Correção
Na linha 2: “sofrimento sofrido” não é errado, mas soa repetitivo, você pode transcrever para: “relata o sofrimento dos escravizados que eram trazidos para o Brasil…” E a vírgula depois de Brasil é inadequada. Na linha 6: A grafia correta da palavra é “Interesse”. Na linha 9: o correto seria “questões políticas estruturais”. Como você já tinha utilizado o “se deve” na linha anterior a 9, substitua para: “Isso acontece devido ao fato…”. Na linha 11 e 12: retire a preposição “que”, “foram insuficientes, e levou a perpetuação….”. Na linha 20, retire a palavra “nossa”, pois a redação do Enem não permite o uso de primeira pessoa.
A sua proposta de intervenção não possui detalhamento, que não foi ou que não está claro, sugiro que faça o detalhamento do agente, pois esse fica mais explícito.
Competência 1: 100
Competência 2: 140
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 180
Nota: 760
Correção
Organize melhor os seus parágrafos de desenvolvimento para a garantir visão clara de suas ideias e fluidez na leitura, siga uma linha de raciocínio coerente de forma a deixar nítido um projeto de texto. O parágrafo de conclusão do Enem exige uma proposta de intervenção completa para garantir os 200 pontos na Competência 5. No entanto, caso essa não seja suficiente para resolver a problemática que você apresentou no seu texto, é necessário que você faça duas para garantir o que exige a competência 3, e não perder pontos nela. Você apresentou duas propostas incompletas.
Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 160
Nota: 760
Correção
A sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos).
Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:
Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais)
Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas.
Veja esse exemplo de detalhamento de agente na sua proposta: “Portanto, é de caráter extremamente importante que o Ministério da Educação – órgão responsável por organizar o sistema de ensino no país e definir as políticas e diretrizes educacionais nacionais – …”
NOTA: A
Correção
Kauã, você escolheu bem os seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista. No entanto, o seu texto apresenta alguns desvios que devem ser corrigidos.
No primeiro parágrafo: O correto seria “foi desenvolvida” ou “se desenvolveu”. A grafia correta é “interesse”. O “acesso à rede” exige crase.
A frase ficaria mais clara se tivesse estruturada dessa forma: “tanto devido ao custo de serviços quanto ao dos equipamentos e dispositivos”. O correto seria: “em relação à disciplina”.
Sugiro que faça a escrita de cada parágrafo por partes, explicando inicialmente o que acontece, depois o porquê acontece, e por fim, explicar as consequências. E o seu repertório sociocultural deve ser utilizado e desenvolvido de maneira produtiva e coerente com a problemática do tema.
Nota: B
Correção
Kauã, você escolheu bem os argumentos do seu parágrafo. No entanto, é necessário ficar atento aos aspectos que o texto argumentativo exige e que não estão presentes no seu texto, como por exemplo, utilizar a terceira pessoa do singular ou plural. O da palavra “temos” na linha 12 é incorreto. Também é urgente que você acentue todas as palavras que exigem acento.
Além disso, seria interessante evitar o uso de gerúndio, na linha 10, por exemplo, você pode substituir o “não vem se posicionando e tomando medidas”, por simplesmente, “não se posiciona e não toma medidas”.
Nota: B+
Correção
Kauã, é preciso ficar atento a alguns aspectos que a argumentação exige e que não estão presentes no seu texto, como por exemplo, uma abordagem completa do tema, domínio do dissertativo argumentativo e repertório sociocultural produtivo.
Seria interessante que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (consequências).
Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=78zELX0k6DjUalXu
Essas correções ajudarão a aprimorar ainda mais a qualidade da sua redação.
Nota: B-
Correção
A repetição dos termos “criação” e “criado” na primeira linha poderia ser facilmente evitada. Utilize, por exemplo “implementação”. Notei que outros termos também se repetem, como “atender” e “atendimento”. Seria interessante, também, formalizar mais a linguagem, desenvolver melhor o contexto e aplicar na tese alguns mobilizadores, que serão trabalhados na aula 11.
O contexto pode ser melhor desenvolvido também. Veja o exemplo que mencionei a outros alunos:
“A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, garante a saúde como um direito social fundamental do cidadão e um dever do Estado, estabelecendo as bases para o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar dos avanços conquistados desde sua implementação, o acesso à saúde no Brasil ainda se configura como um desafio multifacetado, [PROBLEMA 1 + PROBLEMA 2]”.
Tese: https://youtu.be/CX13VhKvkfw?si=rIf0WjXYCL7Ynmyt
Nota: C+
Correção
Kauã, seria interessante tentar formalizar mais a linguagem dos elementos que unem o contexto à tese. Veja:
Entretanto, é evidente o descaso e segregação em relação à determinados povos, sobretudos os originários e nativos do Brasil […]
Os termos “ministério”, história, importância (linha 06) e “território” (linha 03) estão sem acentuação gráfica.
A quem você se refere quando menciona “eles” (linha 06) e “nossa” cultura (linha 07)?
Dicas: https://www.youtube.com/watch?v=AON32LDUzEY&ab
Nota: C+