Marianne da Silva Sousa

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

7.2/10

Redação – Preservação da Biodiversidade

Ao iniciar os parágrafos lembre-se de saltar o espaço de tabulação. Evite repetições de palavras e conteúdos; a redundância, ou pleonasmo vicioso, é considerado um vício de linguagem. Sendo assim, cuidado para não repetir a mesma informação ou argumento ao longo do texto, ainda que através de diferentes palavras e expressões.

Use um parágrafo para cada argumento e analise todos os aspectos possíveis. Uma dica importante é pensar em uma frase principal para cada parágrafo, e a partir disso desenvolver um argumento completo em cada frase. Faça também o planejamento do seu texto; estruture o raciocínio. Ao fazer isso, você também está dando forma à estrutura da sua redação.

Competência 1 (Domínio da Língua): 160 pontos

Competência 2 (Compreensão da Proposta): 120 pontos

Competência 3 (Organização de Ideias): 120 pontos

Competência 4 (Mecanismos Linguísticos): 160 pontos

Competência 5 (Proposta de Intervenção): 160 pontos

Nota: 720/1000

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 54 – Prática de Conclusão

Aula 22 – Prática de Conclusão

Aula 50 – Prática de Introdução

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0
5.8/10

Aula 34 – Redação

Marianne, é importante evitar o uso de expressões de senso comum, como “nos dias atuais” ou “atualmente”, no início da redação. Lembre-se dos elementos fundamentais para a construção de uma introdução sólida. Apenas mencionar que os fatos estão sendo discutidos é algo que a maioria dos alunos faz. Nesse caso, é melhor apresentar um contexto mais específico, como a Constituição Federal, o desenvolvimento do SUS no século XX e a tentativa falha do governo de universalização da Saúde Pública, por exemplo.

Além disso, é essencial que a introdução contenha não apenas o contexto, mas também um conectivo e uma tese bem desenvolvida. Minha sugestão é que antes de avançar no desenvolvimento de novas redações, você revise as aulas específicas sobre introdução disponíveis no Drive do nosso curso. É importante também planejar o texto para evitar parágrafos longos e garantir a separação adequada das ideias. Evite expressões de senso comum ou da linguagem cotidiana, como “costuma demorar hoje em dia”.

Para que seu texto esteja de acordo com a escrita formal, é necessário considerar alguns cuidados:

(1) Evite marcas de oralidade e de registro informal. Os vícios de linguagem presentes na fala não devem ser utilizados na escrita formal, pois não se adequam à norma-padrão da língua.

(2) Busque a precisão vocabular. Encontrar as palavras corretas para definir conceitos e ideias é fundamental para atender a esse requisito. A precisão vocabular é alcançada ao utilizar um bom vocabulário, empregando palavras que não são comumente utilizadas na fala.

Competência 1 – 120 pontos: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 100 pontos: Demonstra compreensão e análise crítica parcial do tema, com argumentos limitados, inconsistências e fragilidades no texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 100 pontos: Demonstra capacidade parcial e limitada de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos superficiais, com inconsistências e fragilidades na articulação.

Competência 4 – 140 pontos: Articula de forma satisfatória as partes do texto, com algumas inadequações, e apresenta um repertório razoavelmente diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 120 pontos: Elabora de forma mediana proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação limitada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 580/1000

6.8/10

Aula 32 – Redação

Mariane, vamos reconstruir a sua introdução para incluir os elementos fundamentais que facilitarão a produção do restante do texto. Aqui está um exemplo:

“Garantido constitucionalmente pela Constituição Federal de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, a educação é um direito indispensável para a formação completa e cidadã de todos os indivíduos que fazem parte da sociedade brasileira. No entanto, a realidade nacional se distancia completamente do que é previsto por lei, pois existem inúmeras localidades no vasto território do Brasil que ainda não possuem infraestrutura educacional adequada. Além disso, há a ausência de amparo e acesso amplo e universal para alunos portadores de necessidades especiais no sistema de ensino público.”

Com essa reconstrução, a introdução apresenta o contexto (garantia constitucional da educação), um conectivo adequado (“no entanto”) e uma tese bem desenvolvida que indica os problemas relacionados à infraestrutura educacional e à inclusão de alunos com necessidades especiais.

A partir dessa nova introdução, podemos dar continuidade ao desenvolvimento do restante do texto. 

Para atingir a nota máxima na competência 3 é preciso apresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. O projeto de texto é fundamental para um texto com uma tese bem fundamentada e consistente.

Competência 1 – 120 pontos: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 140 pontos: Demonstra compreensão e análise crítica parcial do tema, com argumentos limitados, inconsistências e fragilidades no texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 140 pontos: Demonstra capacidade parcial e limitada de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos superficiais, com inconsistências e fragilidades na articulação.

Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma satisfatória as partes do texto, com algumas inadequações, e apresenta um repertório razoavelmente diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 120 pontos: Elabora de forma mediana proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação limitada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 680/1000

6.4/10

Aula 26 – Redação

É importante fazer uma redação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com parágrafos bem estruturados e organizados, em vez de escrever tudo em um bloco contínuo, por várias razões. Vejamos algumas delas:

Clareza e organização: Ao escrever uma redação, é essencial que suas ideias sejam claras e bem organizadas. A estrutura em parágrafos ajuda a dividir os diferentes pontos que você deseja abordar, tornando o texto mais legível e compreensível para o leitor, que pode ser um avaliador do Enem. Parágrafos bem definidos permitem que você se concentre em cada ideia separadamente, desenvolvendo-a adequadamente e fornecendo evidências e exemplos relevantes.

Coerência e coesão: A estrutura em parágrafos contribui para a coerência e coesão do texto. Os parágrafos atuam como unidades temáticas, permitindo que você desenvolva um argumento ou um aspecto específico do tema em cada um deles. Isso facilita a conexão lógica entre as diferentes partes da sua redação e ajuda o leitor a acompanhar sua linha de raciocínio. Além disso, o uso adequado de conectores e palavras de transição entre os parágrafos ajuda a criar uma sequência coesa de ideias.

Organização visual: O aspecto visual do texto também é importante. Quando você escreve em um bloco contínuo, sem espaçamento entre parágrafos, o texto pode se tornar cansativo e confuso para o leitor. Parágrafos bem definidos, com espaços entre eles, facilitam a leitura e a compreensão do texto como um todo. Isso é especialmente relevante considerando que os avaliadores do Enem têm um grande número de redações para ler e avaliar, e um texto bem organizado visualmente pode se destacar positivamente.

Critérios de avaliação: O Enem possui critérios específicos de avaliação para a redação, e a falta de parágrafos adequados pode afetar negativamente a pontuação. A estrutura em parágrafos é uma das características esperadas em um texto bem escrito, e a ausência dessa organização pode comprometer a pontuação nas competências de estrutura textual, coesão e coerência.

Portanto, é recomendado que você separe suas ideias em parágrafos bem estruturados ao escrever uma redação para o Enem. Isso contribuirá para uma melhor organização, clareza e compreensão do seu texto, além de atender aos critérios de avaliação estabelecidos pela prova.

Marianne, sempre que utilizar um conectivo, coloque uma vírgula depois dele. Dessa forma, o início de cada frase ficará melhor organizado. Além disso, é importante prestar atenção no uso correto da crase. Por exemplo, na linha 17, você utilizou “à”, mas deveria ter utilizado “há” (no sentido de “haver” ou “existir”). Outro uso incorreto ocorre na linha 25. É importante estar atenta a esses detalhes para garantir a correção gramatical do texto.

Competência 1 – 140 pontos – Demonstra bom domínio parcial da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 120 pontos – Demonstra compreensão e análise crítica mediana do tema, com argumentos relevantes, mas com algumas inconsistências e limitações no texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 120 pontos: Demonstra capacidade parcial de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos limitados, com inconsistências e fragilidades na articulação.

Competência 4 – 120 pontos: Articula de forma mediana as partes do texto, com inadequações, e apresenta um repertório limitado de recursos coesivos.

Competência 5 – 140 pontos: Elabora de forma parcial proposta de intervenção, relacionada ao tema, porém com uma articulação insuficiente à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 640/1000

Atividade 07 – Conclusões

Correção

Para escrever uma conclusão impactante na redação do Enem, é essencial seguir algumas dicas: A proposta de intervenção precisa ser detalhada; deve conter, portanto, a exposição da intervenção sugerida e o detalhamento dos meios para realizá-la. Deve refletir os conhecimentos de mundo de quem a redige, de modo que a coerência da argumentação será um dos aspectos decisivos no processo de avaliação. É necessário respeitar os direitos humanos, não romper com valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS

✓ QUEM? (AGENTE)

✓ O QUE? (AÇÃO)

✓ COMO? (METODOLOGIA)

✓ PARA QUE? (OBJETIVO)

Nota: 6/10

Atividade 06 – Redação

Correção

Em seus próximos textos procure fazer a letra um pouco menor, isso irá facilitar na organização geral. Ao passar o texto a limpo, tenha atenção com a acentuação gráfica, você está esquecendo de transcrever alguns desses símbolos. Não faça sua redação em forma de bloco – divida os parágrafos devidamente (Introdução, argumentação e conclusão). Planeje sua redação antes de escrever – reserve alguns minutos para pensar sobre o tema e organize suas ideias em um esquema ou mapa mental. Isso ajudará você a ter uma visão clara do que deseja escrever e a organizar suas ideias de maneira coerente.

 

Use argumentos consistentes e bem fundamentados – para obter uma boa pontuação na redação do Enem, é essencial que seus argumentos estejam bem fundamentados em fatos e opiniões confiáveis. Faça pesquisas para embasar seus argumentos e evite usar informações falsas ou distorcidas.


Nota: 4/10

Atividade 04 – Introduções

Correção

Mariane, na primeira atividade a respeito da insegurança alimentar no Brasil, possui uma linguagem muito informal e próxima à oralidade. Seria necessário reescrever esse parágrafo utilizando os elementos necessários da introdução e formalizando mais a escrita.

Na segunda atividade, o mesmo acontece e parece haver, na linha 2, um diálogo com interlocutor do texto. Seria também nesse caso interessante refazer o parágrafo, lembrando dos elementos essenciais da introdução, que necessita de contextualização, conectivo e tese com dois problemas diretos e distintos.

Nota: 6/10

Atividade 03 – Conclusão

Correção

Agora que já fizemos a aula de conclusão, seria possível reformular esse parágrafo, adicionando todos os elementos necessários que estudamos: a ação, os objetivos e a metodologia para execução da ação.

Nota: 6/10

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Marianne, é necessário que você reduza o tamanho da letra, isso permitirá que mais informações possam ser inseridas em seus textos. Nesse parágrafo em específico, senti falta da utilização de conhecimentos de várias áreas para exemplificar melhor aquilo que é mencionado. Além disso, percebi que esse parágrafo se parece mais com o primeiro parágrafo de argumento do que com o segundo, como foi proposto pela atividade.

Nota: 5/10

Atividade 02Desenvolvendo Teses

Correção

Perceba, o trecho anterior na atividade sobre exploração trabalhista termina com o uso de dois pontos, logo mantenha letra minúscula na sequência; eu evitaria a repetição trabalhadores – trabalham; remova o termo “nenhum”; por fim, caso “sofram (os trabalhadores) algum acidente.

Na atividade sobre classes sociais eu substituiria o trecho “falta de educação” por “ausência de cidadania”.

Eu evitaria a repetição do termo “falta” na última atividade; lembre-se da crase em “devido à falta de”.

Nota: 6/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

Na primeira tese seria mais produtivo falar a respeito do preconceito em relação as doenças mentais e não sobre as doenças em si. Além disso, o conectivo de oposição está inadequado à situação de uso.

Veja: Fora da ficção, o cenário brasileiro mostra-se igualmente lamentável, já que o estigma em relação aos portadores de transtornos mentais está relacionado à exclusão social e à perda de direitos.

Nota 4/10

Na segunda tese há um erro de concordância “as pessoas” – “deviam”. Na tese aponte somente os problemas e não as soluções; veja:

Por outro lado, é também fato que o Governo pouco tem feito em relação às desigualdades e sobretudo falhado no desenvolvimento de políticas públicas realmente efetivas no combate à fome.

Nota 5/10