Marcela Silva Guimarães

Redação – Drogas Lícitas

Correção

A sua redação está bem escrita e com bons argumentos, mas alguns pontos podem ser melhorados. Na competência 1, insira uma vírgula após “cardíacos” na linha 13. Na linha 16, ajuste para “que a restrição”, incluindo o “que” faltante. A grafia correta é “através” na linha 24 e “conscientizar” na linha 25.

Na competência 3, na introdução, seria mais coerente usar dados percentuais de consumo. No desenvolvimento 1, explique por que a informação não chega a todos e quem é o responsável por isso. No desenvolvimento 2, questione por que a fiscalização não ocorre de maneira rigorosa e quem é o responsável.

Na competência 5, inclua detalhamento na proposta de intervenção para torná-la mais clara.

Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 180
Nota: 940

Redação – Democratização do Esporte

Correção

A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos, mas há alguns ajustes a serem feitos. Na competência 1, na linha 2, utilize “o direito à saúde e ao lazer” com crase. Na linha 3, insira uma vírgula após “lazer”. Na linha 4, ajuste para “não apenas lazer, mas também”, que é mais adequado. Na linha 8, use “dificulta” no singular para concordar com “a falta”, e reformule para “falta de infraestrutura e de recursos”. Na linha 10, isole o trecho “na maioria das vezes” entre vírgulas. A grafia correta de “ausência” deve ser usada na linha 16. Na linha 20, utilize “disponibiliza” no presente do indicativo, e na linha 23, “através de auxílios” é mais adequado.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 920

Redação – Insegurança Alimentar

Correção

Competência 3: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento/aprofundamento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios/problemas na sociedade brasileira, além das consequências geradas. Competência 5: Sua proposta não possui meio/modo e nem detalhamento.

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 180
Nota: 960

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: 

COMPETÊNCIA 1: Linha 12: a palavra “resistência” exige acentuação; Linha 13: a grafia correta da palavra é “analisar; Linha 19: se manifestarem; Linha 13: “acesso às vacinas”

Desenvolvimento 1: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios para a saúde pública no Brasil, além das consequências geradas. Tente desenvolver mais suas ideias, trazendo para o seu texto, por exemplo: definições, comparações, informações estatísticas, exemplos, ilustrações, analogias ou argumentos de autoridade.

Desenvolvimento 2: Esclareça do que se trata essa omissão estatal e explique o porque somente uma parcela da população consegue acessar a vacinação.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 880

Atividade 12 – Argumentação

Correção

Você fez um ótimo trabalho.  

Nota: A

Atividade 11 – Redação

Correção

Você fez um ótimo trabalho, mas a sua proposta de intervenção não possui detalhamento

Competência 1: 200 
Competência 2: 200 
Competência 3: 200 
Competência 4: 200 
Competência 4: 160 

Nota: 960

Redação Inclusão Digital

Correção

Você fez um ótimo trabalho!

Competência 1: 200 
Competência 2: 200
Competência 3: 200 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 1000

Atividade 09 – Redação

Correção

Marcela, parabéns pelo seu trabalho! Só uma observação: dê uma atenção especial à ortografia e faça uma revisão rápida antes de transcrever o texto. Isso garantirá que sua redação tenha uma apresentação impecável e transmita sua mensagem de forma mais clara e profissional. Continue assim!

Competência 1: 160 
Competência 2: 200 
Competência 3: 200 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 960 

Atividade 08 – Redação

Correção

No seu desenvolvimento 1 você não argumentou de forma a colocar como foco as pessoas em situação de rua, que é o proposto e exigido pelo tema. Sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos) 

Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:  

Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais);

Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas. 

Veja esse exemplo de detalhamento da sua segunda proposta de intervenção:  

“Somado a isso, cabe ao Governo – instância máxima de administração executiva com a função social nítida de promover uma convivência digna entre os cidadãos e garantir o bem estar coletivo – a responsabilidade…” 

Competência 1: 120
Competência 2: 200
Competência 3:120
Competência 4: 200
Competência 5: 160


Nota: 800 

Atividade 07 – Conclusão

Correção

Parabéns, a sua proposta de intervenção apresenta os elementos exigidos. 

Nota:

Atividade 06 – Conclusão

Correção

É necessário que você especifique “como/ por meio de que” a ação que você propôs pode ser viabilizada. Faça esse exercício de perguntas durante a escrita do seu parágrafo: 

O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? AÇÃO. 

Quem deve executá-la? AGENTE. 

Como viabilizar essa proposta? MEIO. 

Qual efeito ela pode alcançar? OBJETIVO 

NOTA: B+ 

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Você escolheu muito bem seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista.

A expressão “por conta” é informal para um texto dissertativo argumentativo, você pode substituí-la por “devido”.

Nota: A

Atividade 04 – Argumentação

Correção

Marcela, sua argumentação foi bastante eficaz, conseguindo transmitir seu ponto de vista de forma clara e objetiva. Você abordou os principais pontos do tema de maneira coerente, o que demonstra um bom entendimento da questão em discussão.

Nota: A

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Marcela Guimarães, você argumentou bem, trouxe para o texto o seu ponto de vista e deixou claro a ideia que você quer defender. No entanto, é necessário utilizar repertórios socioculturais para fundamentar a sua opinião.

Essa correção ajudará a aprimorar ainda mais a qualidade da sua redação.

Nota: B+

Atividade 02 – Introdução

Correção

Marcela, sua contextualização, embora simples, funciona bem e, em especial, os elementos que unem o contexto à tese estão muito bem desenvolvidos. No entanto, seria interessante evitar a repetição do trecho “acesso à saúde”, que ocorre na linha 1 e na linha 4. Além disso, na linha 5, a crase está ausente em “devido à desigualdade social”.

Crase: https://youtu.be/TxZTrg2FDTU?si=8j-_mCsvoIdStIpQ 

Nota: A-

Atividade 01 – Tese

Correção

Marcela, sua introdução possui todos os elementos fundamentais e funciona muito bem em relação à construção de uma boa redação. Entretanto, sugiro pequenas mudanças: na linha 06, o termo “à deriva” talvez pudesse ser substituído por “à margem”; a palavra “conscientização” está grafada de forma incorreta. Por uma questão de estilo eu substituiria o termo “asseguração (linha 08)” por “a garantia de direitos básicos de tais minorias comunitárias”.

Nota: A-

Dicashttps://www.youtube.com/watch?v=AON32LDUzEY&ab