Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.
Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/
Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.
Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI
Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado
Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.
Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022
1º SIMULADO – ENEM 2023
REDAÇÃO
A valorização do trabalho docente é o ponto de partida para o Brasil caminhar rumo ao atingimento da excelência nos índices educacionais. Entretanto, os professores ainda enfrentam muitos desafios na atualidade, tanto por parte dos alunos, quanto pela falta de valorização da profissão.
Ainda convém lembrar, que de acordo com as pesquisas, em parceria com o IPEC, os estudos revelaram que 72% dos brasileiros vêem o magistério como um cargo desvalorizado, se comparado com outras profissões. Temos como exemplo dessa desvalorização os baixos salários que eles obtém, que muitas das vezes cobre apenas o básico para se viver, ou nem sequer isso.
Outro fator a salientar são as desmotivações dos aprendizes, que frequentemente não têm grande interesse nas aulas e nos conteúdos que lhe são passados. Temos como resultado disso, indivíduos que grande parte das vezes abandonam a escola e acabam ocupando cargos informais futuramente, de menor qualificação e remuneração baixa.
Portanto, faz se necessário que o estado trabalhe para fazer um bom reajuste salarial através da Convenção coletiva de Trabalho, gerando assim mais desempenho e valorização para os professores. Além disso, é também uma boa opção usar a tecnologia nas atividades escolares para gerar maior interesse nos alunos e contribuir para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e capacidades criativas.
O texto aborda de forma pertinente a questão da valorização do trabalho docente no Brasil e os desafios enfrentados pelos professores. No entanto, é importante notar que o desenvolvimento dos argumentos pode ser aprimorado para maior clareza e consistência na exposição das ideias. Vamos avaliar cada uma das competências:
Nota Final: 700 pontos
O texto apresenta uma análise relevante sobre a valorização do trabalho docente e os desafios enfrentados pela educação no Brasil. Para aprimorar a redação, é importante revisar a organização e clareza dos argumentos, bem como desenvolver mais detalhadamente a proposta de intervenção.
Aula 34 – Redação
Ao iniciar seu texto, é importante evitar locais-comuns, como apontar que o tema é muito discutido. Em vez disso, na introdução, é preferível que você apresente elementos das várias áreas do conhecimento que contextualizem o tema de forma mais precisa. Em seguida, apresente o contexto coletivo relacionado ao tema e, por último, formule sua tese, que deve abordar dois problemas distintos que serão discutidos nos parágrafos subsequentes. Lembre-se de utilizar a crase corretamente ao mencionar “acesso à saúde”. Além disso, evite o uso informal da palavra “pessoas” e prefira mencionar os indivíduos como cidadãos, membros de uma população ou de uma comunidade, por exemplo. Isso trará mais formalidade e precisão ao seu texto.
No segundo parágrafo argumentativo, observe que ele está um pouco confuso e não apresenta elementos das várias áreas do conhecimento capazes de enriquecer a qualidade dessa argumentação. Busque utilizar dados, estatísticas, citações de especialistas, teorias ou exemplos práticos para fortalecer seus argumentos e elevar o nível da sua argumentação. No geral, a partir da linha 11, o texto começou a ficar um pouco repetitivo, incluindo a argumentação e a conclusão. Procure variar suas ideias, trazendo novos insights e evitando repetições excessivas.
Competência 1 – 160 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Competência 2 – 140 pontos: Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 140 pontos: Demonstra ótima capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma coerente.
Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – 120 pontos: Elabora de forma adequada proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 720/1000
Aula 26 – Redação
Mayara, ao realizar sua tese, lembre-se de estabelecer dois problemas de maneira bem nítida; assim sua introdução irá auxiliar a produção do restante do texto de forma melhor articulada.
O conectivo “Diante disso” (linha 06) é mais produtivo quando utilizado dentro dos parágrafos. Para iniciar o primeiro argumento não é necessário conectivo.
Ao passar sua redação a limpo, lembre-se de utilizar as linhas até o fim.
Notei que seus parágrafos de argumentação não apresentam elementos externos (contextos); ao utilizar conhecimentos das várias áreas na redação do Enem, você enriquece o texto, demonstra repertório cultural, embasa seus argumentos, mostra habilidades interdisciplinares e pode apresentar uma abordagem criativa e original. Esses elementos são valorizados na correção e podem contribuir para uma pontuação mais alta na prova. Isso é valorizado na correção da redação, pois evidencia que você possui conhecimentos diversos e está conectado com questões sociais, históricas, científicas, artísticas, entre outras. Demonstrar uma visão ampla e contextualizada do mundo é um dos critérios de avaliação do Enem. o recorrer a informações de áreas como história, ciências sociais, economia, biologia, entre outras, você fortalece a sustentação dos seus argumentos e torna sua redação mais convincente. Além disso, ao demonstrar familiaridade com diferentes perspectivas e teorias, você pode apresentar um ponto de vista mais fundamentado.
Competência 1 – 180 pontos – Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 – 140 pontos – Demonstra compreensão e análise crítica parciais do tema, com argumentos relevantes, porém com algumas inconsistências e limitações no texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 100 pontos: Demonstra capacidade parcial e limitada de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos superficiais, com inconsistências e fragilidades na articulação.
Competência 4 – 140 pontos: Articula de forma satisfatória as partes do texto, com algumas inadequações, e apresenta um repertório razoavelmente diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – 180 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 740/1000
Correção
Na primeira atividade, prefira grafar “Governo Federal” com as iniciais maiúsculas. Na linha 06, ainda na primeira atividade, seria interessante deixar a linguagem mais direta “a fim de que todos tenham o direito ao acesso à alimentação”. Na segunda atividade conclusiva você utilizou espaço de parágrafo – lembre-se a conclusão é feita em um único parágrafo.
Nota: 8/10
Correção
Iniciar o primeiro argumento com um conectivo de oposição irá contra argumentar sua própria tese. Seria muito mais produtivo iniciar diretamente “É possível notar que destaca-se…”. Planeje sua redação antes de escrever – reserve alguns minutos para pensar sobre o tema e organize suas ideias em um esquema ou mapa mental. Isso ajudará você a ter uma visão clara do que deseja escrever e a organizar suas ideias de maneira coerente. Use argumentos consistentes e bem fundamentados – para obter uma boa pontuação na redação do Enem, é essencial que seus argumentos estejam bem fundamentados em fatos e opiniões confiáveis.
Nota: 7/10
Correção
Mayara, lembre-se de utilizar espaço de parágrafo claro ao iniciar um novo parágrafo em seu texto. No geral, a apresentação do seu parágrafo está adequada, entretanto, senti falta primeiro de uma linguagem mais formal e, segundo, da utilização de elementos das várias áreas do conhecimento.
Nota: 7/10
Correção
Redações que se iniciam com expressões “nos últimos anos”, “atualmente”, tendem a se parecer muito comuns. Evite dizer no início do texto, por exemplo, que o assunto é persistente ou que o assunto é atual, Assim será possível fugir do senso comum. Após a sexta linha, quando você menciona conflitos globais e crises econômicas é importante também relacioná-los ao problema da insegurança alimentar.
Nota: 8/10
Correção
Na linha 6, onde você fez uma pequena rasura, o trecho parece confuso as terras “que a cultura tradicionalmente ocupam” – seria “a cultura indígena” ou “os povos indígenas tradicionalmente ocupavam”?
Sempre que você for realizar uma conclusão e utilizar a implementação de leis é muito melhor criar uma única lei capaz de resolver o problema e dar mais detalhes a respeito dessa lei.
Nota: 8/10
Correção
Na primeira atividade é possível eliminar a repetição da palavra dificuldade; talvez fosse melhor formalizar mais o trecho:
As pessoas portadoras de doenças mentais possuem maiores desafios para entrar no mercado de trabalho, bem como são impedidas de conquistar a real independência social já que são deixadas à margem das comunidades em que vivem.
Nota 8/10
O mesmo na segunda atividade, basta reorganizar o texto; veja:
…geram fome, pobreza e sobretudo acentuam as questões ligadas aos direitos humanos básicos como a moradia, o acesso à água potável e saneamento básico, por exemplo.
Nota 7/10