Eduarda Lopes

Redação – Drogas Lícitas

Correção

Eduarda, seu texto está excelente, com todos os elementos estruturais bem definidos. Embora a escolha do Brasil Colônia para a introdução possa não ser a mais comum para esse tema, a maneira como você conectou a ideia funcionou bem. Apenas ajuste a crase ao final da introdução: em “acesso a tais substâncias”, a crase está incorreta, pois “tais” está no plural. Portanto, escreva “acesso a tais substâncias” ou “acesso às substâncias”. A citação da Constituição ao longo da argumentação foi muito produtiva. Para dar um tom mais formal ao trecho da linha 21, sugiro a seguinte reformulação:
 
“Porém, tal norma não é devidamente respeitada, uma vez que um grande contingente de indivíduos no território nacional consegue, facilmente, acesso a tais substâncias de maneira ilegal, contribuindo significativamente para a banalização do consumo de drogas lícitas, sobretudo entre os mais jovens.”
 

Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 980

Redação – Insegurança alimentar

Correção

A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. Seguem os aspectos que podem ser melhorados: na Competência 1, linha 6: insira vírgula depois de “humano”; linha 6: “sendo o tal”; linha 6: insira vírgula depois de “contudo”; linha 7: a vírgula deve vir antes de “uma vez que” e nunca depois; linha 11: insira vírgula depois de “1988”; linha 13: retire a vírgula depois de “uma vez que”; linha 15: “perante a norma” sem crase; linha 15: insira vírgula depois de “infelizmente”; linha 16: insira vírgula depois de “população”; linha 19: insira vírgula depois de “marcha atlética”; linha 20: insira vírgula depois de “2024”; linha 20: insira vírgula depois de “uma entrevista”; linha 22: “ao não somente” sem crase; linha 22: insira vírgula depois de “esportes”; linha 26: tem o dever de?; linha 30: “às comunidades”. Fique atento ao limite da margem, pois as palavras que ultrapassarem o limite serão penalizadas no Enem.

Competência 1: 160,
Competência 2: 200,
Competência 3: 200,
Competência 4: 200,
Competência 5: 200,
Nota: 940.

Redação – Insegurança alimentar

Correção

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: Linha 5: insira vírgula depois de infelizmente. Linha 5: insira vírgula depois de agrícolas. Linha 7: “à desigualdade social” (com crase!). Linha 7: insira vírgula antes do mas. Linha 11: insira vírgula depois de nordestino. Linha 13: “relacionados à insegurança alimentar” (mais crase). Linha 14: insira vírgula depois de fundamentalmente. Linha 14: “devido à irregularidade” (olha a crase de novo). Linha 22: insira vírgula depois de relativizada.

COMPETÊNCIA 3: Desenvolvimento 1: Para uma argumentação mais fortificada, seria interessante apresentar algum dado, notícia ou acontecimento que comprove a sua opinião. Desenvolvimento 2: É necessário explicar, de maneira clara, de que forma o Estado se relaciona com a problemática na prática. Você pode fazer isso exemplificando o que ele devia fazer e não faz, explicando também as razões disso.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 920

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Olá, Eduarda! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados

COMPETÊNCIA 1:

Linha 2: insira vírgula depois de Vargas

Linha 2: insira vírgula depois de século xx

Linha 2: “garantir a todos” sem crase

Linha 3: insira vírgula depois de cenário 

Linha 4: insira vírgula depois de contraposta

Linha 5: “combate a tal problemática’ sem crase

Linha 6: insira vírgula depois de social 

Linha 7: “a ignorância social influencia na” sem acentuação 

Linha 8: insira vírgula depois de Covid-19

Linha 9: insira vírgula depois de 2020

Linha 11: “levou muitos indivíduos a não se imunizarem” sem crase

Linha 14: isole o trecho “além de colocar em risco a própria saúde”  entre vírgulas

Linha 18: insira vírgula após 1988

Linha 24: a palavra “´órgão” exige acentuação 

COMPETÊNCIA 3:

Desenvolvimento 2: Para uma argumentação de qualidade, é necessário que você aponte qual, de fato, é a relação do governo com os problemas que você apresentou, você pode fazer isso, como por exemplo, explicando se é pela falta ou desvio de verbas, se é pela falta investimento, entre outros. 

Competência 1: 120 
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 900

Redação – Saneamento básico

Correção

Olá, Eduarda! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 2: insira vírgula depois de (ONU)

Linha 2: a palavra “acréscimos “exige acentuação”

Linha 3: “Para o benefício de toda a população e para a qualidade de vida”

Linha 12: retire a vírgula depois de “ligados”

Linha 12: Retire as crases desse trecho 

Linha 24: insira vírgula depois de governamentais

Linha 24: “muitos indivíduos não têm*”

Linha 24: retire a crase em “acesso a serviços”

Competência 1: 120 
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 920

Você está no caminho certo, continue praticando e conte comigo!

Abraços e até a próxima!

Redação – Evasão escolar

Correção

Olá, Eduarda! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 1: Isole o trecho “criado em 1990” entre vírgulas. 

Linha 12: “que se dá, muitas vezes, devido a necessidade de ajudar em casa, a falta de incentivo e a precisão de um trabalho, fatores que colocam…”

Linha 18: “que a crise” sem crase

Linha 19: “que a evasão escolar” sem crase

Linha 19 e 20: “a evasão escolar, vem sendo, há décadas, uma herança histórica e cultural”

Linha 21: “que influencia” sem acentuação 

COMPETÊNCIA 3:

Desenvolvimento 1: As ideias estão pouco conexas entre si, não apresentam uma linha de raciocínio coerente e não apresenta um bom projeto de texto. 

De que forma o Estado se relaciona com a problemática? E por qual motivo você afirma que o Estado negligencia esse problema? Todas as questões que você apresentar devem estar explicadas de maneira detalhada.

Desenvolvimento 2: Por que a evasão escolar é um herança histórica e cultural? Por que ela é herdada pelo governo? De que forma a sociedade influencia nisso? Por que o abandono escolar beneficia o Estado? 

Essas questões precisam estar esclarecidas, lembre-se que todas as informações que você apresentar devem ser exemplificadas e comprovadas. 

A sua proposta de conclusão, apesar de conter todos os elementos exigidos, não está coerente com a problemática que você apresentou nos seus parágrafos de argumentação. 

COMPETÊNCIA 4:

Repetição excessiva de “vem sendo”.

Competência 1: 140
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 160 
Competência 5: 200

Nota: 860

Você está no caminho certo, continue praticando e conte comigo!

Abraços e até a próxima!

Redação – Exploração Trabalhista

Correção

Redação compelta e com todos elementos muito bem definidos. Sucesso!

Competência 1: 200 
Competência 2: 200 
Competência 3: 200
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 1000

Atividade 12 – Argumentação

Correção

Você fez um ótimo trabalho. 

Nota: A

Redação Racismo Estrutural

Correção

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação apresenta um bom projeto de texto. 

Competência 1: 200 
Competência 2: 200
Competência 3: 200 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 1000

Atividade 10 – Redação

Correção

O uso da palavra “onde” está inadequado. Ela é mais apropriada para se referir a lugares físicos. Sugiro substituí-la por “no qual” ou “em que”.

Competência 1: 180
Competência 2: 200 
Competência 3: 200 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 980 

Atividade 09 – Redação

Correção

Você apresentou uma boa redação, mas há alguns pontos que precisam de maior clareza para fortalecer sua argumentação.

Na introdução, você mencionou o descaso estatal e a falta de fiscalização, mas não especificou claramente a que esses problemas se referem no contexto do tema. É importante contextualizar esses elementos para que o leitor compreenda exatamente o que você está criticando. Por exemplo, seria útil dizer explicitamente se você está se referindo à ausência de políticas públicas, à falha na implementação de programas de assistência ou a outro aspecto relevante para a reinserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil.

No desenvolvimento 2, a falta de clareza sobre o que não está sendo fiscalizado enfraquece o seu argumento. Especificar os aspectos da fiscalização que são deficientes ajudaria a solidificar sua argumentação. Você poderia mencionar, por exemplo, se a falta de fiscalização se refere ao cumprimento de políticas sociais, ao monitoramento de programas de reinserção ou à aplicação de recursos destinados a essa população.

Competência 1: 180 
Competência 2: 200 
Competência 3: 120 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 900 

Atividade 08 – Redação

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos). Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:  

Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais);

Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas. 

Veja esse exemplo de detalhamento do agente que você escolheu para a sua primeira proposta: 

“Portanto, conclui-se que cabe ao Governo – instância máxima de administração executiva com a função social nítida de promover uma convivência digna entre os cidadãos e garantir o bem estar coletivo – criar um plano…” 

Competência 1: 160 

Competência 2: 200 

Competência 3: 200 

Competência 4: 200 

Competência 5: 160 

Nota: 920

Atividade 07 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta o padrão exigido.  

Nota: A

Atividade 06 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta os 5 elementos exigidos: Agente, ação, meio, objetivo e detalhamento. 

Nota: A

Atividade 05 – Argumentação

Correção

É preciso ficar atento quanto ao uso de vírgula após iniciar a frase com conectores, por exemplo, após o “Entretanto” na linha 3 e “Nesse sentindo” na linha 13.

O uso de crase na linha 6 no trecho: “quanto aos equipamentos e à falha da educação…” e na linha 12 no trecho: “ao encarecimento geral dos produtos e também à necessidade do uso de aparelhos digitais” estão incorretos.

Na linha 10 utilizar “Assim, logo” invés de “Logo Assim”.

Na linha 13 remover os hífens em “dia-a-dia”, o correto é “dia a dia”

Na linha 20: corrigir para “Assim, apesar de que é explícita” É necessário adicionar o “de” após de “apesar”

Na linha 21: a grafia correta de “coneccão” é “conexão” e a palavra “tecnológia” não possui esse acento, o correto é “tecnologia”.

Nota: A

Atividade 04 – Argumentação

Correção

Eduarda, sua argumentação foi bem articulada e deixou claro seu ponto de vista. No entanto, sugiro uma melhoria na organização do segundo parágrafo de argumentação para garantir mais fluidez na leitura e uma visão mais clara de suas ideias.

Durante o processo de escrita desse parágrafo, seria interessante responder algumas perguntas relacionadas ao tema: “O que acontece?” (argumento), “como acontece?” e “por quê?” (fundamento), e “e daí?” (conclusão).

Isso ajudará a estruturar melhor suas ideias e a tornar seu texto mais coeso e convincente.

Nota: B+

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Eduarda, você desenvolveu bem o seu parágrafo, argumentou de maneira coerente e fundamentou o seu ponto de vista.

Nota: A+

Atividade 02 – Introdução

Correção

Eduarda, achei interessante como você uniu o uso do modelo da Constituição Federal de 1988, mas aproximou-o do tema ao mencionar o SUS. Essa estratégia é promissora e pode ser ainda mais eficaz se desenvolvida um pouco mais. Veja o exemplo que mencionei a outros alunos:

“A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, garante a saúde como um direito social fundamental do cidadão e um dever do Estado, estabelecendo as bases para o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar dos avanços conquistados desde sua criação, o acesso à saúde no Brasil ainda se configura como um desafio multifacetado, [PROBLEMA 1 + PROBLEMA 2]”.

Além disso, ao passar seu texto a limpo, fique atento para, por exemplo, não repetir termos, como aconteceu na linha 5 – “à saúde à saúde”. Por fim, é possível formalizar um pouco mais a sua tese. Um vídeo de exemplo pode ser útil para isso:

Tese: https://youtu.be/CX13VhKvkfw?si=rIf0WjXYCL7Ynmyt 

Nota: A-

Atividade 01 – Tese

Correção

Eduarda, sempre que utilizar conectivo para iniciar uma sentença insira uma vírgula na sequência – linha 02 – “Entretanto, no país,[…]”. Na linha 05, seria mais interessante ter mantido o segmento “bem como”, veja:

Isso só (atenção à ortografia) ocorre devido à negligência e silenciamento estatal, bem como (isso ocorre devido – subtendido) à alienação.

Nota: A-