Correção
Olá! Tudo bem com você? Espero que sim!! =) Você fez um ótimo trabalho! A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. Seguem os aspectos que podem ser melhorados: Competência 1: Linha 2: “de classes e gêneros”. Linha 4: retire a vírgula depois de “prática esportiva”. Linha 5: “pode-se observar”; lembre-se que o texto dissertativo-argumentativo não permite primeira pessoa. Linha 7: insira vírgula depois de “desafios”. Linha 7: “nota-se”. Linha 23: insira vírgula depois de “lazer”. Competência 2: Tente apresentar um repertório sociocultural.
Competência 3: Utilize esse padrão para construir a sua argumentação: O que ocorre? (argumento norteador – tópico frasal); Por que isso ocorre? (causa do problema); Como isso ocorre? (explicação de como o problema se constrói); Em que dimensão isso ocorre? (perfil dos afetados, lugar e tempo); Isso resulta em quê? (efeito do problema); Com base em que você afirma isso? (repertório sociocultural para sustentação argumentativa).
Competência 5: Sua proposta deve conter ação, agente, meio/modo, detalhamento e finalidade.
Competência 1: 160,
Competência 2: 120,
Competência 3: 120,
Competência 4: 200,
Competência 5: 120.
Nota: 720.
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Seguem os aspectos que podem ser melhorados: COMPETÊNCIA 1: Linha 1: insira vírgula depois de 1988; Linha 3: insira vírgula depois de No entanto; Linha 4: “não têm” com acentuação no “têm”; Linha 5: retire a vírgula depois de brasileiros; Linha 6: “possuem”; Linha 7: “se deve à inércia” com crase; Linha 8: “e à ausência” com crase; Linha 16: “relacionados à renda”; Linha 18: “acesso à alimentação”; Linha 19: insira vírgula depois de verde. COMPETÊNCIA 3: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento/aprofundamento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios/problemas na sociedade brasileira, além das consequências geradas. COMPETÊNCIA 4: A palavra “onde” deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos. COMPETÊNCIA 5: A sua proposta não possui meio/modo.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 160
Competência 5: 160
Nota: 860
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos podem ser melhorados:
Linha 8: insira vírgula depois de “saúde”
Linha 11: insira vírgula depois de 2016
Linha 12: insira vírgula depois de 2018
Linha 14: traz
Linha 14: fazendo com que
Linha 14: tenham
Linha 16: insira vírgula depois de anos
Linha 18: eles quem?
Linha 23: “que ocorra a falta”
Linha 14: devem criar, quando você usa o deveriam apresenta apenas uma manifestação de desejo e não uma proposta
COMPETÊNCIA 3: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios para a saúde pública no Brasil, além das consequências geradas. Tente desenvolver mais suas ideias, trazendo para o seu texto, por exemplo: definições, comparações, informações estatísticas, exemplos, pinturas ou obras literárias.
COMPETÊNCIA 5: A sua proposta de intervenção não apresenta meio/modo e nem detalhamento.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 880
Correção
COMPETÊNCIA 1:
Linha 2: insira vírgula depois se século XXI;
Linha 3: como assim dificuldade de acesso e financeira?
Linha 4: insira vírgula depois de Dessa forma;
Linha 5: troque o ponto final por vírgula depois de trabalho;
Linha 10: insira vírgula depois do mais;
Linha 14: retire a vírgula depois de faculdades;
Linha 14: “isso acaba resultando na falta”
Linha 15: “fazendo com que”
Linha 15: “passam a não”
Linha 21: retire a vírgula depois estudos
Linha 21: “devido aos gastos”
Linha 26: insira vírgula depois de escolas
Linha 26: retire a vírgula depois de verbas
Linha 28: insira vírgula depois de Além disso
Linha 29: retire a vírgula depois de “de”
COMPETÊNCIA 3: Você apresenta bons argumentos, mas eles precisam ser mais desenvolvidos. Além de comprová-los com informações, é essencial explicar por que tais problemas relacionados à evasão escolar ocorrem. A sua conclusão apresenta proposta de intervenção para alguns problemas que não forem citados ao decorrer do texto, como por exemplo, em relação a compra de materiais
COMPETÊNCIA 5: Lembre-se de explicar como o processo de solução dos problemas será executado, ou seja, qual o método a ser usado.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 140
Nota: 820
Correção
Aqui estão algumas sugestões detalhadas para melhorar sua redação e se alinhar aos critérios de avaliação do Enem:
Competência 1: 160
Competência 2: 140
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 160
Nota: 800
Correção
Nicolly, no seu desenvolvimento 1, não ficou claro como as primeiras linhas se relacionam com a medicina preventiva. Seu desenvolvimento 2 é curto, o que compromete seu desenvolvimento adequado.
Preste atenção ao uso das vírgulas após os conectores. Lembre-se de que os repertórios socioculturais são essenciais para fundamentar sua opinião e devem ser produtivos.
Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3: 140
Competência 4: 160
Competência 5: 140
Nota: 720
Correção
É necessário utilizar repertórios socioculturais para fundamentar sua opinião nos seus parágrafos de argumentação. O uso do termo “os mesmos” é incorreto, você pode substituí-lo por simplesmente “essas pessoas”.
Sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos)
Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:
Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais); Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas.
Competência 1: 100
Competência 2: 100
Competência 3: 100
Competência 4: 160
Competência 5: 160
Nota: 620
Correção
Nicolly, para aprimorar sua proposta de intervenção, sugiro que organize seu parágrafo seguindo o padrão AGENTE + AÇÃO + COMO/MÉTODO + OBJETIVO. Durante a escrita, faça o exercício de responder a algumas perguntas:
Isso ajudará a tornar sua proposta mais clara e estruturada, contribuindo para uma melhor avaliação do seu texto.
Nota: B
Correção
Reorganização e correção para melhorar a clareza e para corrigir a construção gramatical: “Atualmente, na sociedade brasileira, se tratando de inclusão digital, observa-se a falta de estrutura das escolas em relação às disciplinas de conectividade e internet, além do alto custo de serviços e de equipamentos eletrônicos.” O texto dissertativo argumentativo não permite o uso de primeira pessoa.
É necessário utilizar repertório sociocultural para fundamentar a sua opinião nos seus parágrafos de argumentação.
Nota: B+
Correção
Nicolly, é preciso ficar atento a alguns aspectos que a argumentação exige e que não estão presentes no seu texto, como por exemplo, uma abordagem completa do tema, domínio do dissertativo argumentativo e repertório sociocultural produtivo.
Seria interessante que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (consequências).
No seu parágrafo não ficou claro sobre o que especificamente você estava argumentando. Também é necessário utilizar o repertório sociocultural de maneira produtiva e coerente com o tema.
Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=78zELX0k6DjUalXu
Nota: B+
Correção
Nicolly, a união entre a tese e o contexto em sua introdução pode ser aprimorada, especialmente devido aos termos utilizados na linha 2, que podem dificultar a compreensão do que você quer dizer. Talvez seja interessante reescrever essa parte da sentença. Na verdade, a Constituição garante o direito à saúde, ou seja, o direito à manutenção da vida. Utilizando essas expressões, sua contextualização pode ficar mais clara e precisa.
Além disso, lembre-se de utilizar vírgula após o conectivo que inicia uma frase. A ausência dessa vírgula ocorre na linha 05, após “dessa forma”.
Segue um exemplo de reestruturação da sua introdução: “A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, garante a saúde como um direito social fundamental do cidadão e um dever do Estado, estabelecendo as bases para o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar dos avanços conquistados desde sua criação, o acesso à saúde no Brasil ainda se configura como um desafio multifacetado. Isso se deve à insuficiência das ações governamentais na gestão e democratização do acesso à saúde, bem como à condição precária da estrutura física das instituições hospitalares brasileiras.”
Tese: https://youtu.be/AON32LDUzEY?si=B1-5xahiE39np-cn
Nota: C+
Correção
Nicolly, sua introdução está muito bem construída! A sentença que liga o contexto à tese tem grande valor e utiliza os elementos necessários do tema, como ensinado em aula. No entanto, é preciso alterar algumas pequenas partes para que a tese conectada a esse trecho tenha mais sentido.
Veja um exemplo reformulado: […] povos originários têm apresentado um aumento significativo nas últimas décadas, uma vez que o governo não tem sido eficaz na valorização do patrimônio histórico e cultural e de tais minorias. Além disso, essas adversidades se agravam, já que o Ministério da Educação não possui em sua grade curricular conteúdos relacionados à preservação da identidade e da memória dos povos originários.
Sugestões de melhorias: Utilize um vocabulário mais rico e preciso: “aumento significativo” é mais preciso do que “aumento”. Construa frases mais complexas e articuladas: a frase “o governo não tem sido eficaz na valorização do patrimônio histórico e cultural e de tais minorias” pode ser dividida em duas frases para maior clareza.
Dicas: https://www.youtube.com/watch?v=AON32LDUzEY&ab
Nota: B+