Gabriel Oliveira

Redação – Insegurança alimentar

Correção

COMPETÊNCIA 1: Linha 3: insira vírgula depois de conjuntura; Linha 6: repetição das palavras em relação; Linha 15: retire a palavra “com”; Linha 14: retire o trecho “para mitigar com tais mazelas” para evitar redundância

COMPETÊNCIA 3: Desenvolvimento 2: Explique, de maneira clara, qual é relação do governo com a problemática, exemplifique se é pela falta de investimentos, se é pela falta de verbas, se é má distribuição das vacinas….

Para uma argumentação mais fortificada, essas questões precisam estar claras no seu texto.

Competência 1: 160 
Competência 2: 200
Competência 3: 180 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200

Nota: 940

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

COMPETÊNCIA 1: Linha 3: insira vírgula depois de conjuntura; Linha 6: repetição das palavras em relação; Linha 15: retire a palavra “com”; Linha 14: retire o trecho “para mitigar com tais mazelas” para evitar redundância

COMPETÊNCIA 3: Desenvolvimento 2: Explique, de maneira clara, qual é relação do governo com a problemática, exemplifique se é pela falta de investimentos, se é pela falta de verbas, se é má distribuição das vacinas….

Para uma argumentação mais fortificada, essas questões precisam estar claras no seu texto.

Competência 1: 160 
Competência 2: 200
Competência 3: 120 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200

Nota: 880

Atividade complementar

Correção

Você trouxe pontos importantes em seu texto, mas há alguns aspectos a serem ajustados para melhorar a clareza e a formalidade:

  1. Correções Gramaticais:
    • Na linha 2, faltou uma palavra antes de “na favela”. A frase ficaria mais completa com “mora”, por exemplo: “A mulher que mora na favela”.
    • Evite o uso de gerúndio para manter a formalidade. Em vez de “tendo que trabalhar”, use “precisando trabalhar”. E, ao invés de “enfrentando”, opte por “enfrentam”.
    • A palavra “onde” deve ser usada para indicar lugares físicos. Em contextos diferentes, use “na qual” ou “em que”.
    • Revise o uso de crase e pontuação para evitar erros que podem comprometer a clareza do texto.

  2. Foco no Tema:
    • No seu desenvolvimento, a discussão sobre diferença salarial e oportunidades de emprego parece não estar diretamente alinhada com o tema da redação, que é “os desafios para reinserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil”.
    • Concentre-se mais em como a falta de políticas públicas, estigmas e a exclusão social dificultam essa reinserção. Por exemplo, aborde a falta de acesso a programas de capacitação ou a discriminação que essas pessoas enfrentam ao tentar se inserir no mercado de trabalho.

  3. Proposta de Intervenção:
    • Sua proposta de intervenção deve incluir os cinco elementos exigidos: ação, agente, meio, finalidade e detalhamento. Atualmente, ela não está completa.
    • Certifique-se de explicar quem deve executar a ação, como ela será realizada, e qual será o objetivo final.

Competência 1: 160 
Competência 2: 180
Competência 3: 120 
Competência 4: 120  
Competência 5: 140

Nota: 720 

Atividade 08 – Redação

Correção

O parágrafo de conclusão do Enem exige uma proposta de intervenção completa para garantir os 200 pontos na Competência 5. No entanto, caso essa não seja suficiente para resolver a problemática que você apresentou no seu texto, é necessário que você faça duas para garantir o que exige a competência 3, e não perder pontos nela. Você apresentou duas propostas incompletas

Faça esse exercício de perguntas durante a escrita do seu parágrafo: 

O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? AÇÃO. 

Quem deve executá-la? AGENTE. 

Como viabilizar essa proposta? MEIO. 

Qual efeito ela pode alcançar? OBJETIVO 

Competência 1: 120 
Competência 2: 160 
Competência 3: 160 
Competência 4: 200 
Competência 5: 120 

Nota: 760

Atividade 07 – Conclusão

Correção

Parabéns, a sua proposta de intervenção apresenta os elementos exigidos. 

Nota:

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Gabriel, você desenvolveu bem o seu parágrafo, argumentou de maneira coerente e fundamentou o seu ponto de vista. No entanto, é bom estar atento a escolha das palavras para garantir fluidez na leitura, visão clara das suas ideias e uma redação mais completa esteticamente, como por exemplo, o uso da palavra “onde” na linha 3 é incorreto, você pode substituir por “no qual” e também seria melhor usar “sociedade intolerante” no lugar de “sociedade julgadora”.

Nota: A

Atividade 02 – Introdução

Correção

Gabriel, sua introdução está muito bem construída. O uso de um contexto um pouco mais elaborado do que simplesmente citar a Constituição é muito válido e ficou muito bom. No entanto, é preciso estar atento a pequenos detalhes. Por exemplo, o acento no termo “único” na primeira linha e também a crase incorreta na linha 8. Lembre-se de que utilizamos crase somente se a palavra seguinte for feminina e nunca se a palavra posterior for um verbo, como no caso de “atender”.

Crase: https://youtu.be/TxZTrg2FDTU?si=8j-_mCsvoIdStIpQ 

Nota: A

Atividade 01 – Tese

Correção

Gabriel, sua introdução está excelente; você compreendeu exatamente o que é necessário para realizar o primeiro parágrafo da redação do ENEM. Deixo registrada somente uma pequena sugestão, por questão de estilo: na linha 08, eu utilizaria “em relação às tradições” em detrimento do termo “sobre às tradições” (lembre-se, também, da crase nesse caso).

Dicashttps://www.youtube.com/watch?v=AON32LDUzEY&ab

Crase: https://youtu.be/aS-ZDEQTK5M?si=8EGuMhM0QhJAwJ3-

Nota: A+