Sofia Silva Resende

Redação – Drogas Lícitas

Correção

A sua redação está bem organizada, com bons argumentos, mas alguns ajustes são necessários. Na competência 1, insira uma vírgula após “Jorge Amado” na linha 1 e retire a vírgula após “cenário” na linha 2. Na linha 3, remova “que vivemos”. Acentue “indivíduo” na linha 4, e use “e trazer problemas” para manter o paralelismo na linha 5. Acentue “têm” em “os fatores que têm” na linha 6 e utilize “deve-se ressaltar” na linha 9. Na linha 12, utilize “influenciados a utilizar” sem crase, e “retrata uma região” na linha 13. Acentue “álcool” na linha 20 e ajuste para “muitos destes têm” na linha 21. Use “a longo prazo” sem crase na linha 23, acentue “órgão” na linha 25 e “psicólogos” na linha 29.

Na competência 3, desenvolva mais suas ideias, incluindo exemplos, definições e comparações para reforçar os argumentos. No desenvolvimento 2, explique como o tema se torna um desafio para combater a banalização do consumo de drogas ilícitas.

Na competência 5, inclua o meio/modo de viabilização da ação para uma proposta completa.

Competência 1: 100
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 780

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1: Linha 10: “conhecido como as fake news” sem crase; Linha 14: ‘a não se vacinarem” sem crase; Linha 18: brasileiros* com letra minúscula; Linha 19: isole o trecho “nos últimos 10 anos” entre vírgula.

COMPETÊNCIA 3: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios no Brasil, além das consequências geradas

COMPETÊNCIA 5: A sua proposta de intervenção não apresenta meio/modo e nem detalhamento 

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 100
Competência 4: 200
Competência 5: 160

Nota: 820

Redação – Caminhos para combater a evasão escolar no Brasil

Correção

Olá, Sofia! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 5: e ao envolvimento

Linha 4: insira vírgula depois de dessa forma

Linha 8: retire a vírgula depois de fato

Linha 10: insira vírgula depois de com isso 

Linha 21: insira vírgula depois de públicas

Linha 25: retire a crase

Linha 25: retire a vírgula depois de também

COMPETÊNCIA 3:

Desenvolvimento 1: o seu parágrafo ficou redundante e pouco argumentativo, acrescente informações como dados/fatos/dados/acontecimento para comprovar o que você afirmou, além disso, apresente as raízes da problemática

Desenvolvimento 2: em nenhum momento do seu parágrafo você relacionou as informações apresentadas à evasão escolar, o que acarreta em uma falha grave de projeto de texto. 

COMPETÊNCIA 5:

a sua proposta de intervenção não possui meio/modo

Competência 1: 160 
Competência 2: 200
Competência 3: 100
Competência 4: 200
Competência 5: 160 

Nota: 820

Atividade 12 – Argumentação

Correção

Atenta-se ao tema e o comando da atividade. A argumentação deve ser especificamente sobre o déficit habitacional no Brasil, com suas causas e consequências. 

Nota: B

Redação Inclusão Digital

Correção

Sua redação tem pontos fortes, mas para se alinhar melhor aos critérios de avaliação do Enem e alcançar uma pontuação mais alta, seguem algumas sugestões detalhadas de melhoria:

Sugestões de Melhorias:

  1. Evite o Uso da Primeira Pessoa:

    • No Enem, o uso da primeira pessoa do plural (“discutirmos”) não é permitido. Substitua por formas impessoais ou terceira pessoa.

    • Exemplo de Correção:

      • Antes: “é essencial discutirmos a importância do combate ao racismo.”

      • Depois: “é essencial discutir a importância do combate ao racismo.”

  2. Evite o Uso Excessivo de Gerúndio:

    • O uso do gerúndio pode deixar o texto pesado e repetitivo. Tente reescrever as frases de forma mais direta.

    • Exemplo de Correção:

      • Antes: “trabalham sem carteira assinada, ficando assim sem recolhimento de benefícios trabalhistas.”

      • Depois: “trabalham sem carteira assinada, e assim o empregador deixa de fazer o recolhimento de benefícios trabalhistas.”

  3. Clareza na Comparação:

    • Quando fizer comparações, como na linha 20 e 21, certifique-se de que elas são claras e diretas.

    • Exemplo de Correção:

      • Antes: “negros quando comparados com os brancos, possuem menos chance de ocupar um cargo mais alto e possuem uma renda mais baixa.”

      • Depois: “Os negros, em comparação com os brancos, têm menos chances de ocupar cargos de alto escalão e geralmente recebem salários mais baixos.”

  4. Completar Propostas de Intervenção:

    • A competência 5 exige que pelo menos uma das propostas de intervenção esteja completa com os elementos: AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO.

    • Primeira Proposta (Falta o Agente):

      • Antes: “É necessário implementar programas de capacitação para jovens negros.”

      • Depois: “É necessário que o Ministério da Educação implemente programas de capacitação para jovens negros.”

    • Segunda Proposta (Falta Meio/Modo):

      • Antes: “A criação de cotas para negros nas empresas privadas.”

      • Depois: “O governo deve criar políticas que incentivem a adoção de cotas para negros nas empresas privadas, através de incentivos fiscais para as empresas que aderirem a essas políticas.”

  5. Uso de Repertório Sociocultural:

    • Para fortalecer sua argumentação, inclua referências a autores, teorias, dados históricos, ou estatísticas. Isso demonstra conhecimento aprofundado do tema e fundamenta sua opinião.

    • Exemplos de Repertórios:

      • Histórico: “A discriminação racial no mercado de trabalho tem raízes profundas desde o período pós-escravidão no Brasil, como detalhado pelo sociólogo Florestan Fernandes.”

      • Dados Estatísticos: “Segundo o IBGE, a renda média dos negros é significativamente menor que a dos brancos, refletindo a persistência das desigualdades raciais.”

  6. Uso de Conectores:

    • Para garantir a coesão e a fluidez do texto, é importante começar pelo menos dois parágrafos com conectores e usá-los no corpo do texto após ponto final.

    • Conectores para Início de Parágrafos:

      • “Além disso,”

      • “Por outro lado,”

      • “Ademais,”

      • “Portanto,”

      • “No entanto,”

    • Conectores no Corpo do Texto:

      • “Consequentemente,”

      • “Dessa forma,”

      • “Além disso,”

      • “Assim,”

    • Exemplos de Aplicação:

      • Antes: “A desigualdade racial é evidente. A educação, por exemplo, é uma área onde essa desigualdade se manifesta claramente.”

      • Depois: “A desigualdade racial é evidente. Além disso, a educação é uma área onde essa desigualdade se manifesta claramente, pois escolas em áreas predominantemente negras recebem menos investimento.”

Estruturação dos Parágrafos de Desenvolvimento:

Para melhorar a estrutura dos parágrafos de desenvolvimento, siga este padrão:

  1. Tópico Frasal (Afirmação):

    • Comece o parágrafo com uma afirmação clara que introduza a ideia principal.

    • Exemplo: “O racismo no mercado de trabalho brasileiro perpetua a desigualdade econômica entre brancos e negros.”

  2. Fundamento (Por Que Acontece):

    • Explique as causas ou os fatores que contribuem para a situação descrita.

    • Exemplo: “Historicamente, a falta de acesso à educação de qualidade e o preconceito racial contribuem para essa desigualdade.”

  3. Exemplificação (O Que Acontece):

    • Dê exemplos concretos ou dados que ilustrem sua afirmação.

    • Exemplo: “De acordo com o IBGE, negros ganham em média 30% menos que brancos em cargos equivalentes.”

  4. Conclusão (E Daí?):

    • Conclua ligando sua ideia de volta ao tema geral ou mostrando a relevância do ponto discutido.

    • Exemplo: “Essa disparidade não apenas prejudica os indivíduos negros, mas também limita o desenvolvimento econômico do país como um todo.”

Competência 1: 120  
Competência 2: 140 
Competência 3: 160 
Competência 4: 180 
Competência 5: 140  

Nota: 740

Atividade 08 – Redação

Correção

Os seus parágrafos de argumentação ficaram muito curtos, além disso, é necessário utilizar repertórios socioculturais para fundamentar sua opinião.  

A sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos) 

Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:  

Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais); Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas.  Veja esse exemplo de detalhamento do agente que você escolheu para a sua proposta: 

“Portanto, o Governo – instância máxima de administração executiva com a função social nítida de promover uma convivência digna entre os cidadãos e garantir o bem estar coletivo – através do congresso…”

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Sofia, embora você tenha abordado o tema da desigualdade social, é importante destacar que o texto dissertativo argumentativo exige uma estruturação mais clara e organizada. Para isso, sugiro que você organize o seu texto em 4 parágrafos distintos: introdução, dois parágrafos de desenvolvimento e uma conclusão, conforme sugerido na atividade.

Além disso, é fundamental que você apresente uma análise mais aprofundada sobre as causas e consequências da desigualdade social, utilizando um repertório sociocultural produtivo e coerente com o tema abordado. Dessa forma, você poderá aprimorar ainda mais a qualidade do seu texto e alcançar uma pontuação mais elevada.

Nota: B+

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Sofia, você deixou claro no seu texto o seu ponto de vista. No entanto, é necessário utilizar repertórios socioculturais para fundamentar a sua opinião.

Seria interessante que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (consequências).

Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=78zELX0k6DjUalXu

Nota: B-

Atividade 02 – Introdução

Correção

Sofia, podemos fazer algumas pequenas alterações em seu contexto para que ele fique mais formal, por exemplo, evitando a repetição dos termos “acesso à saúde” e, se possível, evitando o uso do termo “pessoas”.

Veja o exemplo a seguir: “A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, garante a saúde como um direito social fundamental do cidadão e um dever do Estado, estabelecendo as bases para o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar dos avanços conquistados desde sua criação, o acesso à saúde no Brasil ainda se configura como um desafio multifacetado, [PROBLEMA 1 + PROBLEMA 2]”.

Na tese, ao mencionar prestadores de serviço, seria interessante especificar mais dentro do tema, ou seja, a ausência de prestadores de serviços nas áreas médicas e hospitalares, e sim, você não repete o termo “saúde”.

Nota: B-