Correção
A sua redação está bem estruturada, mas há pontos que podem ser ajustados. Na competência 1, use “não se distancia” sem acento na linha 4. Na linha 6, substitua o ponto final por vírgula antes de “seja” e insira uma vírgula após “marginalizadas” na linha 7. Retire a vírgula após “postular” na linha 8 e substitua o ponto final por vírgula antes de “uma vez que” na linha 9. Acentue “químicos” na linha 12 e utilize “acesso a substâncias” sem crase na linha 13. Acentue “consequências” na linha 16 e utilize “em relação à saúde” com crase. Acentue “válido” na linha 17 e retire a vírgula após “postular”. Substitua o ponto final por vírgula antes de “Visto que” na linha 19 e acentue “políticas”. Insira vírgula após “legais” na linha 21 e utilize “a saúde e o bem-estar” para manter o paralelismo na linha 22. Insira vírgula após “Logo” na linha 22 e também após “cidadãos” na linha 24. Insira vírgula após “Logo” na linha 25, acentue “órgão” e “máxima” na linha 25, “comércios” na linha 26, “substâncias” e “políticas” na linha 28, e “através” na linha 29.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 960
Correção
Na linha 1, utilize “longa-metragem”. Na linha 2, use “combate à evasão” com crase. Na linha 3, insira uma vírgula depois de “Paralelamente”. Na linha 4, “não se distancia” deve ser sem acento e insira uma vírgula após “brasileira”. Já na linha 6, é necessário inserir uma vírgula após “infantil”, e na linha 8, após “processos”. Na linha 11, insira uma vírgula depois de “Hodiernamente” e outra após “revolução”. Use a expressão “necessitam de abandonar”. Na linha 14, insira uma vírgula depois de “Logo”. Na linha 15, a palavra “nível” exige acento, e também há uma necessidade de ajustar para “as oportunidades”. Na linha 17, insira uma vírgula depois de “Ademais” e substitua “notório salientar”, que é inadequado. Além disso, as palavras “políticas” e “públicas” exigem acento. Na linha 20, utilize “devido à falta”, e a palavra “públicas” também precisa de acentuação. Na linha 21, insira uma vírgula após “Logo”, e na linha 23, insira outra após “cidadãos”. Na linha 25, insira uma vírgula depois de “Logo”, e a palavra “órgão” deve ser acentuada. Na linha 26, as palavras “políticas” e “públicos” precisam de acento. Na linha 28, insira uma vírgula depois de “Ademais”, e na linha 29, use “bem-estar” com hífen.
No desenvolvimento 1, seria interessante apresentar dados, acontecimentos ou notícias que comprovem que o que você argumenta de fato ocorre atualmente pelos motivos que apresentou. Já no desenvolvimento 2, você deveria esclarecer o que exatamente são essas políticas públicas e o que o Estado deveria fazer, mas não faz. Também é importante diversificar os elementos coesivos ao longo do texto para melhorar a transição entre as ideias.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota: 900
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Seguem os aspectos que podem ser melhorados: COMPETÊNCIA 1: Linha 3: “aliado à fome”; Linha 4: “se distancia” retire a acentuação; Linha 6: “ligada à falta” no singular; Linha 7: insira vírgula depois de alimentar; Linha 13: “relacionadas à fome”; Linha 14: “relacionadas à renda”; Linha 16: “relacionadas à má”; Linha 17: alimentos com letra minúscula; Linha 17: insira vírgula depois de Brasil; Linha 20: insira vírgula depois de mercados; Linha 20: que tornam; Linha 22: insira vírgula depois de vida; Linha 22: a palavra “econômicos” exige acentuação; Linha 22: insira vírgula depois de Nesse cenário; Linha 24: a saúde, o bem-estar; Linha 25: insira vírgula depois de Logo; Linha 25: a palavra “órgão” exige acentuação; Linha 28: direito à alimentação; Linha 28: insira vírgula depois de Ademais; Linha 30: acesso à alimentação.
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 900
Correção
Na linha 1, utilize “longa-metragem”. Na linha 2, use “combate à evasão” com crase. Na linha 3, insira uma vírgula depois de “Paralelamente”. Na linha 4, “não se distancia” deve ser sem acento e insira uma vírgula após “brasileira”. Já na linha 6, é necessário inserir uma vírgula após “infantil”, e na linha 8, após “processos”. Na linha 11, insira uma vírgula depois de “Hodiernamente” e outra após “revolução”. Use a expressão “necessitam de abandonar”. Na linha 14, insira uma vírgula depois de “Logo”. Na linha 15, a palavra “nível” exige acento, e também há uma necessidade de ajustar para “as oportunidades”. Na linha 17, insira uma vírgula depois de “Ademais” e substitua “notório salientar”, que é inadequado. Além disso, as palavras “políticas” e “públicas” exigem acento. Na linha 20, utilize “devido à falta”, e a palavra “públicas” também precisa de acentuação. Na linha 21, insira uma vírgula após “Logo”, e na linha 23, insira outra após “cidadãos”. Na linha 25, insira uma vírgula depois de “Logo”, e a palavra “órgão” deve ser acentuada. Na linha 26, as palavras “políticas” e “públicos” precisam de acento. Na linha 28, insira uma vírgula depois de “Ademais”, e na linha 29, use “bem-estar” com hífen.
No desenvolvimento 1, seria interessante apresentar dados, acontecimentos ou notícias que comprovem que o que você argumenta de fato ocorre atualmente pelos motivos que apresentou. Já no desenvolvimento 2, você deveria esclarecer o que exatamente são essas políticas públicas e o que o Estado deveria fazer, mas não faz. Também é importante diversificar os elementos coesivos ao longo do texto para melhorar a transição entre as ideias.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota: 900
Correção
Você fez um ótimo trabalho! A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. Na linha 9, utilize “amparo à parcela populacional” com crase. Insira uma vírgula após “Assim” na linha 10. Na linha 16, insira vírgula após “Ademais” e ajuste para “é notória a aversão à população”, que é mais adequado. A grafia correta de “reinserção” está na linha 17, e “socioeconômica” precisa de acento. Na linha 17, insira uma vírgula após “Nesse contexto”. Coloque uma vírgula depois de “Logo” nas linhas 19 e 24. As palavras “órgão” e “máxima” precisam de acentuação nas linhas 24 e 25. Na linha 29, retire a vírgula após “através”. Desenvolva melhor como os problemas mencionados se tornam desafios para a reinserção socioeconômica dessa parcela populacional. Diversifique os elementos coesivos e certifique-se de detalhar completamente a proposta de intervenção.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota: 900
Correção
Olá, Rafella, tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 4: a grafia correta da palavra é “avanços”
Linha 7: insira vírgula depois de área
Linha 8: insira vírgula depois de primeiro plano
Linha 8: retire a vírgula depois de ressaltar
Linha 10: “de apoio e de verbas”
Linha 12: insira vírgula depois de 1988
Linha 15: a palavra “importância” exige acentuação
Linha 15: a palavra “saúde” exige acentuação
Linha 20: insira vírgula depois de “século xx”
Linha 23: a palavra “vulneráveis” exige acentuação
Linha 24: insira vírgula depois de Logo
Linha 24: a palavra “órgão” exige acentuação
Linha 17: investir
COMPETÊNCIA 3:
Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios no Brasil, além das consequências geradas.
Competência 1: 120
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 860
Correção
Nas linhas 6 e 7, não deve haver vírgula entre “seja pela falta…” mas sim antes de “entraves” e depois de “infraestrutura”. Na linha 19, evite o uso de gerúndio substituindo o “podendo levar” por “o que pode ocasionar na piora do estado…”
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 960
Correção
Na linha 24, o uso da expressão “o mesmo” é informal. Você pode substituir por: “mesmo com a expansão da banda larga, que permitiu que diversas pessoas tivessem acesso a rede, o uso continua restringido.
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 980
Correção
A sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos)
Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente: iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais); Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas.
Veja esse exemplo de detalhamento de agente na sua primeira proposta: “É de extrema urgência que o Ministério da Educação – órgão responsável por organizar o sistema de ensino no país e definir as políticas e diretrizes educacionais nacionais – crie campanhas…”
Competência 1: 120
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 880
Correção
Rafaella, você escolheu muito bem seus argumentos e deixou claro seu ponto de vista. No entanto, é preciso ficar atento ao uso de vírgula, como por exemplo, no primeiro parágrafo:
“Não possuem acesso à tecnologia no Brasil, seja pelo alto valor de custo em equipamentos eletrônicos, seja pela falha educacional na inclusão de disciplinas relacionadas à Internet”.
Uso de vírgula: https://youtu.be/koyTLf3z4AQ?si=Tw6DZh0C_oHmu-uC
Nota: A-
Correção
Rafaella, seu texto apresenta uma boa estrutura geral, mas há alguns aspectos que podem ser aprimorados para torná-lo mais sólido e completo. É importante desenvolver uma abordagem mais ampla do tema, explorando diferentes aspectos e fornecendo exemplos ou evidências para sustentar seus argumentos. Além disso, é essencial demonstrar um domínio completo do estilo dissertativo-argumentativo, apresentando uma argumentação coesa e bem fundamentada.
Nota: A+
Correção
Rafaela, na linha 2, após o conectivo “no entanto”, você esqueceu de inserir a vírgula. Além disso, é necessário outra vírgula após “Sistema Único de Saúde”. A palavra “saúde” na linha 5 está sem acentuação gráfica e se repete com muita frequência nessa introdução. Em vez disso, você poderia ter utilizado termos como “sistema hospitalar”, “acesso” e “garantia da vida”, por exemplo.
Lembre-se de utilizar crase nos casos obrigatórios. Na linha 6 e na linha 7, a crase está ausente em “acesso à saúde” e “vivem à margem da sociedade”.
Crase: https://youtu.be/TxZTrg2FDTU?si=8j-_mCsvoIdStIpQ
Repetições: https://youtu.be/StGyROanLh0?si=z49o-2YCwbnqtRAj
Nota: B-