Eduarda Alves Nascimento

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 54 – Prática de Conclusão

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
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2º DIA
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REDAÇÃO
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REDAÇÃO

A telenovela Malhação-vidas brasileiras transmitida em 2018 pela emissora globo retrata a vida de jovens estudantes e sua professora Gabriela,uma mulher totalmente imersa pelo trabalho e pela preocupação com seus alunos que por esses motivos negligência sua vida pessoal.Assim,como na obra citada,grande parte dos professores acabam abdicando o seu tempo livre para se dedicar a sua profissão e mesmo assim se deparam com empecilhos como a violência e a desvalorização.

Convém ressaltar,a princípio o aumento da violência nas escolas,recentemente a professora Elisabete Tenreiro teve sua vida tirada por seu aluno de treze anos,o que o incentivou a cometer o crime foi uma briga que ocorreu na escola, a mesma foi separada por Elisabete.Nesse sentido,é válido ressaltar que diversos professores brasileiros são vítimas de agressão por simplesmente fazerem seu trabalho,como aplicar provas,explicar matéria ou até mesmo interromper discussões entre os alunos,o que acaba gerando um certo desagrado dos alunos em relação aos professores ocasionando casos de agressão verbal e física.

Em segundo lugar,vale salientar como a remuneração dos profissionais da educação é baixa se é comparada as horas de trabalho que esses trabalhadores exercem,uma comprovação disso é a greve que ocorreu recentemente por via dos professores de Minas Gerais, tinham como objetivo um reajuste salarial.Nesse sentido,vale ressaltar que os professores são desvalorizados tanto pelos alunos quanto pelo Governo que nunca atende pedidos feitos por esses profissionais.Somado a isso,é grande o desinteresse por parte dos jovens em seguir essa profissão por justamente terem noção da situação que atualmente ela se encontra.

Portanto , é de extrema urgência que o Governo, em conjunto com o MEC, trabalhe na questão da melhoria do salário dos profissionais da educação em todo Brasil,e junto com isso trabalhem em projetos que visam a conscientização da importância dos professores na sociedade , como palestras nas escolas.Além disso, é indispensável que ocorram investimentos na segurança das escolas,por meio da contratação de profissionais aptos a previnir e combater a violência nos instituições de ensino,tudo isso fiscalizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

 

  1. Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita – 140 pontos O texto apresenta uma escrita compreensível e adequada à norma culta da língua. No entanto, é necessário revisar alguns erros de concordância verbal (“teve sua vida tirada”) e ortografia (“ocorreu recentemente por via dos professores”).
  2. Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento – 120 pontos A proposta da redação é compreendida e a relação entre a violência nas escolas, a desvalorização dos professores e a telenovela “Malhação” é bem abordada. Seria interessante incluir mais informações ou dados que fundamentem a argumentação.
  3. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160 pontos O texto apresenta uma argumentação coerente, mas pode desenvolver mais os argumentos, utilizando exemplos e dados que reforcem as ideias apresentadas. Além disso, a conexão entre as ideias poderia ser mais fluente.
  4. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160 pontos A redação apresenta uma boa estrutura, mas é necessário melhorar a coesão textual, utilizando conectores para fazer a transição entre as ideias de forma mais fluida.
  5. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 140 pontos A proposta de intervenção é adequada, sugerindo melhorias salariais e investimentos em segurança nas escolas. Porém, seria interessante detalhar mais as ações específicas para implementar essas melhorias.

 

Nota Final: 720 pontos

O texto apresenta uma abordagem satisfatória sobre o tema, com bons argumentos e uma proposta de intervenção adequada. É importante revisar a escrita para evitar erros gramaticais e buscar fundamentar ainda mais os argumentos com exemplos e dados. Além disso, desenvolver mais a proposta de intervenção pode tornar a redação ainda mais consistente. Continue praticando para aprimorar suas habilidades de redação.

7.6/10

Aula 34 – Redação

Eduarda, ao analisar sua redação sobre o SUS, identifiquei alguns pontos que precisam de correção e ajustes para aprimorar a qualidade do texto. Vamos abordá-los para melhorar sua escrita:

No início da introdução, observe que você separou o sujeito do verbo ao mencionar a Constituição de 1988. Certifique-se de corrigir essa estrutura para garantir a clareza e a correção gramatical da frase. Embora a introdução contenha todos os elementos necessários, é importante revisar a palavra “considerável”, que foi escrita de maneira inadequada. Verifique a grafia correta e faça a correção. Quanto à tese, sugiro que você a torne mais firme e assertiva na introdução. Certifique-se de que ela esteja claramente formulada, apresentando uma posição clara e destacando os principais aspectos que serão abordados em sua argumentação. Em relação aos argumentos, é fundamental enriquecer o texto com elementos de diversas áreas do conhecimento. Considere incluir contexto históricos relevantes, citações de pensadores, dados estatísticos, perspectivas de sociólogos e outros elementos que possam fortalecer sua argumentação. Isso ajudará a embasar seus pontos de vista e tornar seu texto mais consistente e fundamentado.

No que diz respeito à conclusão, é importante melhorar sua escrita, considerando os pontos fundamentais que toda conclusão deve abordar. Certifique-se de apresentar uma ação a ser realizada, identificar quem será responsável por essa ação, descrever a metodologia de implementação e deixar claro qual será a finalidade dessa ação proposta em relação ao SUS. Ao fazer essas correções e ajustes, sua redação ficará mais completa e terá uma argumentação mais sólida. Lembre-se de revisar seu texto para corrigir eventuais erros ortográficos e gramaticais. Continue praticando e aprimorando suas habilidades de escrita.

Competência 1 – 180 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

Competência 2 – 160 pontos: Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 140 pontos: Demonstra ótima capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma coerente.

Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 120 pontos: Elabora de forma adequada proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 760/1000

8/10

Aula 26 – Redação

Eduarda, ao construir o início do seu texto, é mais produtivo utilizar a seguinte abordagem: “A obra modernista Capitães da Areia, de Jorge Amado, retrata a vida de um grupo de crianças […]”. Isso fornece uma introdução mais clara e direta para o assunto; evite o uso de “Na obra”. Note que essa sentença “na obra” foi repetida logo em seguida 

Ao passar a limpo seu texto, note que você está esquecendo de transcrever algumas acentuações gráficas: públicas (linha 05), indivíduos (linha 13 e 19), por exemplo.

O período da linha 09 até a linha 13 ficou muito longo e composto, dificultando a compreensão e coesão entre os elementos. Seria interessante também adicionar um conectivo nas linhas 17 e 27.

Por fim, utilizar a população, por meio de doações, não é uma proposta produtiva.

Competência 1 – 160 pontos – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 160 pontos – Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 160 pontos: Demonstra boa capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, porém com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma adequada as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 800/1000

Atividade 07 – Conclusões

Correção

Na primeira atividade, linha 01 o último termo deveria ser “reduza”. Remova a vírgula após “orgânicas”. Não entendi qual a palavra antes de “existente – linha 06” (deveria ser existentes). A segunda atividade está excelente. Parabéns.

Nota: 10/10

Atividade 06 – Redação

Correção

Em seus próximos textos procure fazer a letra um pouco menor, isso irá facilitar na organização geral. Perceba a diferença entre a quantidade de informações presentes na introdução e conclusão em relação aos argumentos. Use argumentos consistentes e bem fundamentados – para obter uma boa pontuação na redação do Enem, é essencial que seus argumentos estejam bem fundamentados em fatos e opiniões confiáveis. Faça pesquisas para embasar seus argumentos e evite usar informações falsas ou distorcidas.

Nota: 6/10

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Remova a vírgula na linha 2, ela está separando o sujeito do verbo. Após o conectivo “Sobretudo” na linha 5, utilize vírgula. Para tornar o parágrafo mais forte, é possível atualizar os exemplos dados: preconceito, desentendimento, marginalização e, sobretudo, estigmatização. Lembre-se de apresentar conhecimentos das várias áreas para enriquecer o parágrafo.

Nota: 7/10

Atividade 04 – Introduções

Correção

Eu utilizaria o termo “após” em detrimento a “com” na primeira linha – Após o fim da ditadura miliar no Brasil, em 1988, foi estabelecida a Constituição”; Atenção à ortografia: seríssimos.

Nota: 8/10

Atividade 03Conclusão

Correção

Eduarda seria interessante reestruturar as linhas 2 e 3 de sua conclusão. É um pouco estranho utilizar os termos “real destruição”  e “aniquilamento”. Na sequência, ao mencionar especialistas com “algum tipo” seria muito mais interessante e produtivo mencionar que esses especialistas devem possuir capacitação relacionada à preservação dos povos originários.

Nota: 8/10

Atividade 02Desenvolvendo Teses

Correção

Na segunda atividade, que tal formalizar mais um pouco? “cargas horárias extremamente abusivas, associadas a uma baixíssima remuneração – incapaz de prover ao trabalhador e sua família a dignidade básica humana”.

Na atividade seguinte: “próprios” “indivíduos” atenção à ortografia.

Na última atividade: “à tecnologia”; sem dúvidas a última atividade destaca-se como a melhor entre as demais. Sucesso e bons estudos.

Nota: 8/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

A primeira tese, sobre as doenças mentais, possui muitas repetições. Lembre-se da primeira etapa do processo de criação de teses. “Medo e falta […] e também falta”.

As pessoas tem com alguém que tenha. Talvez fosse melhor formalizar. Exemplo: A falta de compreensão entre os indivíduos do corpo social portadores de transtornos mentais em relação aos demais membros da sociedade.

Nota: 5/10

ligada à quantidade de renda”; que tal assim: “Ligada à renda média familiar, aos investimentos realizados estruturais pelo Estado e, sobretudo, pela densidade demográfica de cada região”.

Nota: 7/10