Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.
Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/
Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.
Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI
Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado
Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.
Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022
Redações Finais
Aqui estão algumas considerações e dicas finais antes do Enem:
Uso do Poema “Canção do Exílio”: A escolha de usar o poema “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias na introdução é uma boa opção, mas seria ainda mais eficaz se você mencionasse os ideais do romantismo brasileiro nas primeiras linhas, destacando a valorização do território nacional.
Argumentação e Tese: Ao mencionar o desmatamento, você destaca claramente a ação humana como causa do problema. No entanto, ao falar sobre mudanças climáticas, a tese pode dar a impressão de que a preservação da biodiversidade não está apenas relacionada às ações criminosas no Amazonas. Certifique-se de que sua tese seja clara e consistente em relação à causa dos problemas abordados.
Desenvolvimento dos Parágrafos de Argumentação: Os parágrafos de argumentação parecem estar pouco desenvolvidos, principalmente devido ao fraco contexto no primeiro parágrafo e ao espaço limitado no segundo parágrafo. É importante planejar seu texto com antecedência para permitir um desenvolvimento adequado. Tente direcionar mais esforços para o desenvolvimento da argumentação, sem comprometer a qualidade da conclusão.
Lembre-se de planejar seu texto com antecedência, garantindo um desenvolvimento adequado da argumentação e mantendo a clareza da tese. Sua proficiência em mecânicos linguísticos e na proposta de intervenção é notável. Continue aprimorando sua redação e mantenha o foco durante a prova do Enem.
Nas avaliações das competências, sua redação obteve as seguintes pontuações:
Competência 1 (Domínio da Língua): 200 pontos
Competência 2 (Compreensão da Proposta): 180 pontos
Competência 3 (Organização de Ideias): 140 pontos
Competência 4 (Mecanismos Linguísticos): 200 pontos
Competência 5 (Proposta de Intervenção): 200 pontos
Nota: 920/1000
1º SIMULADO – ENEM 2023
REDAÇÃO
Na obra “O grito”, o pintor expressionista Edvard Munch retrata a angústia, o medo e a desesperança no semblante de uma personagem envolta por uma atmosfera de profunda desolação. Para além do quadro, o sentimento retratado pelo artista é compartilhado por diversos professores e demais profissionais da área da educação. Dessa forma, a falta de investimentos na formação e no bem-estar dos docentes e a ausência de reconhecimento, favorecem a perpetuação dos desafios relacionados à valorização dos educadores. Faz-se necessário, então, a elaboração de medidas de combate a essa angustiante realidade de desespero ilustrada pelo pintor.
Convém ressaltar, de início, que a problemática advém, em grande escala, da carência de investimentos. Nessa perspectiva, as políticas educacionais adotadas por Getúlio Vargas na década de 30, embora tenham permitido a criação de várias escolas e academias para a capacitação de professores, bem como a fundação do Ministério da Educação, ainda apresentam inúmeros obstáculos. A obsoleta busca por melhoras na formação contínua dos docentes resulta em profissionais desatualizados, incapazes de acompanhar as mudanças pedagógicas e tecnológicas. Com efeito, afeta negativamente a qualidade da educação e compromete o futuro das gerações.
Outrossim, é igualmente necessário apontar que a falta de reconhecimento e respeito pelo trabalho dos educadores, corrobora a perpetuação desse cenário contraproducente. Sob essa ótica, segundo as ideias do pensador Paulo Freire, somente a educação é capaz de mudar a sociedade. Entretanto, a profissão docente não é devidamente valorizada, visto que, o papel do professor na formação dos indivíduos e no desenvolvimento da sociedade como um todo, muitas vezes é subestimado por parte da sociedade.
Nesse sentido, é imprescindível a ação conjunta de vários setores sociais na luta pela superação da problemática discutida. Sendo assim, é míster que o Estado invista de maneira significativa e contínua na formação e no bem-estar dos professores, promovendo programas de capacitação e atualização pedagógica e garantindo acesso a recursos educacionais de qualidade. Ademais, cabe ao Ministério da Educação em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, proporcionar melhores condições de trabalho, como infraestrutura adequada, salários dignos e incentivos à carreira, a fim de construir uma sociedade mais justa, equitativa e próspera, na qual os professores sejam reconhecidos como pilares do desenvolvimento humano. Espera-se, assim, que os sofrimentos emocionais retratados pelo pintor Munch pertençam apenas ao plano artístico.
Nota Final: 940
A redação apresenta uma abordagem muito boa do tema, com argumentação consistente e uma proposta de intervenção relevante. O autor demonstra um bom domínio da escrita e compreensão da proposta. Parabéns pelo ótimo desempenho!
Aula 34 – Redação
Isadora, em sua introdução, logo no início na linha 01, você separou o sujeito do verbo em ‘a série médica Sob Pressão retrata o funcionamento do sistema público de saúde’. Evite o uso do termo ‘primeiramente’. Além disso, o segundo parágrafo de argumentação está superficial e talvez seja possível desenvolvê-lo melhor. Veja o exemplo:
Ademais, é evidente a relação entre a falta de profissionais capacitados e os problemas que compõem o lamentável quadro da saúde pública brasileira. Nesse contexto, o compositor Gabriel Pensador realiza, em sua obra ‘Sem Saúde’, publicada em 1998, uma crítica profunda a esse fenômeno social recorrente, abordando questões como a precariedade do atendimento e a ausência de infraestrutura e capacitação dos agentes de saúde. No atual cenário, a visão do artista, expressada há décadas, ainda se apresenta como um retrato fiel das mazelas do SUS, que, lamentavelmente, contribuem sistematicamente para a precarização da assistência médica diante da alta demanda.
Competência 1 – 180 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 – 180 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 160 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.
Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 880/1000
Aula 26 – Redação
Isadora, sua introdução está excelente, possui todos elementos muito bem definidos. No início do primeiro parágrafo de argumentação, linha 06, eu acho o uso do termo “desocupação” pouco produtivo. Na linha 08, a crase está ausente em “somada à falta de oportunidades”.
Competência 1 – 200 pontos – Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Competência 2 – 180 pontos – Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 120 pontos: Demonstra capacidade parcial de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos limitados, com inconsistências e fragilidades na articulação.
Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.
Competência 5 – 180 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 880/1000
Correção
O primeiro parágrafo de argumentação inicia-se corretamente, todavia o uso do conectivo “tendo em vista” está inadequado. O uso produtivo seria “Tendo em vista essa perspectiva, Gilberto…”. Não é necessário colocar o termo “Constituição Cidadã” entre aspas, se possível apresente também a data (1988). Lembre-se de fazer as letras maiúsculas diferente das minúsculas.
Nota: 9/10
Correção
Isadora o seu parágrafo está excelente e possui quase todos os elementos fundamentais ponto final articulação é muito boa o uso de conectivos está adequado e a linguagem é simples e direta. Entretanto, é necessário apresentar sempre que possível elementos das várias áreas do conhecimento.
Nota: 8/10
Correção
Após a palavra filme, adicione uma vírgula, na primeira tese; assim a sentença ficará na ordem direta: “fica claro que o estima associado às doenças mentais […] mostra-se nitidamente presente na realidade do país.”
Nota 10/10
Sua segunda atividade está impecável, a tese está organizada e os problemas estão dispostos de maneira bem distinta.
Nota 10/10