Luísa Gabriele Silva

Redação – Democratização do Esporte

Correção

A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. Seguem os aspectos que podem ser melhorados: Competência 1: Linha 6: a grafia correta da palavra é “analisar” com s. Linha 7: “a negligência estatal e a grande vulnerabilidade socioeconômica”. Linha 8: insira vírgula depois de “a princípio”. Linha 14: “se exercitar” é mais adequado. Linha 14: “traz” do verbo trazer. Linha 14: “à saúde e à vida social”. Linha 18: “longa-metragem” com hífen.

Competência 3: Quais são essas providências necessárias? Elas são em relação à disparidade socioeconômica entre classes ou em relação aos custos dos esportes? De que forma a negligência governamental influencia na problemática? O que o governo deveria fazer, mas não faz? A sua argumentação não apresenta traços de um projeto de texto bem estruturado, uma vez que os dois argumentos trazem a mesma abordagem; dessa forma, deve-se considerar que foi desenvolvido somente uma ideia, limitando a sua pontuação nessa competência a 80 pontos.

Competência 4: Linha 4: a construção “é imprescindível que essa desvalorização se prolongue cada vez mais” é contraditória. Linha 14: a construção “existentes apenas em ambientes privados, logo mais, o material necessário” é confusa e não atinge o objetivo desejado.

Competência 1: 160;
Competência 2: 200;
Competência 3: 160;
Competência 4: 180;
Competência 5: 200;
Nota: 900.

Redação – Insegurança Alimentar

Correção

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: Linha 1: “ocorrido em meados dos anos 60” é mais adequado. Linhas 1, 2 e 3: trecho confuso. Linha 4: “traz” com z. Linha 4: a grafia correta da palavra é “consciência”. Linha 5: “porém há a recorrência..”. Linha 10: insira vírgula depois de sociedade. Linha 11: “como a insegurança alimentar e a regressão da qualidade de vida.” Linha 12: “danos graves à saúde” insira a crase.

COMPETÊNCIA 3 – Desenvolvimento 1: Por que a má formação socioeducacional do brasileiro é um fator determinante para o incentivo da desigualdade social? Como isso está ligado à má distribuição alimentícia?

Desenvolvimento 2: Estabeleça uma relação entre a criação do Cadúnico com o restante da argumentação apresentada, pois essa informação ficou solta no parágrafo. Do que se trata exatamente essa negligência estatal? O que o estado deveria fazer e não faz? De que forma isso influencia na distribuição adequada do sustento?

Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 940

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Linha 2: “que em procedência”
Linha 2: “acesso à saúde”
Linha 5: “acesso às vacinas”
Linha 5: “grande parte da população”
Linha 11: “ainda sofre com”

Desenvolvimento 1: desenvolva melhor o motivo pelo qual o país ainda sofre com pessoas que hesitam em se vacinar, além disso, é necessário fazer uma relação mais clara entre a problemática e a revolta da vacina, já que a base da sua argumentação é esse evento histórico. Desenvolvimento 2: Nesse parágrafo as ideias não tem nexo entre si, e em nenhum momento é mencionada a questão vacinal, o que configura uma falha grande de projeto de texto. COMPETÊNCIA 4: Apresente mais elementos coesivos no começo de seus parágrafos.

COMPETÊNCIA 5:A sua proposta de intervenção não possui detalhamento 

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 80
Competência 4: 160
Competência 5: 160

Nota: 760

Redação – Caminhos para fortalecer o SUS no Brasil

Correção

Olá, Luísa! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 5: utilize vírgula no lugar do ponto final

Linha 16: “A obra …. ilustra”

Linha 20: insira vírgula depois de pessoas

Linha 21: e o espaço público

COMPETÊNCIA 3: 

Por que o governo ignora a problemática? Desenvolva melhor essa ideia, você pode fazer isso exemplificando o que o governo deveria fazer e não faz, ou a falta de verbas, corrupção, entre outros.

COMPETÊNCIA 4:

a palavra “onde” deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos.

Competência: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 140 
Competência 4: 180 
Competência 5: 200

Nota: 880

Redação – Caminhos para combater a evasão escolar no Brasil

Correção

Olá, Luísa! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 5: “tendo em vista que difícil acesso…”

Linha 8: período truncado

Linha 13: isole o trecho “que nos tempos atuais” entre vírgulas

COMPETÊNCIA 3:

Por que o analfabetismo funcional é uma causa da evasão escolar? De que forma a falta de acesso ao mercado de trabalho se relaciona com o analfabetismo funcional e com a evasão escolar? 

Por que os estudantes não conseguem estudar?

Desenvolvimento 2: 

Explique melhor de que forma a revolução industrial influenciou na problemática atual e explique por que as crianças deixam de estudar para trabalhar. 

Lembre-se que a sua argumentação deve ser bem desenvolvida, e todas as informações que você apresentar devem estar bem detalhadas e relacionadas com o tema. Organize os argumentos de forma que siga uma linha de raciocínio coerente, no seu parágrafo de argumentação você deve explicar o que acontece, com quem acontece, suas causas e consequências. Só dessa forma você garantirá um bom projeto de texto e nota máxima na competência 3.

COMPETÊNCIA 4:

a palavra “onde” deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos;

Linha 22: que resolva esse problema*, ou algum outro sinônimo de problema, é mais adequado do que âmbito.

Competência 1: 160 
Competência 2: 200
Competência 3: 100
Competência 4: 100
Competência 5: 200

Nota: 760

Atividade 12 – Argumentação

Correção

O seu repertório cultural não foi bem desenvolvido. 

Nota: B

Atividade 11 – Redação

Correção

Evite o uso do termo “onde” ele deve ser usado apenas para se referir a lugares físicos, você pode substituí-lo por “em que, no qual…”. É necessário utilizar repertórios socioculturais nos parágrafos de desenvolvimento para fundamentar sua opinião e garantir pontuação máxima na competência 2. 

Tente finalizar uma proposta com todos os elementos exigidos – agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento – antes de colocar ponto final e iniciar a outra proposta. A competência 5 exige apenas uma proposta completa para a garantia da pontuação máxima, dessa forma, faltou apenas a finalidade e o detalhamento na sua primeira proposta. A segunda proposta deve ser feita quando somente uma não for necessária para toda problemática, e dessa forma atender a competência 3. Mas, é importante lembrar que a competência 5 exige pelo menos uma proposta completa.

Sugiro que faça o detalhamento do agente pois este é mais fácil e fica mais explícito. 

Competência 1: 180  
Competência 2: 140 
Competência 3: 180  
Competência 4: 180  
Competência 5: 140  

Nota: 820

Redação Inclusão Digital

Correção

Na sua introdução, não fez muito sentido a criação da internet ser a causa para o aumento da exclusão digital. Seria interessante que você desenvolvesse as causas dessa exclusão.  A sua redação não apresenta um projeto de texto que faça sentido. Tente seguir estratégias argumentativas para garantir o que é exigido na competência 3. 

Estrutura de um parágrafo: argumentação – afirmação, tópico frasal – (o que acontece?) fundamento (por que acontece?) fechamento – como isso se liga ao Brasil – (consequências).

A sua proposta de intervenção deve ter ligação direta com a problemática abordada nos desenvolvimentos.  

Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 160  
Competência 4: 200  
Competência 5: 180 

Nota: 880

Atividade 09 – Redação

Correção

Luísa, sua proposta de intervenção apresenta uma solução relevante para os desafios abordados em sua redação. Entretanto, é essencial que você expresse claramente a finalidade dessa proposta, destacando os benefícios que ela busca alcançar. Além disso, lembre-se de iniciar o segundo parágrafo de argumentação e o parágrafo de conclusão com conectores adequados para garantir uma estrutura coesa e pontuação total na competência 4.

Quanto às propostas de intervenção, é crucial que pelo menos uma delas esteja completa, contendo: AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO. Isso proporcionará uma abordagem mais robusta e detalhada da problemática discutida em seu texto. Recomendo também a leitura de redações nota 1000 para compreender melhor as características de textos bem-sucedidos e se inspirar em diferentes abordagens e estilos de escrita.

Competência 1: 160 
Competência 2: 180  
Competência 3: 180  
Competência 4: 160
Competência 5: 160 

Nota: 840

Atividade 08 – Redação

Correção

Linha 6: a grafia correta de “palta” é pauta. 

O uso do “No entanto” na linha 10 é incorreto, ele deve ser usado para marcar oposição entre dois argumentos.  

Linha 12: a grafia correta de “trás” é “traz” do verbo trazer. 

A sua conclusão apresenta a estrutura exigida. Sugiro que escreva nessa ordem: AGENTE + AÇÃO + MEIO + OBJETIVO e o seu detalhamento pode ser de qualquer dos 4 agentes. 

Competência 1: 140
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 4: 120


Nota: 800

Atividade 07 – Conclusão

Correção

Parabéns, a sua proposta de intervenção apresenta os elementos exigidos. 

Nota:

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Você escolheu muito bem seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista.

Nota: A

Atividade 04 – Argumentação

Correção

Luísa, sua argumentação foi bastante eficaz, conseguindo transmitir seu ponto de vista de forma clara e objetiva. Você abordou os principais pontos do tema de maneira coerente, o que demonstra um bom entendimento da questão em discussão.

Nota: A

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Luísa, é necessário que você organize melhor as palavras para garantir fluidez na leitura e clara visão de suas ideias. Seria interessante que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (consequências).

Além disso, também é preciso utilizar o repertório sociocultural de maneira produtiva para fundamentar a sua opinião. Repertórios socioculturais são conhecimentos e referências adquiridos por meio de livros, frases, matérias, autores, pesquisas e muito mais. Eles são usados em redações (e na vida) para apoiar opiniões e argumentações.

Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=78zELX0k6DjUalXu

Nota: B-

Atividade 02 – Introdução

Correção

Luiza, perceba que há uma certa falta de coesão no início da construção da sua introdução. Você menciona “dentro da Constituição Federal” e na sequência completa a frase com “assegura o direito de cada cidadão”. Assim, seria necessário reescrever esse trecho para que ele fique mais produtivo e claro:

“A Constituição Federal de 1988, maior sistema jurídico no Brasil, assegura os direitos de cada indivíduo ao acesso à saúde pública e manutenção digna da vida.”

É possível ainda reescrever de forma mais completa:

“A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, garante a saúde como um direito social fundamental do cidadão e um dever do Estado, estabelecendo as bases para o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar dos avanços conquistados desde sua implementação, o acesso à saúde no Brasil ainda se configura como um desafio multifacetado, [PROBLEMA 1 + PROBLEMA 2]”.

A tese, por outro lado, está muito bem posicionada e definida.

Nota: B+

Atividade Extracurricular 

Correção

Luísa, ao mencionar a Rede Globo como fonte de contextualização na introdução, é importante considerar que a emissora não fornece diretamente informações ou dados. Em vez disso, ela transmite parte de sua programação, como jornais televisivos e jornais escritos. Para maior precisão, você pode citar a fonte de forma mais específica, referindo-se aos programas específicos da Rede Globo, como o Jornal Nacional ou o Globo Repórter. Isso tornará sua redação mais detalhada e fundamentada.

Luísa, ao mencionar inúmeros casos de sedentarismo, é importante considerar que o sedentarismo, na verdade, é um hábito. Talvez o próprio termo “hábito” possa ser utilizado para compor uma tese mais bem elaborada. No primeiro argumento, você menciona que são necessárias ações. Fique atenta à concordância verbal: são necessárias as ações que ajudem a conciliar na aplicação correta das leis.

Por fim, observei que você utilizou como contextualização no segundo argumento o filme Preciosa. Lembre-se de citar a data do filme quando possível. Além disso, perceba que esse filme não tem uma relação muito direta com a questão do esporte. Existem outras problemáticas sociais que são, inclusive, muito mais profundas. Talvez fosse interessante pensar em um repertório mais próximo da realidade mencionada pelo tema, ou seja, o esporte. 👍