Correção
Competência 1: Linha 1: insira vírgula depois de 1960. Linha 1: insira vírgula depois de Norman Borlaug. Linha 1: retire a palavra “que.” Linha 3: a acentuação correta da palavra é “alimentícia.” Linha 6: “e à ausência de oportunidade de emprego e renda.” Linha 16: “à margem.” Linha 17: a palavra “básicos” exige acentuação. Linha 18: período confuso. Linha 19: substitua o ponto final por vírgula antes de “visto que.” Linha 21: insira vírgula depois de “pois.” Linha 22: isole “dessa forma” entre vírgulas. Linha 23: insira vírgula depois de “tecnologia.” Linha 23: a palavra “consequência” exige acentuação. Linha 25: repetição inadequada da palavra eterno. Linha 25: insira vírgula depois de “pobreza.” Linha 25: a palavra “possuírem” exige acentuação. Linha 27: insira vírgula depois de “Portanto.” Linha 28: “combate à fome” com crase. Linha 29: “visem.”
Competência 3: É preciso explicar como as informações apresentadas se relacionam com o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar, pois essa ideia não foi mencionada no seu parágrafo.
Competência 1: 120;
Competência 2: 200;
Competência 3: 120;
Competência 4: 200;
Competência 5: 200;
Nota: 840.
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: Linha 2: a palavra “principais” não necessita de acentuação; Linha 5: “em relação à insuficiência” com crase; Linha 6: “no combate à insegurança”; Linha 6: a grafia correta da palavra é “insegurança”; Linha 7: a palavra “nível” exige acentuação; Linha 8: a palavra “família” exige acentuação.
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 1: a palavra “fez” precisa de revisão.
Linha 8: a palavra “índice” exige acentuação.
Linha 9: a palavra “imprescindível” exige acentuação.
Linha 18: a palavra “válido” exige acentuação.
Linha 20: insira vírgula depois de “1944”.
Linha 23: insira vírgula depois de “atuais”.
COMPETÊNCIA 3: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios no Brasil, além das consequências geradas.
COMPETÊNCIA 5: A sua proposta não possui meio/modo e nem detalhamento.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 120
Nota: 820
Correção
Olá, Yasmin, tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 9: insira vírgula depois de Em primeiro plano
Linha 10: a palavra ‘único” exige acentuação
Linha 11: insira vírgula depois de Entretanto
Linha 12: insira vírgula depois de sancionada
Linha 14: insira vírgula depois de vacinações
Linha 14: “ isso acontece* devido”
Linha 15: repetição das palavras “assim a dificuldade”
Linha 16: a palavra “há” exige acentuação
Linha 17: a palavra “disponíveis’ exige acentuação
Linha 26: insira vírgula depois de Portanto
COMPETÊNCIA 3:
Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios no Brasil, além das consequências geradas
COMPETÊNCIA 5:
A sua proposta de intervenção não apresenta meio/modo e nem detalhamento
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 80
Competência 4: 200
Competência 5: 120
Nota: 760
Correção
Olá, Yasmin! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
Linha 1: retire o trecho “de acordo”
Linha 1: insira vírgula depois de 1943
Linha 7: insira vírgula depois de Portinari
Linha 5: retire a palavra sendo
Linha 7: retire a palavra desde
Linha 13 e 14: frases confusas
Linha 19: a palavra “crítica” exige acentuação
Linha 19: a palavra “válida” exige acentuação
Linha 22: insira vírgula depois de bem
Linha 22: e não há
Linha 25: o governo deve criar
Linha 27: vulneráveis exige acentuação
No seu texto é recorrente a falta de algumas palavras e uso inadequado de ponto e vírgula, além disso, as ideias estão justapostas, organize melhor as palavras.
Competência 1: 140
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Nota: 880
Correção
Olá, Yasmin! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 1: insira vírgula de 1988
Linha 6: insira vírgula depois de plano
Linha 6: a grafia correta da palavra é “analisar”
Linha 7: insira vírgula depois de familiar
Linha 7: quem deixa de frequentar o ambiente escolar?
Linha 16: insira vírgula depois de Brasil
O seu parágrafo está muito desorganizado, apresentando uma justaposição das ideias. Organize melhor as palavras e as ideias de forma a seguir uma linha de raciocínio coerente, explicando cada coisa de uma vez.
COMPETÊNCIA 5: a sua proposta de intervenção não possui detalhamento
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 160
Competência 5: 160
Nota: 820
Correção
Fique atenta à escolha de palavras para evitar repetições.
Na linha 23, a expressão “devemos lançar” é incorreta, pois a redação do Enem não permite o uso de primeira pessoa.
Você deve utilizar repertórios socioculturais nos parágrafos de desenvolvimento para fundamentar sua opinião.
Competência 1: 140
Competência 2: 180
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 920
Correção
As últimas linhas da sua introdução ficaram confusas, faltou você exemplificar o que acontece “devido à ausência de políticas públicas“….
Na linha 11, a grafia correta seria “alto custo”. Faltou você desenvolver melhor o motivo do acesso à internet ter se tornado um luxo desnecessário. Seria interessante procurar um sinônimo para recursos na linha 23 já que você já usou esse termo na linha anterior. Na sua introdução está faltando exemplificar a finalidade da sua proposta.
É necessário que você utilize repertórios socioculturais nos seus parágrafos de argumentação para garantir o que é exigido na competência 2.
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 180
Nota: 860
Correção
Na linha 16, seria mais adequado substituir o “pois estão” por “que estão”. Além disso, é importante utilizar repertórios socioculturais para fundamentar sua opinião, o que fortalecerá seus argumentos. Na linha 26, não é necessário utilizar a expressão “por fim”, já que em seguida temos a preposição “para”. Quanto à sua proposta de intervenção, ela apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente, pois isso tornará sua proposta mais explícita e robusta. Considere:
Embora você tenha apresentado duas propostas de intervenção, ambas estão incompletas. A competência 5 do Enem exige apenas uma proposta completa, mas, se essa proposta não resolver integralmente a problemática discutida, é recomendável apresentar duas propostas para não perder pontos na competência 3. Lembre-se de que uma proposta completa deve incluir: AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO.
Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 140
Nota: 840
Correção
Você tem uma boa base para sua redação, mas há algumas áreas que precisam de melhorias para fortalecer sua argumentação e coerência.
Repertório Sociocultural: Relacione o Repertório com a Problemática do Tema: No seu desenvolvimento 1, você mencionou a Constituição Federal, mas não deixou claro como o descumprimento das garantias constitucionais é um dos desafios para a reinserção socioeconômica da população em situação de rua. Sempre relacione o seu repertório com a problemática do tema para fortalecer sua argumentação.
Proposta de Intervenção:
Complete a Proposta: O parágrafo de conclusão do Enem exige uma proposta de intervenção completa para garantir os 200 pontos na Competência 5. Se a proposta apresentada não for suficiente para resolver a problemática, é necessário incluir uma segunda proposta para garantir o que exige a Competência 3, evitando a perda de pontos. As duas propostas que você apresentou estão incompletas.
Estrutura da Proposta: Utilize a estrutura AGENTE + AÇÃO + MEIO + OBJETIVO para organizar suas propostas de intervenção.
Estrutura de Argumentação:No desenvolvimento dos parágrafos, certifique-se de explicar o que acontece, por que acontece e as consequências disso. Isso ajudará a criar uma linha de raciocínio clara e coesa.
Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota: 760
Correção
O seu texto apresenta uma linguagem muito popular, é necessário escolher melhor as palavras para garantir formalidade, também é necessário ficar atento ao fato que a redação do Enem não permite o uso da primeira pessoa.
Veja essa transcrição do seu parágrafo: “É fundamental que o Ministério da Cultura promova a valorização dos povos indígenas e suas terras por meio de um programa de proteção com a finalidade de garantir a segurança desses povos em seus territórios e evitar invasões de grupos externos. Além disso, essa iniciativa deve priorizar a educação e a informação, integrando o ensino sobre as culturas indígenas nas escolas e promovendo a valorização de suas tradições.”
Nota: B
Correção
Linha 8: O trecho “Em primeiro plano” deve ser seguido por vírgula.
O seu parágrafo de argumentação ficou muito extenso, é necessário transcrevê-lo com mais formalidade, mais organização das ideias e evitar o uso de gerúndio.
Veja esse exemplo: “Em primeiro plano, é fundamental destacar que a aquisição de dispositivos conectados à internet no Brasil é onerosa, o que restringe o acesso à classe mais privilegiada, excluindo uma grande parcela da população. Além dos custos elevados, a falta desses dispositivos impede a comunicação, tornando-se um luxo desnecessário, especialmente para famílias de baixa renda. Nesse sentido, a intervenção governamental se faz necessária, considerando que metade do estado não possui acesso à rede digital, tornando viável a implementação de descontos para aquisição desses aparelhos.”
O Segundo parágrafo de argumentação apresenta o mesmo problema de pouca formalidade.
Observe outro exemplo: Além disso, é importante lançar um olhar atento à educação pública brasileira, que não atua de maneira adequada em relação à formação de jovens e adultos digitalmente letras. Portanto, é essencial que as escolas ofereçam acesso a computadores, internet e aulas de informática, possibilitando que mesmo aqueles sem recursos em casa tenham acesso a esses recursos. Dessa forma, a inclusão digital na educação pode contribuir significativamente para uma melhor qualidade de vida no futuro.
Sugiro que você faça a leitura e análise de redações nota 1000 disponibilizadas pelo MEC.
Nota: B
Correção
Yasmin, os seus parágrafos estão pouco estruturados e quase não atendem aos aspectos que a argumentação exige. Você pode utilizar uma dessas estratégias para completar ainda mais sua argumentação.
Alguns modelos que você pode utilizar para escrita do seu parágrafo de argumentação:
Contraste entre: avanços e desafios.
Contraste entre: abordagem positiva e abordagem negativa
Causas e consequências
É necessário, que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “como acontece?” “por quê?” (fundamento), “e daí” (conclusão).
Nota: B
Correção
Yasmin, na sua argumentação houve um erro de estrutura sintática (Justaposição), é necessário que você organize melhor as para garantir a fluidez na leitura e a visão clara das suas ideias, e assim evitar frases tão longas.
Também é preciso ficar atento a alguns aspectos que a argumentação exige e que não estão presente no seu texto, como por exemplo, uma abordagem completa do tema, domínio do dissertativo argumentativo e repertório sociocultural produtivo.
Seria interessante que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (consequências).
Justaposição: https://youtu.be/Sgm7NW2-sNw?si=OPPvpEFmWH-Tpvr_
Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=78zELX0k6DjUalXu
Nota: B+
Correção
Yasmin, sua introdução apresenta uma tese clara, abordando dois posicionamentos relevantes e distintos. No entanto, seria benéfico expandir um pouco mais sobre o posicionamento em relação à “disputa territorial”, fornecendo mais detalhes para fortalecer seu argumento.
Além disso, é necessário desenvolver uma frase que conecte o contexto apresentado à tese de forma mais sólida, incorporando os termos-chave do tema, como “comunidades tradicionais”, “povos indígenas”, “quilombolas”, “ribeirinhos”, “caiçaras” e outros relevantes. Dessa forma, a introdução ganhará em precisão e profundidade.
Sugiro também o enriquecimento do vocabulário, optando por termos mais específicos para caracterizar o problema em questão. Utilizar sinônimos pode evitar repetições e tornar o texto mais dinâmico e rico. Por exemplo, em vez de repetir a palavra “educação”, você pode variar utilizando termos como “ensino”, “aprendizado”, “instrução” e similares. Isso contribuirá para uma redação mais sofisticada e persuasiva.
Dicas: https://www.youtube.com/watch?v=AON32LDUzEY&ab
Nota: B+