Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.
Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/
Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.
Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI
Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado
Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.
Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022
Redações finais
Sua abordagem teve aspectos destacáveis, mas também áreas de aprimoramento. Sua introdução, ao citar a Revolução Industrial, foi uma escolha excelente para discutir a produção de capital e o desemprego, especialmente a desvalorização e substituição da mão de obra. A tese, embora simples, está bem definida, o que é positivo.
Por outro lado, observe que na linha 7 há um erro de acentuação na palavra “problemática”. Recomenda-se revisar a ortografia para evitar esses equívocos.
Mencionar o ensino técnico no Brasil no primeiro parágrafo de argumento é uma estratégia interessante, mas seria enriquecedor adicionar mais contexto para fortalecer esse ponto. A referência à crise de 1929 no segundo argumento foi uma escolha acertada para ilustrar o desemprego estrutural. No entanto, na linha 20, sugere-se substituir “onde” por “em que” ou “na qual” para maior clareza.
Na avaliação das competências, sua redação obteve as seguintes pontuações:
Competência 1 (Domínio da Língua) – 180 pontos
Competência 2 (Compreensão da Proposta) – 180 pontos
Competência 3 (Organização de Ideias) – 180 pontos
Competência 4 (Mecanismos Linguísticos) – 200 pontos
Competência 5 (Proposta de Intervenção) – 200 pontos
Nota: 940/1000
Redações finais
Parabéns pela sua redação sobre “Preservação da biodiversidade da Amazônia Brasileira”. Suas ideias são valiosas, mas há espaço para melhorias.
Sua introdução apresenta uma tese que aborda vários aspectos, como exploração, desmatamento, mineração e impacto na fauna. Isso torna a tese um pouco confusa e densa. Tente simplificar e focar em uma tese mais específica que englobe todos esses elementos.
A contextualização nos dois parágrafos de argumentação mostra uma discrepância significativa. O primeiro parágrafo, com a referência ao documentário “O Território,” é excelente, mas o segundo parágrafo precisa de mais desenvolvimento e conexão com o primeiro. Tente manter um equilíbrio entre os argumentos.
Lembre-se, no dia do Enem, é essencial planejar antes de iniciar a redação. Organize suas ideias e argumentos de forma clara e coesa.
Na avaliação das competências, você alcançou:
Competência 1 (Domínio da Língua) – 180 pontos
Competência 2 (Compreensão da Proposta) – 180 pontos
Competência 3 (Organização de Ideias) – 160 pontos
Competência 4 (Mecanismos Linguísticos) – 200 pontos
Competência 5 (Proposta de Intervenção) – 180 pontos
Continue focando na clareza da tese, equilibrando a contextualização nos argumentos e planejando sua redação com cuidado. Com essas melhorias, você pode atingir uma pontuação ainda mais alta.
Nota: 900/1000
2º SIMULADO – ENEM 2023
1º SIMULADO – ENEM 2023
REDAÇÃO
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, essa frase dita pelo importante educador Paulo Freire, demonstra a importância e influência que a educação tem em um corpo social. Entretanto, o sistema educacional do Brasil hodierno se encontra diante de inúmeros desafios, sobretudo na valorização do trabalho docente, sendo causas disso a negligência estatal e a passividade da sociedade.
Em primeiro plano, vale ressaltar o escasso interesse político em assegurar meios para a valorização dos professores, uma vez que não investem em programas para o seu crescimento profissional na sua área de atuação e direciona um salário consideravelmente menor do que realmente deveria. Assim, ao contrário do que é tratado na obra cinematográfica “Sociedade dos poetas mortos”, que representa o devido reconhecimento da educação e da formação de educadores capacitados, a nossa sociedade se encontra em uma situação de necessidade de extrema mudança. Consequentemente, precarizando os níveis de ensino e desvalorizando gravemente os professores.
Ademais, é igualmente relevante lançar um olhar atento a passividade do corpo social com os problemas supracitados, já que com a indiferença da civilização é praticamente impossível promover o respeito aos professores. Logo, a frase de Claire Fagin, “O conhecimento lhe dará a oportunidade de fazer a diferença” destaca que o reconhecimento dos problemas existentes mudará a forma do indivíduo lidar com a problemática, onde a nação infelizmente não reconhece a necessidade e importância dos docentes no desenvolvimento e aprendizagem dos mesmos, acarretando em tristes situações de desrespeito e agressão ao professor.
Diante do exposto, é imprescindível que o Governo Federal invista mais no trabalho docente, valorizando e aumentando o atual piso salarial dos mesmos, promovendo assim o seu reconhecimento necessário. Aliado a isso, é de extrema urgência que o Ministério da Educação, crie programas de valorização dos docentes, por meio de palestras e aulas com esse tema, buscando a verdadeira melhora da realidade brasileira.
O texto aborda de forma coerente a importância da valorização do trabalho docente no Brasil e os desafios enfrentados pelo sistema educacional. Os argumentos apresentados são bem desenvolvidos, e as referências às obras cinematográficas e citações de educadores acrescentam embasamento ao texto. Vamos avaliar cada uma das competências:
Nota Final: 860
A redação apresenta uma análise consistente sobre a valorização do trabalho docente e os desafios enfrentados pela educação no Brasil. A proposta de intervenção é relevante e respeita os direitos humanos. Parabéns pelo texto! Continue praticando para aprimorar suas habilidades de escrita e argumentação.
Aula 34 – Redação
Cláudia, sua introdução está impecável, especialmente o uso do termo “universalidade”. No entanto, sugiro uma pequena modificação na tese quando você menciona “sendo possível destacar”. Seria interessante reformulá-la para algo como: “principalmente a sobrecarga nos postos de saúde e o aprofundamento da desigualdade no atendimento à população”.
Na linha 7, logo no início, observe que o uso da crase está inadequado. Perceba que a crase está no singular e a palavra que vem em seguida está no plural. Portanto, faça a correção adequada para manter a concordância.
No entanto, é possível perceber que a argumentação parece ser a parte mais frágil do seu texto. Embora a escolha do repertório, como a série “Sob Pressão” e a Constituição Federal, tenha sido interessante, o desenvolvimento da argumentação ainda não está adequado. Especificamente no segundo parágrafo de argumentação, das linhas 19 até a linha 23, nota-se uma queda de qualidade.
Para aprimorar sua argumentação, sugiro que você forneça mais detalhes, exemplos e embasamento teórico para sustentar suas ideias de forma mais consistente. Utilize elementos de diversas áreas do conhecimento, como dados estatísticos, referências históricas, citações de especialistas e pensadores renomados. Isso ajudará a fortalecer sua argumentação e tornar seu texto mais persuasivo e fundamentado.
Competência 1 – 180 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Competência 2 – 160 pontos: Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 140 pontos: Demonstra ótima capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma coerente.
Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma adequada proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 800/1000
Aula 26 – Redação
A palavra “aflinge” na linha 6 está incorreta. “Aflige” é a forma conjugada do verbo “afligir” na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo ou negativo. “Afligir” significa causar aflição, ou seja, inquietar, atormentar, apoquentar.
A tese apresentada em sua introdução está bem definida e os dois problemas são fáceis de serem defendidos ao longo do texto, o que é muito bom. Para tornar o texto mais fluido, seria interessante, na linha 11, após o termo “desemprego”, inserir um ponto final. Em seguida, você poderia criar uma sentença do tipo: “Esses fatores levam famílias inteiras à situação de rua, já que contribuem efetivamente para a manutenção da má distribuição de renda.” Note que a “má distribuição de renda” é um elemento bem definido em sua tese.
No segundo parágrafo de argumento, eu esperava ver uma abordagem mais voltada para a questão da saúde pública em relação às drogas do que para a questão familiar ou pessoal desses indivíduos. Afinal, o exemplo está diretamente relacionado à questão das drogas em cracolândias, que é um caso de saúde pública em grandes centros urbanos.
200 pontos – Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
160 pontos – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto argumentativo-dissertativo, com proposição, argumentação e conclusão.
160 pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
160 pontos – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
200 pontos – Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 880/1000
Correção
No parágrafo produzido por você, Cláudia, seria possível colocar no singular o termo “dever”, já que ele é o único dever mencionado nas primeiras linhas, ou seja, o dever de disponibilizar acesso à saúde. Na linha 9, é muito mais produtivo inserir um ponto final após o termo “assegurados” e, na sequência, produzir uma nova frase iniciando com um conectivo e apresentando as consequências do problema mencionado.
Nota: 7/10
Correção
Na segunda atividade é possível evitar a repetição do termo “má”;
“a má distribuição da mão de obra somada à baixíssima remuneração média, fatores que estão intimamente ligados à ausência de políticas públicas de ação afirmativa”. O que acha?
A terceira atividade embora simples, está muito bem elaborada.
Lembre-se da crase em “desses meios à população digital” ou use para a “desses meios para a população digital”.
Nota: 8/10
Correção
O final da tese parece que ficou avulso. Não seria melhor colocar depois de “pessoas-,” um ponto final? Veja: “para tais pessoas. Assim, é urgente que esses problemas sejam devidamente analisados e solucionados”.
Nota 9/10
A segunda atividade está excelente.
Nota 10/10