Rosana Lacerda

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

Aula 54 – Prática de Conclusão

9.8/10

Redação – Dependência digital

Gostaria de parabenizá-la pelo seu texto, que alcança padrões muito elevados de qualidade. Vou realizar uma correção que esteja à altura do seu trabalho. Em relação ao seu ponto sobre a dependência digital, seria interessante mencionar a data de lançamento do documentário “O Dilema das Redes”, que ocorreu em 2020.

Em sua tese, é notável a clareza na delimitação dos problemas abordados, o que contribui para a produção de excelentes parágrafos argumentativos, como vemos neste texto em particular. No entanto, quanto à referência a Thomas Hobbes e seu livro “Leviatã”, embora seja uma citação correta, vejo espaço para uma abordagem mais específica e relacionada ao tema da dependência digital. Como professor, acredito que você pode enriquecer ainda mais o contexto com exemplos concretos que evidenciem a conexão entre Hobbes e a temática em discussão.

Além disso, é interessante diversificar ainda mais os repertórios utilizados. No seu texto, você também cita o pensador Habermas, o que demonstra a sua capacidade de incorporar diferentes perspectivas. Isso enriquece a argumentação e traz mais profundidade ao seu trabalho.

A avaliação de um texto tão bem elaborado como o seu torna-se um desafio, pois é difícil encontrar pontos de melhoria sem ser injusto. Sua nota, neste contexto, é de 980 pontos (considerando que o repertório do texto é pouco variado), refletindo a excelência do seu trabalho.

Continue desenvolvendo suas habilidades de escrita, pois você possui um talento notável para a argumentação e a clareza de ideias. Estou ansioso para ver mais do seu trabalho no futuro.

9.4/10

Redação – Desafios para a segurança pública no Brasil

Rosana, sua introdução possui os elementos essenciais, mas é curta, já que o tamanho da letra está relativamente maior do que o seu habitual. No entanto, ela aborda de forma coerente o tema da inoperância estatal e a corrupção nas instituições.

No primeiro argumento, seria proveitoso desenvolver mais as ideias nas linhas 14 e 15, talvez diminuindo o tamanho da letra para incluir informações adicionais. Nota-se que sua letra tende a diminuir ao longo do texto, chegando ao menor tamanho apenas na conclusão.

Além disso, observe que o termo “corrupção” foi repetido, especialmente na linha 19, onde falta o til no “ã”. A conclusão, no entanto, está bem alinhada com a tese proposta, o que é excelente.

Lembre-se de cuidar do tamanho das letras e evitar repetições desnecessárias. No geral, seu texto tem potencial, e essas melhorias podem torná-lo ainda mais sólido.

Competência 1 – 200 pontos: Sua redação demonstra excelente domínio da norma culta da língua portuguesa, com poucos erros gramaticais e ortográficos. A estruturação das frases e parágrafos é clara e coesa, tornando a redação de fácil compreensão. Pontuação: 200 pontos.

Competência 2 – 180 pontos: A capacidade de compreensão do tema e a apresentação de argumentos são satisfatórias, embora o texto possa se beneficiar de uma maior profundidade nas análises. Há um desenvolvimento consistente das ideias ao longo do texto. Pontuação: 180 pontos.

Competência 3 – 160  pontos: Você apresenta uma organização textual adequada, com início, desenvolvimento e conclusão bem estruturados. No entanto, algumas partes da argumentação poderiam ser mais desenvolvidas para fortalecer seus pontos de vista. Pontuação: 160 pontos.

Competência 4 – 200 pontos: Seu texto utiliza de forma eficaz os mecanismos linguísticos para construir argumentos e desenvolver ideias. A coesão textual é bem estabelecida, tornando a leitura fluida. Pontuação: 200 pontos.

Competência 5 – 200  pontos: A proposta de intervenção é relevante e coerente com o tema abordado. Você apresenta sugestões claras para resolver o problema discutido em sua redação. 

 

Nota: 940/1000

Aula 46 – Prática de Argumentação

10/10

Aula 34 – Redação

Rosana estruturalmente sua introdução é excelente possui todos os elementos fundamentais contexto conectivo tese a tese que inclusive está muito bem desenvolvida, Mas eu não sei se a relação estabelecida com a pintura expressionista seria a melhor escolha produtiva de contexto para se falar do SUS mas isso é meramente a minha opinião.

Na linha 20 Veja a ausência da crase em “em relação à (a+a) medicina – em relação ao médio”; As linhas 22 e 23 talvez pudessem ser Unidas para que o sentido fosse mais nítido veja o exemplo:

“ Por conseguinte, sobrevém (ocorre)  uma sobrecarga  no Sistema Único de Saúde,  fazendo com que ele fique impossibilitado de atender eficientemente os brasileiros, gerando um cenário não somente inconstitucional mas também inadmissível”.

Competência 1 – 200 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

Competência 2 – 200 pontos: Demonstra ótima compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 200 pontos: Demonstra boa capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, porém com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.

Competência 5 – 200 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 1000/1000

9.6/10

Aula 26 – Redação

Boa escolha de repertório para a introdução. Ao final da linha 03, imagino que seria mais produtivo utilizar “não é uma realidade para relevante parcela populacional, afinal conforme mostrado…” 

Remova a vírgula após “todavia”, no primeiro parágrafo de argumentação, linha 09. Na linha 11 suponho que você queira ter escrito “a exemplo a falta de e a remuneração insuficiente…”. Na linha 19, no segundo argumento, você utilizou “tupiniquins”, eu, particularmente, prefiro o termo “brasileiros”, mas isso não faz diferença na avaliação do texto. 

A linha 24 ocupa espaço, mas não produz conteúdo real, talvez ela pudesse ser melhor aproveitada. Na linha 27 a crase está ausente em “verba destinada à remuneração”.

Competência 1 – 180 pontos – Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 200 pontos – Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 200 pontos: Demonstra excelente capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma exemplar.

Competência 4 – 180 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 200 pontos: Elabora de forma excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada de maneira exemplar à discussão desenvolvida no texto.

Nota: 960/1000

Atividade 03 – Introdução

Correção

Perceba o erro de concordância na linha 6 da primeira atividade – “muitas vezes a situações – muitas vezes às situações – muitas vezes à situações; Os problemas da tese estão muito bem definidos. A escolha do contexto foi muito interessante.

Nota: 10/10

Atividade 03 – Conclusão

Correção

Essa é primeira vez que leio a palavra “árdego” em uma redação; veja na sequência “é intrínseco que o Governo Federal, […], aumente (ou precise aumentar) a fiscalização”.

Nota: 10/10

Atividade 02 – Desenvolvendo Teses

Correção

A primeira atividade sobre trabalho análogo à escravidão está impecável; na segunda tese, sobre combate à exploração talvez fosse possível alterar o termo proletário e proletariado para evitar essa pequena repetição; “a mais valia extraída das classes trabalhadoras – ou populares”.

As demais atividades estão igualmente muito bem desenvolvidas.

Nota: 10/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

Na primeira atividade há um erro de crase em “em relação à saúde mental” – você pode usar a regra geral para testar, exemplo: em relação ao desenvolvimento social.

Nota 10/10

A segunda tese, embora simplista, funciona muito bem.

Nota 10/10