Maísa Aparecida Ferreira

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

10/10

Redação – Desemprego Estrutural

Parabéns! Sua redação sobre o desemprego estrutural é notável e merece reconhecimento. Aqui estão alguns comentários e elogios:

Introdução Brilhante: Sua escolha de iniciar a introdução com o movimento futurista em relação ao desemprego foi uma das mais brilhantes que já vi sobre esse tema. Sua introdução é impecável, envolvente e relevante.

Conexões Bem Desenvolvidas: Ao abordar a Revolução Industrial e a Constituição Federal de 1988, você criou conexões inteligentes e bem trabalhadas, mostrando um entendimento profundo da evolução histórica e dos desafios contemporâneos relacionados ao desemprego estrutural.

Suas pontuações nas competências refletem seu talento e esforço:

Competência 1 (Domínio da Língua): 200 pontos

Competência 2 (Compreensão da Proposta): 200 pontos

Competência 3 (Organização de Ideias): 200 pontos

Competência 4 (Mecanismos Linguísticos): 200 pontos

Competência 5 (Proposta de Intervenção): 200 pontos

Nota: 1000

Seu desempenho é excepcional em todas as competências, o que demonstra sua habilidade excepcional em redação. Continue a aprimorar suas habilidades e confiança, pois você tem um talento notável. Desejo a você todo o sucesso no Enem e em sua jornada acadêmica futura.

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 54 – Prática de Conclusão

Aula 50 – Prática de Introdução

Aula 46 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0

REDAÇÃO

De acordo com o filósofo alemão Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”, a partir disso é possível compreender o fundamental papel exercido pelo professor na formação do cidadão. Contudo, este profissional não possui o respeito e reconhecimento necessário recorrente à sua grande importância, ao invés disto, conta com cada vez mais obstáculos para transmitir seus ensinamentos. A exemplo disso têm-se os baixos salários destinados a estes e a constante violência enfrentada.

Em primeiro plano, é importante o conhecimento dos baixíssimos salários destinados aos educadores brasileiros e das constantes falsas promessas feitas a estes. A partir disso, notam-se inúmeras formas de luta pela real concretização dos seus direitos e reajuste salarial para atingir as proporções justas e adequadas, como a realização de greves e manifestações nas ruas e redes sociais de pequenas e grandes cidades.

Ademais, são frequentes as infelizes notícias de atentados e invasões aos ambientes escolares ao longo do território do Brasil, contando com diversos docentes feridos e em casos mais extremos que chegaram a falecer. Como o ocorrido em março de 2023 em São Paulo que contou com a morte de quatro professoras e um aluno. Além disso, não são ocorridos apenas agressões físicas aos educadores, mas também verbais e emocionais, desencadeando um forte receio ao ingressar como funcionários da educação.

Portanto, torna-se indispensável à ação dos Ministérios da Educação e da Economia em um aumento salarial para os educadores e o cumprimento de seus direitos de forma proporcional ao prometido pelo Governo Federal. Este, por sua vez, deve realizar melhorias na infra-estrutura e contratar fiscais para os meios educacionais somados a criação de uma lei de proteção ao professor, de forma a garantir sua segurança e, finalmente, romper os principais empecilhos para a merecida valorização do trabalho docente brasileiro.

A redação apresenta uma abordagem satisfatória sobre o tema da valorização do trabalho docente, com referência a uma citação de Immanuel Kant e exemplos relevantes para fundamentar os argumentos. Vamos analisar cada competência:

  1. Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita – 160 pontos O texto apresenta uma escrita fluente e coerente, com o uso adequado da norma culta da língua. Parabéns pela clareza e correção gramatical.
  2. Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento – 160 pontos A proposta da redação é bem compreendida, e o texto apresenta argumentos consistentes sobre a valorização do trabalho docente, abordando aspectos como baixos salários e violência nas escolas.
  3. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160 pontos A argumentação é bem estruturada, com informações relevantes e exemplos específicos para sustentar as ideias apresentadas. Os exemplos citados reforçam a problemática abordada.
  4. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160 pontos O texto apresenta uma boa estruturação, com uso adequado de conectores e coerência entre os parágrafos. A escolha das palavras também contribui para a clareza e fluidez do texto.
  5. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 160 pontos A proposta de intervenção é adequada, sugerindo aumento salarial para os educadores, melhorias na infraestrutura das escolas e a criação de uma lei de proteção ao professor. As medidas propostas estão de acordo com os direitos humanos e podem contribuir para a valorização do trabalho docente.

 

Nota Final: 800 pontos

9.2/10

Aula 34 – Redação

Ótimo trabalho na escolha do contexto para a introdução, relacionando-o com a redação sobre o SUS. Você mencionou o século e o nome da reforma sanitária, o que é excelente. Além disso, desenvolveu bem a tese e utilizou conectivos de forma adequada. No entanto, um ponto de atenção é evitar ultrapassar a sétima linha. Certifique-se de ser mais sucinto(a) na introdução para se adequar às exigências.

Durante o desenvolvimento da sua argumentação, você citou a Constituição Federal de 1988, o que já remete à introdução. No entanto, no parágrafo seguinte, você não apresentou elementos das várias áreas que possam colaborar com a argumentação. Isso prejudica a competência 3 da sua redação. Lembre-se sempre de complementar o que é dito com exemplos, consequências e, principalmente, elementos externos à redação, como fatos e repertórios socioculturais. Esses elementos enriquecem a argumentação e demonstram um bom embasamento.

Competência 1 – 200 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

Competência 2 – 180 pontos: Demonstra ótima compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 160 pontos: Demonstra boa capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, porém com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.

Competência 5 – 180 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 920/1000

9.6/10

Aula 32 – Redação

A introdução do seu texto está impecável, tudo foi muito bem desenvolvido, desde a escolha do contexto até o uso dos conectivos e a construção da tese. No entanto, sugiro fazer uma correção no segundo parágrafo de argumentação. Talvez seja mais interessante selecionar algo mais próximo do tema da elitização na educação, como mencionado nas linhas 21 e 22, para explicar de fato a questão da elitização. Parabéns pelo texto, ele está excelente!

Competência 1 – 200 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

Competência 2 – 200 pontos: Demonstra ótima compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 180 pontos: Demonstra boa capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, porém com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.

Competência 5 – 180 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 960/1000

8.8/10

Aula 26 – Redação

Maísa, ao construir o início do seu texto, é mais produtivo utilizar a seguinte abordagem: “A obra modernista Capitães da Areia, de Jorge Amado, retrata a vida de um grupo de crianças […]”. Isso fornece uma introdução mais clara e direta para o assunto.

As proposições feitas em sua tese estão excelentes e certamente ajudaram você a desenvolver o restante do seu texto. Parabéns! No entanto, é importante destacar que no final do seu primeiro parágrafo de argumentos, precisamente na linha 15, você utiliza a expressão “saída do mundo das ruas”. É aconselhável evitar esse tipo de construção, pois ela faz parte da linguagem típica da oralidade.

Seria mais produtivo, por exemplo, utilizar a seguinte sentença: “Tornar-se cada vez mais difícil superar a situação de rua e inserir-se no sistema social e econômico brasileiro, alcançando efetivamente a cidadania plena por meio da garantia e preservação de todos os direitos legais estabelecidos constitucionalmente para cada indivíduo”. Essa construção traz uma maior formalidade e clareza ao texto.

Competência 1 – 180 pontos – Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 160 pontos – Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 180 pontos: Demonstra ótima capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma coerente.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.

Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 880/1000

Atividade 07 – Conclusões

Correção

Sua capacidade de sintetizar os principais pontos abordados e apresentar uma proposta relevante está evidente em todas as teses. A primeira tese ao mencionar os transportes foi muito assertiva. Sucesso e bons estudos.

Nota: 10/10

Atividade 06 – Redação

Correção

A introdução de seu texto ocupa um espaço que poderia ser vital para o desenvolvimento. Evite fazer introduções que ultrapassem a linha 7. O uso do novo Marco do Saneamento Básico foi uma excelente escolha. O segundo parágrafo argumentativo ficou inferior ao primeiro, possivelmente devido a ausência de linhas para que ele fosse elaborado de maneira devida.

Nota: 8/10

Atividade 05Argumentação

Correção

Maísa, o conectivo “visto que” está sendo utilizado de maneira inadequada na linha 2, você poderia substituí-lo por “afinal”, por exemplo. Na linha 10, após o termo “aliada”, a crase está ausente. No geral, o parágrafo está excelente e possui todos os elementos necessários.

Nota: 9/10

Atividade 04Introduções

Correção

Na segunda linha seria interessante trocar o termo a pessoa para “o indivíduo”,  por exemplo. Na linha 7 eu substituiria o termo “grande”  por algo que descreve a ideia de antidemocrático ou injusto, por exemplo “completa”.

No geral as atividades estão excelentes.

Nota: 10/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

A tese de sua primeira atividade inicia-se bem e também tem bom desenvolvimento; todavia, é preciso deixar nítido dois problemas que serão desenvolvidos caso ela fosse fazer parte de uma redação completa; Lembre-se: a tese é um reflexo do tema, e seguido dela, é necessário apresentar dois problemas distintos.

Nota 5/10

A sua segunda atividade tem todos os elementos necessários, embora simples é uma tese completa que facilitaria a produção do restante do texto. Seria possível adicionar modalizadores, do tipo “este problema” – “este terrível problema”.

Nota 10/10