Lívia Maria da Silva

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

9.8/10

Redação – Desemprego Estrutural

Parabéns pelo seu esforço e dedicação na redação sobre o desemprego estrutural no Brasil. Aqui estão alguns comentários e sugestões finais antes do Enem:

Introdução: sua introdução começa de forma assertiva com a escolha da Revolução Industrial e a data correspondente. Certifique-se de evitar ultrapassar a linha 7, pois isso pode comprimir os parágrafos argumentativos. Contextualização: A citação da CLT junto com os quadros “Operários” da Taça do Amaral foi brilhante, o que enriqueceu seu primeiro parágrafo de argumentação. Além disso, o uso de “Tempos Modernos” de Charles Chaplin funcionou muito bem no parágrafo seguinte.

Conclusão e Espaço Disponível: A conclusão, no entanto, pode ser considerada o ponto mais fraco do texto. Poderia ter sido melhor desenvolvida, e talvez a linha que faltou na introdução pudesse ser alocada para expandir a conclusão.

Nas avaliações das competências, sua redação obteve as seguintes pontuações:

Competência 1 (Domínio da Língua): 200 pontos

Competência 2 (Compreensão da Proposta): 200 pontos

Competência 3 (Organização de Ideias): 200 pontos

Competência 4 (Mecanismos Linguísticos): 200 pontos

Competência 5 (Proposta de Intervenção): 180 pontos

Nota: 980/1000

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 54 – Prática de Conclusão

Aula 50 – Prática de Introdução

Aula 46 – Prática de Argumentação

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
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2º DIA
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REDAÇÃO
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REDAÇÃO

De acordo com a filosofia iluminista de Immanuel Kant, baseada no racionalismo crítico, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. No entanto, observa-se que na realidade contemporânea o trabalho docente é descomedidamente desvalorizado e apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos educacionais propostos aos jovens e daqueles apontados por Kant. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da limitação do investimento na formação dos mestres, bem como a depreciação salarial para a efetivação de uma carreira decente.

Em primeiro plano, é de imensa importância relevar que poucos recursos públicos são devidamente direcionados ou distribuídos a área educacional, dificultando assim, a atuação dos professores em meio a evolução recorrente que a educação requer. Nesse cenário, o longa metragem inglês “Escritores da Liberdade” faz referência ao sucateamento das instituições de ensino e é marcado pelo impacto gerado em relação à postura dos alunos com a professora, que, por sua vez, é motivada a rever sua metodologia de ensino para encontrar soluções de problemas que deveriam ser solucionados pelas entidades superiores. Tal fato reforça a conjuntura hodierna, visto que a negligência estatal faz-se presente no ambiente escolar e o Governo descumpre seu papel associado à democratização do ensino. Por conseguinte, ocorre a formação de indivíduos sem um trabalho educativo de excelência.

Outrossim, vale ressaltar que o trabalho docente é de extrema necessidade para a formação superior e para o desenvolvimento de habilidades e competências, seja como mentor, orientador ou educador de seus alunos. Sob essa ótica, o mestre e filósofo brasileiro Paulo Freire defende a ideia de que “A educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.” Assim, dessa forma, é possível concluir que apesar de dividir grande cotação e um considerável papel perante a sociedade, a ocupação do professor não é respeitada e honrada no território brasileiro. Consequentemente, a tendencia é que o índice de formação de profissionais na área da educação diminua drasticamente de acordo com o piso salarial atual.

Mediante o exposto, observa-se a necessidade de impedir o avanço dos desafios do trabalho pedagógico no Brasil. Sob esse viés, cabe ao Estado- garantidor de direitos fundamentais-, juntamente ao Ministério da Educação, investir em programas e projetos nacionais para a formação de profissionais de boa qualidade de ensino, através da disponibilização de cursos gratuitos com o intuito de preparar cidadãos com relevância. Por fim, é papel do Governo Estadual cumprir com o reajuste do piso nacional dos profissionais do magistério da educação básica, que sofre um conceituado aumento anual, com a finalidade de atenuar os efeitos da desvalorização dos mestres e elevar gravemente o nível do sistema educacional do cenário brasileiro.

  1. Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita – 180 pontos O texto apresenta um bom domínio da norma culta da língua escrita, com poucos desvios gramaticais e uma escrita clara e compreensível.
  2. Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento – 180 pontos O autor demonstra compreensão plena da proposta e aplica conceitos filosóficos, como o pensamento de Immanuel Kant e Paulo Freire, de forma consistente na argumentação.
  3. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 180 pontos O texto apresenta uma organização lógica dos argumentos e faz uso de exemplos pertinentes, como a referência ao filme “Escritores da Liberdade”, para embasar suas ideias.
  4. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 180 pontos O autor utiliza recursos linguísticos de forma adequada, com uma boa estruturação argumentativa, tornando o texto coeso e coerente.
  5. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 180 pontos A proposta de intervenção é clara e coerente com o tema proposto. O autor sugere medidas concretas, como investimentos em formação de professores e reajuste salarial, para valorizar os educadores.

Nota Final: 900

A redação apresenta uma abordagem muito boa do tema, com argumentos bem desenvolvidos e uma proposta de intervenção relevante. O autor demonstra um ótimo domínio da escrita, compreensão da proposta e embasamento teórico. Parabéns pelo excelente desempenho! Continue praticando para aprimorar ainda mais suas habilidades na escrita. Se precisar de mais ajuda, estou aqui para auxiliá-lo. Parabéns novamente!

9.8/10

Aula 34 – Redação

Lívia, parabéns pelo excelente texto sobre o SUS! Sua redação está muito bem elaborada e demonstra um bom domínio do tema. No entanto, gostaria de fazer algumas sugestões para aprimorar ainda mais sua escrita:

Na linha 14, observe que você utiliza a expressão “filas quilométricas”. Para manter uma linguagem mais formal, sugiro que você substitua essa expressão por uma descrição mais precisa e adequada ao contexto, como “longas filas de espera” ou “extensas filas de atendimento”.

Ao analisar o final do segundo parágrafo argumentativo, mais especificamente nas linhas 22 e 23, percebo que você menciona consequências que não estão diretamente relacionadas ao que foi citado anteriormente. É importante estabelecer uma relação fidedigna e assertiva com a realidade, de modo que as consequências apresentadas estejam em consonância com os argumentos anteriormente desenvolvidos.

No geral, seu texto está impecável e figura entre os melhores produzidos sobre esse assunto por todos os alunos do cursinho. Continue aprimorando sua escrita e sua capacidade de argumentação, buscando sempre a precisão e a coesão em suas ideias. Parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho!

Competência 1 – 200 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

Competência 2 – 200 pontos: Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 180 pontos: Demonstra ótima capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma coerente.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.

Competência 5 – 200 pontos: Elabora de forma excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada de maneira exemplar à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 980/1000

9.6/10

Aula 26 – Redação

Lívia, a introdução está excelente, contemplando todos os elementos necessários. A escolha da contextualização foi muito assertiva, utilizando a política de industrialização de forma adequada. No entanto, sugiro evitar ultrapassar a linha 7, pois isso pode prejudicar a estrutura do restante do texto. Na linha 15, percebe-se a ausência da crase no trecho, devido à negligência das autoridades. O desenvolvimento do segundo parágrafo de argumento ficou superficial e informal, sendo necessário aprofundá-lo. A conclusão do seu texto ficou muito boa. No entanto, as linhas 29 e 30 apresentam certa confusão e requerem revisão.

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 200 – Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 200 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
  5. Elaborar uma proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos – 200 – Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Nota:  960/1000

Atividade 07 – Conclusões

Correção

Na primeira tese seria fácil evitar a repetição do termo “fim” nas linhas 5 e 6. Sua capacidade de sintetizar os principais pontos abordados e apresentar uma proposta relevante está evidente em todas as teses. Sucesso e bons estudos.

Nota: 10/10

Atividade 06 – Redação

Correção

Seus argumentos são consistentes, bem fundamentados e apresentados de maneira clara e coerente. O uso da “Era Vargas” foi certamente um diferencial para o segundo argumento. Ao mencionar a constituição, se possível apresente a data (1988).

Nota: 10/10

Atividade 05Argumentação

Correção

Lívia, seu parágrafo está muito bem desenvolvido e possui todos os elementos necessários, articulando-se de forma coerente com a proposta da atividade. No entanto, talvez a escolha da citação de Aristóteles não tenha sido a mais apropriada para o contexto e a temática em questão. Desejo-lhe sucesso e bons estudos.

Nota: 10/10

Atividade 04Introduções

Correção

Lívia, as introduções estão excelentes. Todas as teses estão bem definidas, os problemas apresentados condizem não só com o que foi pedido pelo tema, mas estão bem posicionados em relação aos contextos que você escolheu. Excelente.

Nota: 10/10

Atividade 03Conclusão

Correção

Sua atividade de conclusão está excelente, parabéns. 

Nota: 10/10

Atividade 02Desenvolvendo Teses

Correção

Na atividade sobre exploração trabalhista eu tentaria utilizar outro termo em detrimento de “acarretamento” – talvez “ampliação”; Na sequência há a ausência da crase em “somada à má remuneração” – o mesmo ocorre na atividade seguinte “ligado às diferentes”;

Na última atividade, seria muito mais produtivo em relação ao tema fazer uma pequena alteração no final: “[…]tecnológicos, já que eles estão relacionados à verdadeira inclusão digital”.

Nota: 9/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

A estrutura da primeira tese está muito bem definida. Veja na segunda frase “não se tornou mais sólido”, não seria a “luta” mais “sólida”?

Nota: 9/10

Na segunda tese o trecho “tal como” talvez pudesse ser substituído por “bem como” ou “e também”, ou ainda “assim como”.

Nota: 10/10