema, voltando-se para uma questão de saneamento.
Dicas: https://www.youtube.com/watch?v=AON32LDUzEY&ab
Nota: C+