Gabrielly da Silva

Redação – Insegurança alimentar

Correção

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: Linha 3: a palavra “notável” exige acentuação. Linha 6: insira vírgula depois de início. Linha 10: insira vírgula depois de Afinal. Linha 14: a palavra “considerável” exige acentuação. Linha 16: “fez com que uma parcela da população se dirigisse às margens da cidade” é mais adequado. Linha 17: “desencadeando um aumento na desigualdade” é mais adequado. Linha 18: sem acentuação no tem. Linha 20: a palavra “periférica” exige acentuação. Linha 20: a palavra “invisível” exige acentuação.

COMPETÊNCIA 3: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento/aprofundamento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios/problemas na sociedade brasileira, além das consequências geradas.

Competência 1: 120
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 860

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Olá, Gabrielly! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados

COMPETÊNCIA 1:

Linha 3: a palavra “método” exige acentuação  

Linha 5: a palavra “inércia” exige acentuação 

Linha 5: “inércia estatal em relação às campanhas de vacinação”

Linha 8: a palavra “código” exige acentuação

Linha 9: “em decorrêñcia da falta de imunização”

Linha 10: insira vírgula depois de porém

Linha 10: “ainda tem sido” sem acentuação 

Linha 13: “em um efeito negativo”

Linha 14: retire o primeiro “como”

Linha 18: a grafia correta da palavra é “própria”

Linha 19: a palavra “áreas” exige acentuação 

Linha 21: a palavra “periférica” exige acentuação 

Linha 22: a palavra “estatísticas” exige acentuação

Linha 26: a palavra “usuários” exige acentuação 

COMPETÊNCIA 3: 

Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios para a saúde pública no Brasil, além das consequências geradas.

Competência 1: 140 
Competência 2: 200
Competência 3: 120 
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 860

Atividade 12 – Argumentação

Correção

Você apresentou 3 causas, o que é muito para somente um parágrafo, e colocou apenas uma consequência, tente equilibrar as causas e consequências para um texto mais coeso.  

Você não utilizou nenhum conectivo

Nota: B

Atividade 11 – Redação

Correção

O seu texto ficou bom, mas ainda possui capacidade de melhoria, principalmente na introdução, que você começou bem e que ela poderia ter sido melhor desenvolvida. 

Não ficou claro ao decorrer do seu parágrafo o que você quis dizer com “e suas origens”. Quais seriam essas origens?  

A sua proposta de intervenção não apresenta a estrutura exigida. 

Competência 1: 140 
Competência 2: 200 
Competência 3: 120 
Competência 4: 180  
Competência 5: 120  

Nota: 760

Atividade 09 – Redação

Correção

Seu texto traz bons argumentos, mas há pontos específicos que podem ser melhorados para maior clareza e detalhamento:

  1. Introdução:
    • As linhas 4 e 5 da sua introdução ficaram um pouco confusas e precisam ser esclarecidas. Tente reorganizar as ideias para garantir que cada frase se conecte logicamente à seguinte. Isso ajudará a preparar melhor o leitor para os argumentos que você irá desenvolver.

  2. Exemplo de reformulação para maior clareza:
    • “Na atual conjuntura social, a reinserção socioeconômica da população em situação de rua enfrenta múltiplos desafios. Entre esses desafios, destacam-se a falta de acesso a políticas públicas efetivas e a persistência de estigmas sociais que marginalizam essas pessoas. Esses fatores criam barreiras significativas que impedem sua plena integração na sociedade e no mercado de trabalho.”

  3. Proposta de Intervenção:
    • Sua proposta de intervenção cobre bem quatro dos cinco elementos exigidos. No entanto, falta um detalhamento mais claro, especialmente sobre como a ação será realizada ou qual o papel específico do agente.
    • Para tornar o detalhamento mais evidente, sugiro que você utilize pronomes relativos e isole o detalhamento com travessões ou vírgulas. Isso ajuda a destacar claramente o agente e a ação na sua proposta.

  4. Exemplo de detalhamento de agente:
    • “Portanto, é crucial que o Ministério da Saúdeórgão responsável por promover, proteger e recuperar a saúde da população brasileira – implemente um programa de capacitação profissional voltado para pessoas em situação de rua. Esse programa deve ser oferecido em centros de acolhimento e incluir cursos de formação técnica adaptados às demandas do mercado de trabalho local.”

Dicas para Melhorar o Detalhamento:

  • Iniciar com um Pronome Relativo:
    • Usar pronomes como “o qual”, “a qual”, “os quais” ou “as quais” ajuda a introduzir uma explicação ou detalhamento adicional que esclarece a ação ou o papel do agente.
  • Isolar e Destacar com Travessões ou Vírgulas:
    • Utilizar travessões ou vírgulas pode ajudar a destacar informações importantes e tornar o detalhamento mais evidente.

Competência 1: 160  
Competência 2: 200  
Competência 3: 200  
Competência 4: 200 
Competência 5: 160  

Nota: 920 

Atividade 08 – Redação

Correção

Você tem uma boa base para sua redação, mas há algumas áreas que precisam de melhorias para fortalecer sua argumentação e coerência.

Repertório Sociocultural: Relacione o Repertório com a Problemática do Tema: No seu desenvolvimento 1, você mencionou a Constituição Federal, mas não deixou claro como o descumprimento das garantias constitucionais é um dos desafios para a reinserção socioeconômica da população em situação de rua. Sempre relacione o seu repertório com a problemática do tema para fortalecer sua argumentação.
Proposta de Intervenção:

Complete a Proposta: O parágrafo de conclusão do Enem exige uma proposta de intervenção completa para garantir os 200 pontos na Competência 5. Se a proposta apresentada não for suficiente para resolver a problemática, é necessário incluir uma segunda proposta para garantir o que exige a Competência 3, evitando a perda de pontos. As duas propostas que você apresentou estão incompletas.

Estrutura da Proposta: Utilize a estrutura AGENTE + AÇÃO + MEIO + OBJETIVO para organizar suas propostas de intervenção.

Estrutura de Argumentação:No desenvolvimento dos parágrafos, certifique-se de explicar o que acontece, por que acontece e as consequências disso. Isso ajudará a criar uma linha de raciocínio clara e coesa.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 120
Nota: 880

Atividade 07 – Conclusão

Correção

Linha 2: O emprego da palavra “onde” é incorreto, você pode substitui-la por “no qual”. Sobretudo, parabéns, a sua proposta de intervenção apresenta os elementos exigidos. 

Nota:

Atividade 06 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta os 5 elementos exigidos: Agente, ação, meio, objetivo e detalhamento. 

Nota: A

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Você escolheu muito bem os argumentos e deixou claro o seu ponto de vista. No entanto, é necessário organizar melhor as palavras para garantir fluidez e visão clara de suas ideias pois alguns trechos do seu texto ficaram confusos, como por exemplo, as linhas 7, 8 e 9, você poderia exemplificar o que exatamente você quis dizer em “para se ter e se manter” e também explicar o que você quis dizer no trecho: “a sociedade brasileira é em sua maior parte necessitado”. Necessitado de quê exatamente?

Nota: B

Atividade 04 – Argumentação

Correção

Gabrielly, você fez boas escolhas de argumentos. No entanto, algumas partes do seu texto não ficaram claras. Por exemplo, na primeira linha do seu primeiro parágrafo de argumentação, você começa dizendo que a má formação socioeducacional é um fator determinante para a democratização do saneamento básico, o que significa torná-lo acessível.

Além disso, você poderia substituir o “contando que a educação é a base intelectual” por “levando em consideração que a educação é a base intelectual”. Para melhorar, é necessário que você organize melhor o seu segundo parágrafo de argumentação para garantir fluidez na leitura e clareza de suas ideias.

Seria interessante, durante o processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, responder algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “como acontece?” “por quê?” (fundamento), “e daí” (conclusão). Além disso, é imprescindível que você mantenha o espaçamento de parágrafos no seu texto.

Nota: B+

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Você argumentou bem, trouxe para o texto o seu ponto de vista e deixou claro a ideia que você quer defender. No entanto, é necessário utilizar repertórios socioculturais para fundamentar a sua opinião.

Nota: A

Atividade 02 – Introdução

Correção

Gabrielly, lembre-se de que “acesso à saúde” possui crase, pois é exigido a preposição “a” e o artigo feminino “a”. Deixe-me deixar um link no final desta correção com dicas relacionadas à crase. Outro detalhe importante é mencionar que o Sistema Único de Saúde (SUS) não é uma lei, mas sim um projeto de organização de um sistema de saúde pública.

Além disso, Gabrielly, verifique a acentuação gráfica das palavras “médicas”, “inércia” e “médicos”, por exemplo, que estão sem acentuação. Espero que essas dicas te ajudem!

Crase: https://youtu.be/TxZTrg2FDTU?si=8j-_mCsvoIdStIpQ 

Tese: https://youtu.be/CX13VhKvkfw?si=rIf0WjXYCL7Ynmyt

Nota: C+

Atividade 01 – Tese

Correção

Gabrielly, por uma questão de estética ou estilo eu sugiro que você evite o conectivo “Sendo assim”, prefira somente “Assim,” para que o texto fique mais formal. Na sequência – linha 04 – você menciona “feita pela própria população” – o que é feita pela própria população?

Seria interessante reformular, veja:

Assim, a descriminação realizada por grande parte da população brasileira evidencia o quando as comunidades minoritárias são socialmente desconsideradas, assim como o Estado também ignora e marginaliza tais povos de seus direitos[…]

Nota: B+