Correção
A sua redação está bem escrita e apresenta argumentos relevantes. Na competência 1, insira uma vírgula após “Atualmente” na linha 1 e acentue “território”. Retire a vírgula após “álcool” na linha 2, e acentue “ilícitas”. Na linha 3, insira uma vírgula após “década” e remova a vírgula após “Tendo em vista” na linha 6. Utilize “a dependência química” sem crase e retire “tanto”. Acentue “inflamatórios” na linha 8 e insira vírgula após “antibióticos” na linha 9. Acentue “também” na linha 10 e “consumo de entorpecentes” é mais adequado na linha 13. Na linha 20, insira uma vírgua após “Portanto” e use “pos-sível” para a separação silábica correta na linha 30.
Na competência 3, apesar de bons argumentos, faltou abordar os desafios enfrentados para combater a banalização do consumo de drogas ilícitas.
Na competência 4, adicione mais elementos coesivos para dar expressividade ao texto.
Na competência 5, organize a proposta em ação, agente, meio/modo, finalidade e detalhamento.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 160
Competência 5: 140
Nota: 800
Correção
A sua redação está bem escrita e apresenta bons argumentos, mas há pontos que podem ser aprimorados. Na competência 1, insira uma vírgula após “lazer” na linha 4. Na linha 5, a palavra “mas” não necessita de acentuação. Na linha 6, use “no bem-estar” com hífen. Na linha 9, “a essas atividades” deve ser sem crase. Na linha 17, insira uma vírgula após “nesse caso”. Na linha 19, a palavra “distância” precisa de acento, e “também” na linha 20 também requer acentuação. Insira uma vírgula após “Portanto” na linha 21.
Na competência 3, falta a tese na introdução. No desenvolvimento 1, explique por que nem todos conseguem ter acesso às atividades mencionadas, e crie uma relação mais clara entre a Constituição e a sua argumentação, pois essa informação ficou solta no texto. No desenvolvimento 2, você apresentou vários desafios, mas não houve um desenvolvimento completo deles. Utilize o padrão sugerido para organizar seu parágrafo: O que ocorre? (argumento norteador – tópico frasal), Por que isso ocorre? (causa do problema), Como isso ocorre? (explicação de como o problema se constrói), Em que dimensão isso ocorre? (perfil dos afetados, lugar e tempo), Isso resulta em quê? (efeito do problema), Com base em que você afirma isso? (repertório sociocultural para sustentação argumentativa).
Na competência 4, é importante apresentar mais elementos coesivos no início dos parágrafos e ao longo do texto, de forma que sua presença seja expressiva.
Na competência 5, a sua proposta não possui o meio/modo e nem o detalhamento necessários para completar a intervenção.
Competência 1: 160
Competência 2: 140
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 180
Nota: 800
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Seguem os aspectos que podem ser melhorados: COMPETÊNCIA 1: Linha 1: “De início” sem acentuação no “de”; Linha 1: insira vírgula depois de início; Linha 3: insira vírgula depois de Atualmente; Linha 14: “relacionadas à renda” com crase; Linha 18: “Tendo em vista que a fome” sem crase; Linha 20: a palavra “geográfica” exige acentuação; Linha 21: insira vírgula depois de IPEA; Linha 22: a palavra “indivíduos” exige acentuação; Linha 24: insira vírgula depois de Portanto; Linha 25: a palavra “problemática” exige acentuação; Linha 25: a palavra “municípios” exige acentuação; Linha 26: a palavra “salários” exige acentuação; Linha 27: a palavra “também” exige acentuação. COMPETÊNCIA 3: O segundo parágrafo de desenvolvimento está desprovido de sentido. COMPETÊNCIA 4: Apresente mais elementos coesivos no começo de seus parágrafos; apresente mais elementos coesivos ao longo do seu texto, de modo que a presença seja expressiva. COMPETÊNCIA 5: Sua proposta não possui detalhamento e nem meio/modo.
Competência 1: 120
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 120
Nota: 800
Correção
Você fez um ótimo trabalho! A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. Na linha 13, use “isso ocasiona em mais problemas”. Insira uma vírgula após “exemplo” na linha 15. Nas linhas 14 e 15, ajuste para “o vício, os problemas familiares, a falta de diálogo, entre outros”. Nas linhas 21 e 22, use “acesso a abrigos, a programas de saúde e à assistência social”. Na linha 23, insira uma vírgula após “Desse modo” e ajuste para “Desse modo a principal”, sem acento no “a”. As palavras “também” e “psicológica” precisam de acento nas linhas 25 e 26. No desenvolvimento, aprofunde as consequências que surgem da interpretação social errônea e a relação entre esses problemas e a reinserção socioeconômica da população em situação de rua.
Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3: 140
Competência 4: 160
Competência 5: 160
Nota: 740
Correção
Olá, Marianne, tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorado
COMPETÊNCIA 1:
Linha 4: a grafia correta da palavra é “brasileiro”
Linha 17: a grafia correta da palavra é “traz”
Linha 18: a palavra “prejudiciais” não necessita de acentuação
Linha 22: a palavra “mas” não necessita e acentuação
COMPETÊNCIA 3:
Introdução: é necessário apresentar uma tese na introdução do seu texto
Sugiro que assista a esse aula sobre tese:
Redação – Como fazer teses na introdução? #ENEM
Parágrafos de desenvolvimento:
O seu texto está muito expositivo, ainda que seja necessário utilizar dados/acontecimentos/notícias/estatísticas que exemplificam o problema, é primordial explicar as raízes do problema, suas causas, o motivo pelo qual isso se torna uma problemática para o Brasil, além das consequências geradas, e claro, a sua opinião.
A sua proposta de intervenção não apresenta a estrutura exigida
Sugiro que você assista a essa aula:
https://www.youtube.com/live/r5tLmPWYeSg?si=4663Z88ppuz_ybzP
COMPETÊNCIA 4: Apresente mais elementos coesivos no começo de seus parágrafos.
Apresente mais elementos coesivos ao longo do seu texto, de modo que a presença seja expressiva.
Competência 1: 160
Competência 2: 120
Competência 3: 80
Competência 4: 100
Competência 5: 40
Nota: 500
Correção
Olá, Marianne! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1: insira vírgula depois de antes de tudo3
Linha 1: a grafia correta é “analisar”
Linha 2: contribui
Linha 10: insira vírgula depois de ademais
Linha 10: isole o trecho “em 1949” entre vírgulas
Linha 13: “destacou que mais de 2 bilhões”
Linha 14: “não possuem” sem o que
Linha 12: insira vírgula depois de 2017
Linha 23: insira vírgula depois de saúde
Linha 25: insira vírgula depois de para finalizar
COMPETÊNCIA 5:
a sua conclusão não apresenta a estrutura exigida, lembre-se que deve conter AÇÃO/AGENTE/MEIO-MODO/FINALIDADE/DETALHAMENTO
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 80
Nota: 780
Correção
Olá, Marianne! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 3: a palavra “decorrência” exige acentuação
Linha 8: isole o trecho “como por exemplo” entre vírgulas
Linha 14: insira vírgula depois de lado
Linha 15: insira vírgula depois de analfabetismo funcional
Linha 15: a grafia correta é analfabetismo
Linha 21: insira vírgula depois de dessa forma
COMPETÊNCIA 2:
linha 14: o texto dissertativo argumentativo não permite o uso de primeira pessoa
COMPETÊNCIA 3:
desenvolva melhor as suas ideias adicionando mais informações, como dados/acontecimentos/notícias
COMPETÊNCIA 4:
a palavra “onde” deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos
COMPETÊNCIA 5:
A sua proposta de intervenção não possui agente, meio/modo e nem detalhamento
Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 80
Nota: 740
Correção
Competência 1:
Lembre-se que os recursos coesivos devem ser seguidos de vírgula.
Na linha 21, o uso de crase não é necessário.
Nota: 160.
Competência 2:
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Nota: 140
Competência 3:
Seguem algumas recomendações para atender plenamente às expectativas em relação à Competência III:
Nota: 140
Competência 4:
Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado dos recursos coesivos.
Nota: 140
Competência 5:
O seu parágrafo de conclusão não possui a estrutura exigida.
Ao elaborar sua proposta, procure responder às seguintes perguntas:
Nota: 120
NOTA: 700
Correção
Você demonstrou um bom entendimento do tema e apresentou ideias relevantes. No entanto, há algumas áreas que podem ser aprimoradas para fortalecer sua redação e garantir uma pontuação mais alta no ENEM.
Sugestões de Melhoria:
Introdução:
Evite começar o texto com “Atualmente”. Isso pode ser substituído por uma construção mais direta e envolvente. Por exemplo, “No Brasil, atualmente, o racismo é um dos principais assuntos abordados com frequência. Excluindo a expressão “vem sendo”.” Isso torna o início mais fluido e assertivo.
Exemplo de reformulação: “No Brasil, atualmente, o racismo é um dos principais assuntos abordados com frequência, pois o sistema de desigualdade nas estruturas sociais, políticas e econômicas presente na sociedade ocasiona a discriminação racial e marginalização da comunidade negra.”
Desenvolvimento 1:
É importante exemplificar como os impactos do racismo ainda afetam a sociedade atual. Isso pode ser feito destacando situações específicas ou dados estatísticos que ilustram essa realidade.
Exemplo de ampliação: “Esses impactos manifestam-se em diversas áreas, como no mercado de trabalho, onde pessoas negras enfrentam maior dificuldade em conseguir empregos bem remunerados, e na educação, onde há um acesso desigual às oportunidades acadêmicas.”
Desenvolvimento 2:
A linha de raciocínio do seu segundo parágrafo de desenvolvimento está desorganizada. Tente seguir uma estrutura clara: comece com uma afirmação que introduza o ponto principal do parágrafo (tópico frasal), em seguida, fundamente essa afirmação com explicações e exemplos, e finalize conectando esse ponto ao contexto maior da sociedade brasileira.
Estrutura recomendada:
Afirmação: Introduza a ideia principal do parágrafo.
Fundamento: Explique por que essa questão é relevante e como ela se manifesta.
Fechamento: Conecte a discussão ao contexto geral do Brasil.
Proposta de Intervenção:
Faltou especificar claramente o agente responsável por viabilizar a sua sugestão. No ENEM, uma proposta de intervenção completa deve incluir AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO.
Exemplo de especificação: “Para combater o racismo estrutural, o Ministério da Educação, em parceria com ONGs especializadas em direitos humanos, deve implementar programas educacionais nas escolas – os quais abordem a história e a cultura afro-brasileira – com o objetivo de promover a igualdade racial e reduzir a discriminação.”
Competência 1: 140
Competência 2: 140
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 140
Nota: 780
Correção
Evite começar seu texto com “Atualmente”, opte por iniciar diretamente em “O Brasil é o único país…”. Na linha 4, esclareça “como consequência do quê?” E na linha 6, especifique “são 51 mil o quê?” Sugiro que reduza o tamanho da sua letra para permitir parágrafos de argumentação mais extensos. Além disso, é essencial utilizar repertórios socioculturais para embasar sua opinião.
Evite expressões como “e se possível” em sua proposta de intervenção, pois isso sugere apenas uma manifestação de desejo, não uma proposta concreta. Atente-se ao uso de vírgula após conectores, como “Portanto”, na linha 21. Você apresentou boas ideias e argumentos, mas é necessário formalizar sua redação no padrão exigido pelo Enem. Para desenvolver essa habilidade, recomendo a leitura de redações nota mil.
Competência 1: 140
Competência 2: 140
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 120
Nota: 680
Correção
Você apresenta bons argumentos, mas é necessário padronizá-los de forma a atender o que é exigido no texto dissertativo argumentativo. Você não pode usar a primeira pessoa e precisa utilizar repertórios socioculturais para fundamentar sua opinião.
A sua conclusão não apresenta a estrutura exigida.
ARGUMENTAÇÃO: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=x6LcHUA8YdoUlQPs
CONCLUSÃO: https://www.youtube.com/live/r5tLmPWYeSg?si=Uuikp52NrKJfBgp1
Competência 1: 80
Competência 2: 80
Competência 3: 80
Competência 4: 80
Competência 5: 80
Nota: 400
Correção
Marianne, para aprimorar sua proposta de intervenção, sugiro que organize seu parágrafo seguindo o padrão AGENTE + AÇÃO + COMO/MÉTODO + OBJETIVO. Durante a escrita, faça o exercício de responder a algumas perguntas:
Isso ajudará a tornar sua proposta mais clara e estruturada, contribuindo para uma melhor avaliação do seu texto.
Nota: B
Correção
Marianne, é necessário organizar melhor os elementos da sua proposta de intervenção.
Sugiro que escreva nessa ordem: AGENTE + AÇÃO + MEIO + OBJETIVO
Faça esse exercício de perguntas durante a escrita do seu parágrafo:
O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? AÇÃO.
Quem deve executá-la? AGENTE.
Como viabilizar essa proposta? MEIO.
Qual efeito ela pode alcançar? OBJETIVO.
NOTA: B
Correção
Marianne, você escolheu muito bem os seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista. No entanto, essas informações devem ser organizadas no padrão que o texto dissertativo argumentativo exige. Cada parágrafo exige elementos específicos.
INTRODUÇÃO: https://youtu.be/zG-vCdR5vH4?si=OCZH7amYY1hBZVBF
ARGUMENTAÇÃO: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=7KlEuomuACm6bTvB
Nota: B
Correção
Marianne, você desenvolveu bem a sua opinião. No entanto, é preciso ficar atento a alguns aspectos que a argumentação exige e que não estão presentes no seu texto, como por exemplo, uma abordagem completa do tema, domínio do dissertativo argumentativo e repertório sociocultural produtivo.
Seria interessante que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (consequências).
Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=78zELX0k6DjUalXu
Nota: B-
Correção
Marianne, o uso do contexto da Constituição Federal é adequado, uma vez que é uma fonte relevante para discutir o acesso à saúde no Brasil. No entanto, a união entre esse contexto e a tese pode precisar de revisão, evitando termos informais, como “o chamado SUS”. Lembre-se de que uma linguagem mais formal facilita a compreensão pelo corretor e melhora a avaliação do texto. Além disso, ao escrever a introdução, evite fazer parágrafos separados. Ela deve ser apresentada em um único parágrafo. E sempre que iniciar uma frase com um conectivo, coloque uma vírgula na sequência, como ocorre na linha 6 com o termo “entretanto”.
Tese: https://youtu.be/AON32LDUzEY?si=B1-5xahiE39np-cn
Nota: B+
Correção
Marianne, lembre-se da acentuação gráfica para diferir os termos “e” e “é” (linha 04); talvez fosse interessante, também, formalizar um pouco mais a linguagem nas linhas 05 e 06:
Portanto, lamentavelmente a valorização de comunidades tradicionais brasileiras não tem sido tratada com a devida dimensão necessária. Assim, a principal forma de alavancar o enaltecimento de tais minorias comunitárias é por meio do desenvolvimento sustentável[…]
Nota: B-