Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.
Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/
Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.
Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI
Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado
Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.
Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022
Aula 34 – Redação
Ótimo trabalho na elaboração da introdução, que possui os elementos necessários. No entanto, é importante evitar rasuras ao longo do texto, não apenas na introdução. Além disso, faça um melhor manejo do espaço físico do texto, utilizando as linhas até o final. Dessa forma, você poderia ter evitado a utilização desnecessária da linha 8, assim como nas linhas 20 e 21.
Na linha 5 da introdução, é necessário utilizar a crase antes da palavra “necessidades”. Já na linha 12, em “a exemplo disso”, não se utiliza crase. Em relação à sua conclusão, o conectivo “afim” deve ser descrito separadamente, pois ele significa “com a finalidade de”.
Competência 1 – 160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 – 160 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 140 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.
Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – 140 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 760/1000
Aula 26 – Redação
A palavra “políticas”, na linha 03 de sua introdução, está sem acentuação. O termo “no qual” refere-se a “nesse lamentável cenário”, portanto deveria ser “o qual” (nesse lamentável necessário que/o qual provém) – linha 06. A introdução está excelente, tem todos elementos bem definidos, principalmente a tese.
No primeiro parágrafo de argumentação é possível evitar a repetição do termo “usuário”. Nesse argumento o exemplo baseia-se somente no senso comum, seria mais interessante citar um exemplo concreto.
Na linha vinte, o ideal seria “acesso a uma instituição de ensino”. O uso do termo “no qual”, linha 21, tem o mesmo problema da introdução. A palavra “mínimo”, linha 23, está sem acentuação gráfica. O mesmo acontece com os termos “políticas” e “públicas” na linha 29.
Competência 1 – 160 pontos – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 – 180 pontos – Demonstra ótima compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 140 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.
Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma adequada as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma adequada proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 800/1000
Correção
A introdução de seu texto ocupa um espaço que poderia ser vital para o desenvolvimento. Evite fazer introduções que ultrapassem a linha 7. Note que, na sequência, o segundo parágrafo de argumentação ficou curto e sem todos os elementos fundamentais.
Ao passar o texto a limpo, tenha atenção com a acentuação gráfica, você está esquecendo de transcrever alguns desses símbolos. Os termos “público, pública, condições, políticas”, por exemplo, estão sem acentuação.
Nota: 7/10
Correção
Ao mencionar o Estado enquanto entidade de governo, utiliza-se letra maiúscula. Na linha 3, após o termo “somado”, está faltando a crase. Em seus próximos parágrafos, é importante reduzir o espaçamento entre as palavras para melhor utilizar o espaço disponível na produção da redação. Sucesso e bons estudos!
Nota: 8/10
Correção
Bernardo a primeira atividade, sobre a persistência da insegurança alimentar no Brasil, está excelente. Os problemas definidos pela tese são bem marcantes e facilitariam a produção de um bom texto, parabéns.
Na segunda atividade, sobre acesso à saúde de qualidade, não é necessário ter realizado a rasura da linha 5 você poderia ter deixado o termo por extenso e não abreviado. na sequência na linha 7, esteja atento ao uso da crase em “devido à ausência de investimentos”.
Nota: 10/10
Correção
Na segunda atividade, sobre a exploração trabalhista, lembre-se da crase em “somada à má remuneração, (a vírgula deveria estar aqui) bem como a falta de políticas (lembre-se da acentuação em políticas).
Na última atividade é possível formalizar um pouco mais: “como também a completa carência de debates públicos e coletivos a respeito do uso da rede mundial de computadores na sociedade brasileira”.
Nota: 8/10
Correção
A primeira tese, sobre as doenças mentais, possui muitas repetições. Lembre-se da primeira etapa do processo de criação de teses. “Medo e falta […] e também falta”.
As pessoas tem com alguém que tenha. Talvez fosse melhor formalizar. Exemplo: A falta de compreensão entre os indivíduos do corpo social portadores de transtornos mentais em relação aos demais membros da sociedade.
Nota: 5/10
“ligada à quantidade de renda”; que tal assim: “Ligada à renda média familiar, aos investimentos realizados estruturais pelo Estado e, sobretudo, pela densidade demográfica de cada região”.
Nota: 7/10