Correção
Competência 1: Linha 3: retire a vírgula depois de “eficazes”. Linha 6: “e à falta de infraestrutura”. Linha 8: “tivos?” Linhas 19 e 20: isole o trecho “que carecem de infraestrutura e renda” entre vírgulas. Linha 21: “como quadras, campos e academias”. Linha 27: “a fim de que todos”.
Competência 3: Desenvolvimento 1: Por que esses programas não foram suficientes? Por que as oportunidades de participação foram limitadas? É preciso esclarecer essas questões.
Competência 1: 160;
Competência 2: 200;
Competência 3: 160;
Competência 4: 200;
Competência 5: 200;
Nota: 920.
Correção
Competência 1: Linha 1: a palavra “denúncia” exige acentuação. Linha 21: viverem. Linha 25: insira vírgula depois de consequentemente. Competência 3: Desenvolvimento 2: é preciso relacionar, de maneira clara, as informações apresentadas com o problema da fome no Brasil. Competência 5: A sua proposta não contém o elemento ação.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 180
Nota: 920
Correção
Você fez um ótimo trabalho, o seu parágrafo está bem escrito e apresenta excelentes argumentos!
Segue os aspectos que podem ser melhorados: Para uma argumentação mais fortificada, seria interessante abordar como acontece essa inércia governamental na prática, você pode fazer isso exemplificando o que o governo deveria fazer e não, além disso, é preciso explicar o motivo pelo qual essas pessoas não usufruem de políticas públicas eficazes, pois essa ideia não ficou clara, você quis dizer que elas existem, mas não chegam a essas pessoas? ou que as que existem não são suficientes? Resolvendo essas lacunas a sua argumentação ficará ainda mais primorosa.
Correção
Olá, Maria, tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 1: “em que a vacinação era obrigatória”
Linha 2: “de informação e de conscientização”
Linha 3: insira vírgula depois de conhecimento
Linha 9: bem-estar
Linha 14: insira vírgula depois de 1890
Linha 21: retire a vírgula depois de governamental
Linha 22: retire a vírgula depois de brasileiros
COMPETÊNCIA 3: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios para a saúde pública no Brasil, além das consequências geradas. Tente desenvolver mais suas ideias, trazendo para o seu texto, por exemplo: definições, comparações, informações estatísticas, exemplos, ilustrações, analogias ou argumentos de autoridade
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 880
Correção
Olá, Maria! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 7: a palavra “políticas” exige acentuação
Linha 9: retire a vírgula depois de ressaltar
Linha 10: a palavra “vilipêndio” exige acentuação
Linha 15: lembre-se de fechar as aspas
Linha 20: retire a vírgula depois de investimentos
Linha 22: feche as aspas
COMPETÊNCIA 5:
A sua proposta não possui o detalhamento
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 920
Correção
MARIA FERNANDA
É necessário que você desenvolva melhor as causas e consequências da problemática, evidenciando de fato o que acontece e como a população é afetada.
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 960
Correção
O seu texto está bom, mas é fundamental utilizar repertórios socioculturais na argumentação para fundamentar sua opinião e garantir a pontuação máxima na competência 2.
Também fique atento ao uso de conectores não só no início de parágrafos, mas também no corpo do texto, para garantir coesão textual e pontuação máxima na competência 4.
Competência 1: 180
Competência 2: 160
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Nota: 900
Correção
Maria, é preciso ficar atento ao uso da vírgula, pois você separou sujeito do predicado em alguns momentos.
O seu parágrafo de conclusão ficou muito bom, mas tente estruturá-lo no padrão mais exigido. Você pode trazer duas propostas, mas é necessário que uma delas fique completa. Dessa forma, sugiro que na sua segunda proposta, você inclua o meio que a sua proposta vai ser efetivada e faça o detalhamento. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos)
Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:
Vírgula: VÍRGULA: Como Usar a Vírgula do Jeito Certo! (Aprenda em 11 Minutos!) (youtube.com)
Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 180
Nota: 880
Correção
Maria, você trouxe bons argumentos para o seu texto e deixou claro o seu ponto de vista. No entanto, é preciso ficar atento quanto a repetição de palavras, por exemplo, você repetiu durante o seu texto o termo “no brasil” quatro vezes e o conector “entretanto” três vezes. Sugiro que ao revisar o seu texto você procure sinônimos para evitar essa repetição e demonstrar um vocabulário extenso e garantir a coesão textual da sua redação.
Nota: B+
Correção
Maria Fernanda, o uso do termo “evidenciação” nas linhas 3 e 4 talvez não seja mais produtivo para a construção da sentença. Além disso, é imprescindível evitar expressões típicas do cotidiano, como aquela que você utilizou na linha 4: “está cada vez mais desafiadora e carente de ações governamentais”.
Esse tipo de construção torna o texto mais fraco e próximo da oralidade. Seria interessante reformular de maneira mais formal. Por exemplo: “Entretanto, a verdadeira valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil parece não estar contemplada na visão de Darcy Ribeiro em sua obra. Isso porque tais minorias comunitárias são deixadas à margem das ações governamentais e, além disso, são excluídas identitariamente das grades curriculares do sistema de ensino brasileiro.”
Dicas: https://www.youtube.com/watch?v=AON32LDUzEY&ab
Nota: B-