Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.
Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/
Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.
Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI
Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado
Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.
Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022
Redação – Desemprego Estrutural
Parabéns! Sua redação sobre o desemprego estrutural é notável e merece reconhecimento. Aqui estão alguns comentários e elogios:
Introdução Brilhante: Sua escolha de iniciar a introdução com o movimento futurista em relação ao desemprego foi uma das mais brilhantes que já vi sobre esse tema. Sua introdução é impecável, envolvente e relevante.
Conexões Bem Desenvolvidas: Ao abordar a Revolução Industrial e a Constituição Federal de 1988, você criou conexões inteligentes e bem trabalhadas, mostrando um entendimento profundo da evolução histórica e dos desafios contemporâneos relacionados ao desemprego estrutural.
Suas pontuações nas competências refletem seu talento e esforço:
Competência 1 (Domínio da Língua): 200 pontos
Competência 2 (Compreensão da Proposta): 200 pontos
Competência 3 (Organização de Ideias): 200 pontos
Competência 4 (Mecanismos Linguísticos): 200 pontos
Competência 5 (Proposta de Intervenção): 200 pontos
Nota: 1000
Seu desempenho é excepcional em todas as competências, o que demonstra sua habilidade excepcional em redação. Continue a aprimorar suas habilidades e confiança, pois você tem um talento notável. Desejo a você todo o sucesso no Enem e em sua jornada acadêmica futura.
1º SIMULADO – ENEM 2023
REDAÇÃO
De acordo com o filósofo alemão Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”, a partir disso é possível compreender o fundamental papel exercido pelo professor na formação do cidadão. Contudo, este profissional não possui o respeito e reconhecimento necessário recorrente à sua grande importância, ao invés disto, conta com cada vez mais obstáculos para transmitir seus ensinamentos. A exemplo disso têm-se os baixos salários destinados a estes e a constante violência enfrentada.
Em primeiro plano, é importante o conhecimento dos baixíssimos salários destinados aos educadores brasileiros e das constantes falsas promessas feitas a estes. A partir disso, notam-se inúmeras formas de luta pela real concretização dos seus direitos e reajuste salarial para atingir as proporções justas e adequadas, como a realização de greves e manifestações nas ruas e redes sociais de pequenas e grandes cidades.
Ademais, são frequentes as infelizes notícias de atentados e invasões aos ambientes escolares ao longo do território do Brasil, contando com diversos docentes feridos e em casos mais extremos que chegaram a falecer. Como o ocorrido em março de 2023 em São Paulo que contou com a morte de quatro professoras e um aluno. Além disso, não são ocorridos apenas agressões físicas aos educadores, mas também verbais e emocionais, desencadeando um forte receio ao ingressar como funcionários da educação.
Portanto, torna-se indispensável à ação dos Ministérios da Educação e da Economia em um aumento salarial para os educadores e o cumprimento de seus direitos de forma proporcional ao prometido pelo Governo Federal. Este, por sua vez, deve realizar melhorias na infra-estrutura e contratar fiscais para os meios educacionais somados a criação de uma lei de proteção ao professor, de forma a garantir sua segurança e, finalmente, romper os principais empecilhos para a merecida valorização do trabalho docente brasileiro.
A redação apresenta uma abordagem satisfatória sobre o tema da valorização do trabalho docente, com referência a uma citação de Immanuel Kant e exemplos relevantes para fundamentar os argumentos. Vamos analisar cada competência:
Nota Final: 800 pontos
Aula 34 – Redação
Ótimo trabalho na escolha do contexto para a introdução, relacionando-o com a redação sobre o SUS. Você mencionou o século e o nome da reforma sanitária, o que é excelente. Além disso, desenvolveu bem a tese e utilizou conectivos de forma adequada. No entanto, um ponto de atenção é evitar ultrapassar a sétima linha. Certifique-se de ser mais sucinto(a) na introdução para se adequar às exigências.
Durante o desenvolvimento da sua argumentação, você citou a Constituição Federal de 1988, o que já remete à introdução. No entanto, no parágrafo seguinte, você não apresentou elementos das várias áreas que possam colaborar com a argumentação. Isso prejudica a competência 3 da sua redação. Lembre-se sempre de complementar o que é dito com exemplos, consequências e, principalmente, elementos externos à redação, como fatos e repertórios socioculturais. Esses elementos enriquecem a argumentação e demonstram um bom embasamento.
Competência 1 – 200 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Competência 2 – 180 pontos: Demonstra ótima compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 160 pontos: Demonstra boa capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, porém com algumas inconsistências ou limitações na articulação.
Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.
Competência 5 – 180 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 920/1000
Aula 32 – Redação
A introdução do seu texto está impecável, tudo foi muito bem desenvolvido, desde a escolha do contexto até o uso dos conectivos e a construção da tese. No entanto, sugiro fazer uma correção no segundo parágrafo de argumentação. Talvez seja mais interessante selecionar algo mais próximo do tema da elitização na educação, como mencionado nas linhas 21 e 22, para explicar de fato a questão da elitização. Parabéns pelo texto, ele está excelente!
Competência 1 – 200 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Competência 2 – 200 pontos: Demonstra ótima compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 180 pontos: Demonstra boa capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, porém com algumas inconsistências ou limitações na articulação.
Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.
Competência 5 – 180 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 960/1000
Aula 26 – Redação
Maísa, ao construir o início do seu texto, é mais produtivo utilizar a seguinte abordagem: “A obra modernista Capitães da Areia, de Jorge Amado, retrata a vida de um grupo de crianças […]”. Isso fornece uma introdução mais clara e direta para o assunto.
As proposições feitas em sua tese estão excelentes e certamente ajudaram você a desenvolver o restante do seu texto. Parabéns! No entanto, é importante destacar que no final do seu primeiro parágrafo de argumentos, precisamente na linha 15, você utiliza a expressão “saída do mundo das ruas”. É aconselhável evitar esse tipo de construção, pois ela faz parte da linguagem típica da oralidade.
Seria mais produtivo, por exemplo, utilizar a seguinte sentença: “Tornar-se cada vez mais difícil superar a situação de rua e inserir-se no sistema social e econômico brasileiro, alcançando efetivamente a cidadania plena por meio da garantia e preservação de todos os direitos legais estabelecidos constitucionalmente para cada indivíduo”. Essa construção traz uma maior formalidade e clareza ao texto.
Competência 1 – 180 pontos – Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 – 160 pontos – Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 180 pontos: Demonstra ótima capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma coerente.
Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.
Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 880/1000
Correção
A introdução de seu texto ocupa um espaço que poderia ser vital para o desenvolvimento. Evite fazer introduções que ultrapassem a linha 7. O uso do novo Marco do Saneamento Básico foi uma excelente escolha. O segundo parágrafo argumentativo ficou inferior ao primeiro, possivelmente devido a ausência de linhas para que ele fosse elaborado de maneira devida.
Nota: 8/10
Correção
Maísa, o conectivo “visto que” está sendo utilizado de maneira inadequada na linha 2, você poderia substituí-lo por “afinal”, por exemplo. Na linha 10, após o termo “aliada”, a crase está ausente. No geral, o parágrafo está excelente e possui todos os elementos necessários.
Nota: 9/10
Correção
Na segunda linha seria interessante trocar o termo a pessoa para “o indivíduo”, por exemplo. Na linha 7 eu substituiria o termo “grande” por algo que descreve a ideia de antidemocrático ou injusto, por exemplo “completa”.
No geral as atividades estão excelentes.
Nota: 10/10
Correção
A tese de sua primeira atividade inicia-se bem e também tem bom desenvolvimento; todavia, é preciso deixar nítido dois problemas que serão desenvolvidos caso ela fosse fazer parte de uma redação completa; Lembre-se: a tese é um reflexo do tema, e seguido dela, é necessário apresentar dois problemas distintos.
Nota 5/10
A sua segunda atividade tem todos os elementos necessários, embora simples é uma tese completa que facilitaria a produção do restante do texto. Seria possível adicionar modalizadores, do tipo “este problema” – “este terrível problema”.
Nota 10/10