Ana Clara Carvalho

Redação – Drogas Lícitas

Correção

Citar O Cortiço como repertório sociocultural enriqueceu a sua introdução, dando um ótimo ponto de partida para o desenvolvimento do tema. Contudo, no primeiro parágrafo de argumentação, lembre-se de manter o grau de formalidade necessário para uma redação dissertativo-argumentativa. Evite descrever ou narrar os detalhes do contexto apresentado e mantenha a impessoalidade. Em vez disso, relacione diretamente o conteúdo da obra ao tema, fazendo uma analogia concisa que favoreça a argumentação sobre o consumo de drogas lícitas.

Para aprimorar ainda mais o texto, tente variar o repertório utilizado. No dia da prova, é ideal evitar o uso de repertórios semelhantes, como filmes, em diferentes argumentos. A variedade de fontes pode fortalecer a argumentação, mostrando domínio e flexibilidade no uso do repertório sociocultural.

Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 180
Nota: 860

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

A sua redação está bem escrita e apresenta bons argumentos, mas há alguns pontos que podem ser ajustados. Na competência 1, insira uma vírgula após “Oswaldo Cruz” na linha 1. Na linha 5, esclareça “índices” indicando do que se trata. Na linha 7, insira uma vírgula após “população”. Corrija para “estar” na linha 13 e revise o trecho das linhas 6 e 7, pois ele está incompleto. Use “é importante destacar” sem o “-se” na linha 18 e ajuste para “sobretudo” (junto) na linha 21. Insira uma vírgua após “Por conseguinte” na linha 23 e substitua “informar” na linha 29 para melhorar a clareza.

Na competência 2, evite o uso de primeira pessoa no texto dissertativo-argumentativo, como ocorre na linha 12.

Na competência 3, no desenvolvimento 1, explique por que o Movimento Nacional de Vacina não consegue retomar a confiança da população. No desenvolvimento 2, estabeleça uma relação mais clara entre a criação do Ministério da Educação e a argumentação restante, para que a informação não pareça solta. Especifique também quais “conhecimentos históricos do passado” são referenciados e organize as ideias para garantir coesão e clareza.

Na competência 4, use “onde” apenas para se referir a lugares físicos e substitua o conector “Sobretudo” na linha 21, que está inadequado para a construção do argumento.

Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 100
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota: 800

Redação – Exploração trabalhista

Correção

Olá, Ana! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 1: insira vírgula depois de 1944

Linha 1: isole entre vírgulas o trecho “de Cândido Portinari” pois você está apresentando uma informação a mais

Linha 4: “de forma análoga a isso” sem acentuação no a

Linha 4: persiste*

Linha 5: insira vírgula depois de políticas

Linha 7: que habita o Brasil

Linha 8: insira vírgula depois de 1935

Linha 9: insira vírgula depois de Portinari 

Linha 13: condições fatigantes

Linha 13: isole entre vírgulas o trecho “e muitas vezes desumanas” pois você está apresentando uma informação a mais.

Linha 13: resolvidas

Linha 19: insira vírgula depois de teoria

Linha 19: a palavra “várias” exige acentuação

Linha 20: insira vírgula depois de “Logo” e retire a palavra “que”

Linha 20: oposto à* liberdade

Linha 22: a grafia correta da palavra é “eficaz”

Linha 22: a grafia correta da palavra é “erradicação”

Linha 25: trabalhistas

Linha 27: insira vírgula depois de Destarte 

Linha 28: a palavra “cabíveis” exige acentuação. 

Linha 28: denúncias e protestos 

COMPETÊNCIA 3:

Desenvolvimento 1: Por que a desigualdade social e econômica presente no Brasil entre as raças e as classes são fatores importantes para a determinação trabalhista? É preciso que todas as informações que você apresente estejam claras e bem desenvolvidas. 

Quais questões primordiais não são resolvidas?

Os trechos das linhas 11 e 12 estão confusos e não fazem sentido, organize melhor as ideias e as palavras.

Desenvolvimento 2: Como assim sobreposição?

Com base no que você afirma as informações que você apresentou? É necessário utilizar dados/acontecimentos/notícias, dentre outros, para exemplificar e comprovar a sua informação.

Conclusão: Como assim é imprescindível que o poder público não tome medidas?

COMPETÊNCIA 5: Por qual meio/modo a ação que você propõe será viabilizada?

Lembre-se que a conclusão deve conter: AÇÃO/AGENTE/MEIO-MODO/FINALIDADE E DETALHAMENTO. 

Competência 1: 120 
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 160 

Nota: 800

Você está no caminho certo, continue praticando e conte comigo!

Abraços e até a próxima!

Atividade 12 – Argumentação

Correção

A sua argumentação ficou boa, como sobrou espaço você poderia completá-la argumentando que devido aos custos, resta para população menos favorecida, as moradias precárias e improvisadas em locais inadequados.  

Nota: A

Atividade 11 – Redação

Correção

Transcreva o trecho das linhas 10, 11 e 12 para: “Em primeiro plano, é fundamental evidenciar que as adversidades ocorridas em grande escala, devido à falta de oportunidade no âmbito trabalhista, têm se tornado alarmantes”. Evitar os gerúndios traz mais formalidade para o seu texto.  

A sua proposta de intervenção não possui detalhamento, sugiro que faça o detalhamento do agente, pois esse fica mais evidente, observe esse exemplo de detalhamento do agente que você utilizou no seu texto. “Posto isso, é importante que o Ministério do Trabalho -responsável pelo apoio aos trabalhadores- proporcione uma melhor condição…”.  

A sua proposta deve atender a problemática que você citou ao decorrer do seu texto, a competência 5 exige apenas uma proposta completa, mas se ela não for necessária para a resolução dos problemas que você citou, você deve fazer duas propostas para garantir a pontuação da competência 3, que exige um bom projeto de texto.  

Lembre-se de utilizar conectivos no início de pelo menos 2 parágrafos, sugiro utilizar “Ademais, outrossim…” no terceiro, e “Portanto” no último. Além dos que devem ser utilizados no corpo do texto. Dessa forma, você garantirá pontuação máxima na competência 4. 

Competência 1: 140 
Competência 2: 180  
Competência 3: 140 
Competência 4: 180 
Competência 5: 140 

Nota: 780 

Atividade 08 – Redação

Correção

Ana, você está no caminho certo com a sua escrita, mas há alguns ajustes que podem ajudar a aprimorar ainda mais sua redação:

  1. Espaçamento Entre Palavras: Reduzir o espaçamento entre as palavras pode ser uma estratégia útil para incluir mais conteúdo relevante em seu texto. Com um espaçamento mais compacto, você poderá desenvolver melhor suas ideias e argumentos, proporcionando maior profundidade e detalhamento.

  2. Introdução Bem Estruturada: Sua introdução está muito boa! Ela contém todos os elementos fundamentais necessários e está bem desenvolvida. Continue utilizando essa abordagem para captar a atenção do leitor desde o início.

  3. Uso Correto da Crase: Na linha 7, a crase está sinalizada incorretamente. Além disso, “moradores” é um termo masculino e não admite crase. Certifique-se de revisar a necessidade da crase em cada caso e de usar a acentuação gráfica correta.

  4. Desenvolvimento dos Parágrafos de Argumentação: A argumentação é essencial para sustentar seu ponto de vista. No entanto, seu segundo parágrafo de argumentação está curto e carece de desenvolvimento. Certifique-se de incluir todos os elementos necessários para uma argumentação robusta:

    • Tópico Frasal: Introduza o principal argumento do parágrafo.
    • Desenvolvimento: Expanda a ideia, oferecendo detalhes, exemplos e contextos.
    • Repertório Sociocultural: Utilize referências a teorias, estudos, fatos históricos ou citações relevantes que fortaleçam sua argumentação.
    • Conectivos: Use conectivos para ligar as ideias de maneira coesa e coerente.
  5. Verificação de Espaços em Branco: Na linha 23, observei que você deixou uma linha em branco. Pode ser que, ao transcrever o texto, você tenha saltado essa linha acidentalmente. Revise cuidadosamente seu texto antes de finalizar para evitar esse tipo de erro e garantir que todo o conteúdo esteja fluido e contínuo.

  6. Sugestões Adicionais:

    • Revisão: Sempre revise sua redação em busca de erros de digitação, gramática e coerência. Pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença na clareza e impacto do texto.
    • Leitura de Redações Nota Mil: Continue lendo redações que obtiveram nota máxima no Enem para entender melhor o que é esperado em termos de conteúdo e estrutura.

Com esses ajustes, você poderá elevar ainda mais a qualidade da sua redação. Continue praticando e desenvolvendo suas habilidades!

Competência 1: 140
Competência 2: 160 
Competência 3: 140 
Competência 4: 160
Competência 4: 160

Nota: 760

Atividade 09 – Redação

Correção

Ana, sua introdução não deixou clara a relação com a reforma sanitária brasileira. Organize melhor suas ideias para que seu repertório sociocultural seja mais produtivo. Além disso, evite redundâncias, como no trecho “medidas precisam ser tomadas”, pois você já havia mencionado a necessidade de mudanças. 

Recomendo evitar o uso excessivo de palavras com gerúndio para tornar seu texto mais formal. Apesar disso, você apresenta excelentes argumentos. Continue praticando para se adequar aos padrões exigidos pelo Enem, especialmente por meio da leitura de redações nota mil.

Competência 1: 140
Competência 2: 160 
Competência 3: 140 
Competência 4: 120 
Competência 4: 140 

Nota: 700

Atividade 07 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta o padrão exigido. 

Nota: A

Atividade 06 – Conclusão

Correção

Ana, a sua proposta de intervenção apresenta os elementos exigidos. No entanto, o seu parágrafo está confuso e os elementos desorganizados. Sugiro que escreva nessa ordem: AGENTE + AÇÃO + MEIO + OBJETIVO e o seu detalhamento pode ser de qualquer dos 4 agentes.  

Veja esse exemplo: Portanto, é indispensável que o Ministério do Meio Ambiente intervenha de forma decisiva na proteção dos territórios dos povos tradicionais, por meio da adoção de princípios e estratégias para o engajamento das comunidades ribeirinhas, isso deve ser feito através da contratação de equipes que sejam especializadas e manejo de novas tecnologias de monitoramento, com o objetivo de garantir a proteção do meio ambiente e da população.  

A competência 5 exige apenas uma proposta de intervenção completa, mas é necessário que você apresente duas, se o seu texto tiver duas abordagens problemáticas diferentes, para garantir a projeto de texto que a competência 3 exige.  

 Nota: A-

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Na introdução é necessário usar uma vírgula após “propõe-se”, e o trecho “as populações” não deve conter crase. Já na linha 5 deve haver a crase em “acesso à rede”.  O uso da palavra “onde” é incorreto, ela deve ser usada para indicar um lugar. Você pode substituí-la por “na qual” ou “em que”.  

Linha 7: a palavra “contempla” deve ser estar no plural “contemplam” para concordar com as escolas.  

O seu primeiro parágrafo de argumentação ficou confuso e o seu repertório sociocultural não ficou produtivo.  Veja essa transcrição aprimorada do seu argumento:

“Em primeiro plano, é válido salientar que as tecnologias são restritas em regiões onde a sociedade possui uma classe social alta e um nível mais elevado de escolaridade. Diante desse cenário, a Lei de Acesso à Informação de 2011 assume importância para alcançar o fluxo de cognição pública no Brasil, promovendo transparência. No entanto, a persistência do acesso restrito a servidores móveis agrava-se diante de preços exorbitantes, dificultando a expansão das redes.” 

No seu texto você repetiu muito o emprego do verbo possuir, sugiro que ao revisar o seu texto você procure sinônimos para evitar essa repetição e demonstrar um vocabulário extenso e garantir a coesão texto da sua redação. 

Nota: B+

Atividade 02 – Introdução

Correção

Ana, sua introdução está bem elaborada, mas há algumas questões que podem ser aprimoradas para torná-la ainda melhor.

Na primeira linha, a crase está ausente na sentença “relata o direito à saúde e o dever do Estado…”. Na sequência, você inseriu o “a” com acentuação aguda, supostamente com a intenção de utilizar crase, mas de toda forma, a crase nesse trecho da linha 2 não existe em “em possibilitar a redução do risco” – lembre-se, nunca utilize crase sem que o termo seguinte seja um verbo.

Além disso, é possível formalizar mais a linguagem e desenvolver um pouco melhor a introdução para que ela fique perfeita.

Crase: https://youtu.be/TxZTrg2FDTU?si=8j-_mCsvoIdStIpQ 

Nota: B-