Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.
Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/
Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.
Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI
Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado
Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.
Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022
Redação – Desemprego Estrutural
Parabéns pelo seu esforço e dedicação na redação sobre o desemprego estrutural no Brasil. Aqui estão alguns comentários e sugestões finais antes do Enem:
Introdução: sua introdução começa de forma assertiva com a escolha da Revolução Industrial e a data correspondente. Certifique-se de evitar ultrapassar a linha 7, pois isso pode comprimir os parágrafos argumentativos. Contextualização: A citação da CLT junto com os quadros “Operários” da Taça do Amaral foi brilhante, o que enriqueceu seu primeiro parágrafo de argumentação. Além disso, o uso de “Tempos Modernos” de Charles Chaplin funcionou muito bem no parágrafo seguinte.
Conclusão e Espaço Disponível: A conclusão, no entanto, pode ser considerada o ponto mais fraco do texto. Poderia ter sido melhor desenvolvida, e talvez a linha que faltou na introdução pudesse ser alocada para expandir a conclusão.
Nas avaliações das competências, sua redação obteve as seguintes pontuações:
Competência 1 (Domínio da Língua): 200 pontos
Competência 2 (Compreensão da Proposta): 200 pontos
Competência 3 (Organização de Ideias): 200 pontos
Competência 4 (Mecanismos Linguísticos): 200 pontos
Competência 5 (Proposta de Intervenção): 180 pontos
Nota: 980/1000
1º SIMULADO – ENEM 2023
REDAÇÃO
De acordo com a filosofia iluminista de Immanuel Kant, baseada no racionalismo crítico, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. No entanto, observa-se que na realidade contemporânea o trabalho docente é descomedidamente desvalorizado e apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos educacionais propostos aos jovens e daqueles apontados por Kant. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da limitação do investimento na formação dos mestres, bem como a depreciação salarial para a efetivação de uma carreira decente.
Em primeiro plano, é de imensa importância relevar que poucos recursos públicos são devidamente direcionados ou distribuídos a área educacional, dificultando assim, a atuação dos professores em meio a evolução recorrente que a educação requer. Nesse cenário, o longa metragem inglês “Escritores da Liberdade” faz referência ao sucateamento das instituições de ensino e é marcado pelo impacto gerado em relação à postura dos alunos com a professora, que, por sua vez, é motivada a rever sua metodologia de ensino para encontrar soluções de problemas que deveriam ser solucionados pelas entidades superiores. Tal fato reforça a conjuntura hodierna, visto que a negligência estatal faz-se presente no ambiente escolar e o Governo descumpre seu papel associado à democratização do ensino. Por conseguinte, ocorre a formação de indivíduos sem um trabalho educativo de excelência.
Outrossim, vale ressaltar que o trabalho docente é de extrema necessidade para a formação superior e para o desenvolvimento de habilidades e competências, seja como mentor, orientador ou educador de seus alunos. Sob essa ótica, o mestre e filósofo brasileiro Paulo Freire defende a ideia de que “A educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.” Assim, dessa forma, é possível concluir que apesar de dividir grande cotação e um considerável papel perante a sociedade, a ocupação do professor não é respeitada e honrada no território brasileiro. Consequentemente, a tendencia é que o índice de formação de profissionais na área da educação diminua drasticamente de acordo com o piso salarial atual.
Mediante o exposto, observa-se a necessidade de impedir o avanço dos desafios do trabalho pedagógico no Brasil. Sob esse viés, cabe ao Estado- garantidor de direitos fundamentais-, juntamente ao Ministério da Educação, investir em programas e projetos nacionais para a formação de profissionais de boa qualidade de ensino, através da disponibilização de cursos gratuitos com o intuito de preparar cidadãos com relevância. Por fim, é papel do Governo Estadual cumprir com o reajuste do piso nacional dos profissionais do magistério da educação básica, que sofre um conceituado aumento anual, com a finalidade de atenuar os efeitos da desvalorização dos mestres e elevar gravemente o nível do sistema educacional do cenário brasileiro.
Nota Final: 900
A redação apresenta uma abordagem muito boa do tema, com argumentos bem desenvolvidos e uma proposta de intervenção relevante. O autor demonstra um ótimo domínio da escrita, compreensão da proposta e embasamento teórico. Parabéns pelo excelente desempenho! Continue praticando para aprimorar ainda mais suas habilidades na escrita. Se precisar de mais ajuda, estou aqui para auxiliá-lo. Parabéns novamente!
Aula 34 – Redação
Lívia, parabéns pelo excelente texto sobre o SUS! Sua redação está muito bem elaborada e demonstra um bom domínio do tema. No entanto, gostaria de fazer algumas sugestões para aprimorar ainda mais sua escrita:
Na linha 14, observe que você utiliza a expressão “filas quilométricas”. Para manter uma linguagem mais formal, sugiro que você substitua essa expressão por uma descrição mais precisa e adequada ao contexto, como “longas filas de espera” ou “extensas filas de atendimento”.
Ao analisar o final do segundo parágrafo argumentativo, mais especificamente nas linhas 22 e 23, percebo que você menciona consequências que não estão diretamente relacionadas ao que foi citado anteriormente. É importante estabelecer uma relação fidedigna e assertiva com a realidade, de modo que as consequências apresentadas estejam em consonância com os argumentos anteriormente desenvolvidos.
No geral, seu texto está impecável e figura entre os melhores produzidos sobre esse assunto por todos os alunos do cursinho. Continue aprimorando sua escrita e sua capacidade de argumentação, buscando sempre a precisão e a coesão em suas ideias. Parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho!
Competência 1 – 200 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Competência 2 – 200 pontos: Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 180 pontos: Demonstra ótima capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma coerente.
Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.
Competência 5 – 200 pontos: Elabora de forma excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada de maneira exemplar à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 980/1000
Aula 26 – Redação
Lívia, a introdução está excelente, contemplando todos os elementos necessários. A escolha da contextualização foi muito assertiva, utilizando a política de industrialização de forma adequada. No entanto, sugiro evitar ultrapassar a linha 7, pois isso pode prejudicar a estrutura do restante do texto. Na linha 15, percebe-se a ausência da crase no trecho, devido à negligência das autoridades. O desenvolvimento do segundo parágrafo de argumento ficou superficial e informal, sendo necessário aprofundá-lo. A conclusão do seu texto ficou muito boa. No entanto, as linhas 29 e 30 apresentam certa confusão e requerem revisão.
Nota: 960/1000
Correção
Lívia, seu parágrafo está muito bem desenvolvido e possui todos os elementos necessários, articulando-se de forma coerente com a proposta da atividade. No entanto, talvez a escolha da citação de Aristóteles não tenha sido a mais apropriada para o contexto e a temática em questão. Desejo-lhe sucesso e bons estudos.
Nota: 10/10
Correção
Na atividade sobre exploração trabalhista eu tentaria utilizar outro termo em detrimento de “acarretamento” – talvez “ampliação”; Na sequência há a ausência da crase em “somada à má remuneração” – o mesmo ocorre na atividade seguinte “ligado às diferentes”;
Na última atividade, seria muito mais produtivo em relação ao tema fazer uma pequena alteração no final: “[…]tecnológicos, já que eles estão relacionados à verdadeira inclusão digital”.
Nota: 9/10
Correção
A estrutura da primeira tese está muito bem definida. Veja na segunda frase “não se tornou mais sólido”, não seria a “luta” mais “sólida”?
Nota: 9/10
Na segunda tese o trecho “tal como” talvez pudesse ser substituído por “bem como” ou “e também”, ou ainda “assim como”.
Nota: 10/10