Ana Luísa Mourão Barbosa

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0
7.2/10

Aula 34 – Redação

Ana, sua introdução estruturalmente está bem construída, mas o conteúdo pode ser refeito. Lembre-se de adicionar conectivos após os pontos finais. Essa ausência de elementos coesivos faz com que a leitura de todo o texto seja prejudicadam já que ela ocorre também nos parágrafos argumentativos. Você poderia ter adicionado conectivos nas linhas 3, 4, 8, 12, 20 e 25.

Para fortalecer sua argumentação, é necessário apresentar elementos das várias áreas do conhecimento, como citações de pensadores, referências históricas, filósofos, estatísticas, dados, filmes, séries, entre outros. Esses elementos ajudarão a embasar e enriquecer sua argumentação, trazendo mais consistência ao texto.

Competência 1 – 160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 140 pontos: Demonstra compreensão e análise crítica parciais do tema, com argumentos relevantes, porém com algumas inconsistências e limitações no texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 140 pontos: Demonstra capacidade parcial de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos limitados, com inconsistências e fragilidades na articulação.

Competência 4 – 140 pontos: Articula de forma satisfatória as partes do texto, com algumas inadequações, e apresenta um repertório razoavelmente diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 140 pontos: Elabora de forma adequada proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Nota: 720/1000

Atividade 04 – Introduções

Correção

A primeira introdução está excelente, exceto pela duas últimas linhas que parecem estar confusas. O que você quis dizer com “tratar uma alimentação”? – talvez fosse melhor “assegurar uma alimentação”. Na sequência, após “uma vez que” remova a vírgula.

Nota: 9/10

Na segunda atividade o uso de “Logo, diante disso”, torna-se redundante, escolha somente um dos dois. Ao final, eu usaria outros termos para substituir “arruinadas e descuidadas”.

Nota: 9/10

Atividade 03 – Conclusão

Correção

Você apresentou uma ação mas sem definir quem irá executá-la, veja: “é fundamental que tomem” – quem?; Na sequência remova o “sendo”, deixe somente “Assim,”.

Nota: 8/10

Atividade 02 – Desenvolvendo Teses

Correção

Em sua terceira atividade, sobre classes sociais, substitua “no qual” por “o qual”;

É um problema social que/o qual leva ao amento(…); Na última atividade, “acesso à rede” ou “acesso a uma rede”. “Juntamente com a carência de profissionais qualificados para promover a inclusão digital por meio da educação”.

As teses estão com problemas bem definidos, portanto estão completas. Talvez fosse possível formalizar um pouco mais a linguagem. Nota: 9/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

Na primeira atividade eu substituiria o “com isso” por “dessa maneira”; “na qual gera…”; seria interessante trocar políticas sociais por investimentos sociais, assim não ficaria repetitivo em relação ao trecho seguinte “políticas públicas”. Nota 9/10

Na segunda atividade, novamente, “na qual”; Nota: 9/10