Rhaíssa Gabriele de Araújo

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 54 – Prática de Conclusão

Aula 50 – Prática de Introdução

Aula 46 – Prática de Argumentação

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0
7/10

Aula 34 – Redação

Raíssa no início de sua introdução você menciona a Constituição Federal todavia de uma forma confusa, veja como evitar a ambiguidade:

A Constituição Federal, promulgada em 1988, também conhecida como constituição cidadã apresenta em seu artigo 196 termos que definem a saúde como direito do cidadão e dever do estado, fazendo com que políticas sociais e econômicas relacionadas a essa temática dizem a redução do risco de doenças e outros agravos de forma Universal e democrática no Brasil. 

Na sequência, toda introdução deve possuir um conectivo e uma tese forte. Na linha 06 a crase está ausente em “somada à má distribuição de médicos”. 

Perceba também que a estrutura dos seus parágrafos argumentativos ficou curta isso acontece porque você não apresentou o elemento das várias áreas do conhecimento que são indispensáveis para quem deseja tirar total na competência 3 isso faria com que as linhas que ficaram sobrando no seu texto especificamente da 24 a 30 fosse devidamente preenchidas. 

Para atingir a nota máxima na competência 3, é essencial apresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto de forma consistente e organizada, defendendo um ponto de vista. O projeto de texto é fundamental para sustentar uma tese bem fundamentada e consistente.

Quanto à conclusão, evite generalizações e seja mais detalhado ao propor uma intervenção. Assim, você deve apresentar uma metodologia clara e coerente, demonstrando como a sua proposta pode ser implementada e quais serão os benefícios esperados. Além disso, não se esqueça de relacionar a sua proposta com os argumentos apresentados ao longo do texto, fortalecendo a coerência e a consistência do seu posicionamento.

Competência 1 – 160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 120 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 140 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 120 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 700/1000

7.2/10

Aula 26 – Redação

A sua introdução está excelente, a tese está muito bem definida e a contextualização bem desenvolvida. Entretanto, esteja atenta a acentuação gráfica quando for passar seu texto a limpo, as palavras mínimo (linha 03), sistemático (linha 05 – eu utilizaria sistêmico), número ( linha 05) e ausência – políticas – públicas (linha 06).

A argumentação está superficial e a linguagem precisa ser mais formal também. A linha 11 e 12 precisam ser refeitas. É importante utilizar conhecimentos das várias áreas na redação do Enem por diversos motivos:

  1. Demonstrar repertório cultural: Ao incorporar conhecimentos de diferentes áreas, você mostra um repertório cultural mais amplo. Isso é valorizado na correção da redação, pois evidencia que você possui conhecimentos diversos e está conectado com questões sociais, históricas, científicas, artísticas, entre outras. Demonstrar uma visão ampla e contextualizada do mundo é um dos critérios de avaliação do Enem.

  2. Argumentação embasada: Utilizar conhecimentos de diferentes áreas permite embasar seus argumentos com fatos, dados e exemplos relevantes. Ao recorrer a informações de áreas como história, ciências sociais, economia, biologia, entre outras, você fortalece a sustentação dos seus argumentos e torna sua redação mais convincente. Além disso, ao demonstrar familiaridade com diferentes perspectivas e teorias, você pode apresentar um ponto de vista mais fundamentado.

  3. Interdisciplinaridade: O Enem valoriza a interdisciplinaridade, ou seja, a capacidade de estabelecer conexões entre diferentes áreas do conhecimento. Ao abordar um tema proposto na redação, é possível relacioná-lo a várias disciplinas e demonstrar uma compreensão mais abrangente do assunto. Por exemplo, ao discutir problemas ambientais, é possível trazer conhecimentos de biologia, geografia, economia e sociologia para enriquecer a argumentação.

 

Competência 1 – 140 pontos – Demonstra bom domínio parcial da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 140 pontos – Demonstra compreensão e análise crítica parciais do tema, com argumentos relevantes, porém com algumas inconsistências e limitações no texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 120 pontos: Demonstra capacidade parcial de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos limitados, com inconsistências e fragilidades na articulação.

Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma adequada as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma adequada proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 720/1000

Atividade 06 – Redação

Correção

Perceba a diferença entre a quantidade de informações presentes na introdução e conclusão em relação aos argumentos. Atenção para a grafia dos termos “necessário (linha 09) – nas (às – linha 12)”. A linha 16 precisa ser reescrita para evitar ambiguidade.  Use argumentos consistentes e bem fundamentados – para obter uma boa pontuação na redação do Enem, é essencial que seus argumentos estejam bem fundamentados em fatos e opiniões confiáveis. Faça pesquisas para embasar seus argumentos e evite usar informações falsas ou distorcidas.

Nota: 6/10

Atividade 04Introduções

Correção

Atenção com o uso de vírgulas, principalmente ao separar o sujeito do verbo. Na quarta linha a crase está usada de maneira inadequada. Após o uso do conectivo ” além disso “, utilize vírgula.

Nota: 8/10

Atividade 03 – Conclusão

Correção

Sempre, ao fazer uma conclusão, evite o senso comum, com a criação de leis. prefira estabelecer uma lei específica com parâmetros e objetivos bem definidos. Citar FUNAI, na conclusão, Como agente ativo na solução foi uma ótima ideia. 

Nota: 8/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

A palavra pessoas, na primeira atividade, poderia ser substituída para evitar a repetição; existe um erro de concordância em “pessoas” e “julgada”; a linguagem parece ter muitos traços de oralidade. Veja um exemplo de reescrita:

Fora da obra de ficção, podemos notar que o cenário brasileiro esteja enfrentando os mesmos desafios, já que muitas das vezes uma grande parcela dos cidadãos estão em desamparo social em relação às enfermidades psicológicas. Afinal, o Brasil ainda necessita de uma maior rede de apoio a tais indivíduos bem como a formação de mais especialistas e profissionais que atuem na área.

Nota: 5/10

Na segunda atividade atenção para a repetição do “E” – “investindo na educação e, na saúde e equilibrando o sistema tributário.

Nota: 6/10