Correção
Competência 1: Linha 4: a grafia correta da palavra é “empecilhos”. Linha 4: a vírgula deve vir depois de “empecilhos”. Linha 6: a palavra “influência” exige acentuação. Linha 10: insira vírgula depois de “saudável”. Linha 15: “afeta diretamente a democratização” sem crase. Linha 16: “exclui”. Linha 21: período confuso.
Competência 3: Seu texto não apresenta traços de projeto de texto, uma vez que é mencionada na introdução a questão das grades curriculares, mas a mesma não é desenvolvida ao longo do texto. Desenvolvimento 1: De que maneira o estado se relaciona com a problemática? O que ele deveria fazer, mas não faz? Desenvolvimento 2: Apresente dados, notícias, acontecimentos, entre outros que comprovem a sua argumentação.
Competência 1: 160;
Competência 2: 200;
Competência 3: 120;
Competência 4: 200;
Competência 5: 200;
Nota: 880.
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: Linha 3: “uma vez que há a inércia governamental” é mais adequado. Linha 4: a palavra “eficazes” não necessita de acentuação. Linha 19: retire a vírgula depois de mundo. Linha 20: “combate à fome” com crase.
COMPETÊNCIA 3: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento/aprofundamento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios/problemas na sociedade brasileira, além das consequências geradas.
COMPETÊNCIA 5: A sua proposta de intervenção não apresenta o meio/modo em que a ação será viabilizada. Vejo essa transcriação da sua proposta em que esse elemento está claro: “portanto, o estado, juntamente do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, deve criar ONGs e projetos sociais de ajuda alimentícia ou financeira aos cidadãos necessitados, por meio de políticas públicas, visando tirá-los…”
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 180
Nota: 920
Correção
Olá, Luís! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
Linha 3: “a falta de atenção estatal não reconhece”
Linha 4: a palavra “eficazes” não exige acentuação
Linha 8: retire a vírgula depois de que
Linha 8: “por serem burocráticos, a quem você se refere nesse trecho? Isso precisa estar explícito no seu texto
Linha 9: “ por mais que se tenha”
Linha 10: o que que ainda não abrange a real quantidade desses produtores?
Linha 10 e 11: levando à incerteza e à insegurança relacionados a situação
COMPETÊNCIA 3: Você apresenta ótimo argumentos e excelentes ideias, no entanto, é preciso organizar melhor as palavras, de forma que siga uma linha de raciocínio coerente, em algumas frases do seu texto não fica claro quem é o sujeito da oração, lembre-se que o seu texto deve ser entendido por uma pessoa mesmo que ela não saiba qual é o tema, por isso é sempre bom exemplificar melhor o que você está argumentando, mesmo que isso pra você pareça óbvio
Conclusão: organize melhor os elementos da sua proposta, se possível, na ordem AÇÃO+AGENTE+MEIO/MODO/FINALIDADE e o detalhamento pode ser de qualquer um desses elementos
Competência 1: 140
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 180
Nota: 860
Correção
Olá, Luís! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 2: isole o trecho “mais tarde” entre vírgulas
Linha 4: especifique quem tem que abandonar os estudos
Linha 5: retire a vírgula depois de pobreza e coloque depois de impedimentos
Linha 6: retire a vírgula depois de que
Linha 7: retire a vírgula depois de como
Linha 8: dentro dos centros urbanos
Linha 8: insira vírgula depois de
Linha 9: a palavra “três” exige acentuação
Linha 10: a grafia correta da palavra é “invés”
Linha 12: a palavra “drasticamente” não exige acentuação
Linha 15: retire a vírgula depois que fez com que
Linha 26: a grafia correta da palavra é “invés”
Competência 5:
A sua proposta de intervenção não apresenta meio/modo
Competência 1: 140
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 900
Correção
LUÍS OTÁVIO
Competência 1:
Fique atento ao uso de vírgula, o seu texto apresenta inúmeras virgulas inadequadas.
Evite o uso de gerúndio para garantir mais formalidade no seu texto.
Nota: 140.
Competência 2:
Na linha 4, transcreva o trecho “podemos afirmar” para “afirma-se”, pois o texto dissertativo argumentativo não permite uso de primeira pessoa.
Nota: 160
Competência 3:
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Nota: 160
Competência 4:
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Nota: 160
Competência 5:
A sua proposta de intervenção não possui detalhamento, que não foi feito ou que não ficou claro.
Nota: 180
Total: 800
Correção
No desenvolvimento 1, o ideal seria que você tenha exemplificado de que maneira a vida desse grupo de pessoas é afetada. Nesse mesmo parágrafo, o seu repertório sociocultural ficou pouco desenvolvido.
O seu segundo parágrafo ficou bom, mas está muito curto e poderia ser mais bem desenvolvido, perceba que ele não possui nenhum conectivo seguido de ponto.
Sugiro que organize a sua proposta de intervenção dentro do padrão mais adequado presente nas redações nota mil.
Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 180
Nota: 880
Correção
Luís, notei que seus desenvolvimentos são bastante curtos, o que pode limitar a profundidade da sua argumentação. Seria interessante expandi-los para explorar melhor os temas abordados. Além disso, é importante incorporar repertórios socioculturais para fundamentar suas opiniões. Isso pode incluir dados estatísticos, exemplos históricos ou citações de especialistas que enriqueçam e fortaleçam seus argumentos.
Para melhorar, você pode buscar por informações relevantes em fontes confiáveis e utilizá-las para embasar suas ideias. Isso ajudará a tornar sua argumentação mais sólida e convincente.
Competência 1: 160
Competência 2: 140
Competência 3: 100
Competência 4: 140
Competência 5: 160
Nota: 700
Correção
O seu texto apresenta muitos erros de vírgula.
Na linha 4, houve um erro de concordância, o correto seria “difere” para concordar com roteiro, palavra que está no singular.
Você trouxe bons argumentos nos seus parágrafos de desenvolvimento, no entanto, é necessário utilizar repertórios para fundamentar sua opinião. O seu parágrafo de conclusão não apresenta a estrutura exigida.
CONCLUSÃO: https://www.youtube.com/live/r5tLmPWYeSg?si=0I4m4pbclT1WeoKO
VÍRGULA: https://youtu.be/3zD5wNc-nDc?si=5i6nAr-kH_2qz2TO
Competência 1: 80
Competência 2: 120
Competência 3: 120
Competência 4: 120
Competência 5: 80
Nota: 520
Correção
Você fez um ótimo trabalho em sua redação, com um bom uso de argumentação e repertório sociocultural. No entanto, é importante sempre deixar clara a relação do seu repertório escolhido com a problemática atual do tema proposto para fortalecer ainda mais sua argumentação.
Sempre explicite como o repertório escolhido (seja ele histórico, literário, filosófico, etc.) se relaciona diretamente com a problemática atual do tema proposto. Isso mostra ao avaliador que você tem domínio do conteúdo e sabe aplicá-lo de forma relevante e contextualizada.
O uso dos termos “os mesmos” e “a mesma” é incorreto, você pode substituir por simplesmente “ela dispõe” e por “essas pessoas possam ter”
Competência 1: 120
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 880
Correção
Você escolheu muito bem seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista.
É uma boa estratégia iniciar a introdução como um repertório sociocultural, mas o seu repertório sociocultural deve ser desenvolvido de maneira produtiva e coerente com a problemática do tema para que não fique tão vago e genérico. Sugiro que faça a escrita de cada parágrafo por partes, explicando inicialmente o que acontece, depois o porquê acontece, e por fim, explicar as consequências.
Também é preciso ficar atento ao uso correto de vírgulas.
https://youtu.be/koyTLf3z4AQ?si=Tw6DZh0C_oHmu-uC
Nota: A
Correção
Luís, seria interessante que você apontasse as causas da problemática que você expos para completar ainda mais a sua argumentação.
Alguns modelos que você pode utilizar para escrita do seu parágrafo de argumentação:
É necessário, que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “como acontece?” “por quê?” (fundamento), “e daí” (conclusão).
Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=MOQWzyZ8Daoh7rrC
Nota: B