Pâmela Gabriela Soares

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Olá, Pâmela, tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 7: insira vírgula depois de governamental 

Linha 10: isole o trecho “mediante políticas públicas e sociais” entre vírgula 

Linha 19: insira vírgula depois de sociedade 

Linha 24: a palavra “órgão” exige acentuação 

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 960

Redação – Caminhos para combater a evasão escolar no Brasil

Correção

Olá, Pâmela! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1: 

Linha 1: insira vírgula depois de 1934

Linha 6: insira vírgula depois de educacional

Linha 9: insira vírgula depois de econômicos

Linha 11:isole entre vírgulas o trecho “no que diz respeito ao abandono escolar”

Linha 17: “e é dever do estado assegurar”

Linha 17: isole o trecho “ao exercer sua cidadania” entre vírgulas

Competência 1: 160 
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 960 

Redação – A democratização do saneamento básico no Brasil

Correção

Olá, Pâmela! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 2: bem-estar

COMPETÊNCIA 3:

Desenvolvimento 1: Em nenhum momento do seu parágrafo você relacionou as informações que você apresentou com a questão do saneamento básico, o que resulta em uma falha grave de projeto de texto 

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 120 
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 920

Redação – Exploração Trabalhista

Correção

Competência 1: 

O seu texto apresenta alguns erros de concordância nominal e verbal. 

Nota: 160 

Competência 2: 

Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo 

Competência 3

Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 

Competência 4: 

Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. 

Competência 5: 

Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. 

Total: 960

Atividade 12 – Argumentação

Correção

Você fez um bom trabalho. 

Nota: A

Atividade 10 Redação

Correção

Na linha 16, o correto seria “contribui” para concordar com “a ineficácia” que está no singular

Competência 1: 180 
Competência 2: 200 
Competência 3: 200 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 980 

Atividade 09 – Redação

Correção

Pâmela, sua redação está muito bem estruturada e escrita. Você apresentou argumentos claros e coesos. Houve apenas alguns pequenos erros de pontuação (vírgula), mas no geral, seu texto está excelente. Continue assim, pois tem potencial para obter uma ótima pontuação no ENEM.

Competência 1: 180 
Competência 2: 200 
Competência 3: 200 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 980

Atividade 08 – Redação

Correção

Você fez um ótimo trabalho em sua redação, com um bom uso de argumentação e repertório sociocultural. No entanto, é importante sempre deixar clara a relação do seu repertório escolhido com a problemática atual do tema proposto para fortalecer ainda mais sua argumentação.

Sempre explicite como o repertório escolhido (seja ele histórico, literário, filosófico, etc.) se relaciona diretamente com a problemática atual do tema proposto. Isso mostra ao avaliador que você tem domínio do conteúdo e sabe aplicá-lo de forma relevante e contextualizada.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 960

Atividade 07 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta o padrão exigido.  

Nota: A

Atividade 06 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta os elementos exigidos. 

Nota:

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Você escolheu muito bem seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista.

Nota: A+

Atividade 04 – Argumentação

Correção

Pâmela, seu texto apresenta uma boa estrutura geral, mas há alguns aspectos que podem ser aprimorados para torná-lo mais sólido e completo. É importante desenvolver uma abordagem mais ampla do tema, explorando diferentes aspectos e fornecendo exemplos ou evidências para sustentar seus argumentos. Além disso, é essencial demonstrar um domínio completo do estilo dissertativo-argumentativo, apresentando uma argumentação coesa e bem fundamentada.

Nota: A+

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Pâmela, você argumentou bem, trouxe para o texto o seu ponto de vista e deixou claro a ideia que você quer defender.

Nota: A+

Atividade 02 – Introdução

Correção

Sua introdução tem todos os elementos fundamentais bem desenvolvidos; usa um contexto simples, mas direto. A sua tese, que se pauta na ausência de investimentos associada à má gestão e ao sucateamento do sistema de saúde, está muito bem construída. Se eu fosse alterar alguma coisa nessa redação, seria somente na linha 4, onde você menciona “A Carta Magna não tem sido a realidade de uma parcela extremamente considerável de brasileiros”, e eu tentaria formalizar um pouco mais a linguagem. Veja um exemplo:

“Entretanto, lamentavelmente, os direitos estabelecidos pela Carta Magna não são devidamente democratizados e sequer assegurados para uma parcela extremamente considerável de brasileiros no que se diz respeito ao acesso à saúde e manutenção da vida.”

Nota: A-

Atividade 01 – Tese

Correção

Verifique o verbo “tem” na linha 03. O termo “tem”, quando em concordância com outro termo no plural é acentuado: “têm”: Ele tem – eles têm; ou seja, ele possui – eles possuem.

Após a palavra “Estado” na linha 04 parece estar faltando um termo: “[…] por parte do Estado em relação à não preservação[…]”.

Fora tais pequenos detalhes, sua introdução está excelente. Parabéns.

Nota: A