Júlia das Chagas Lemos

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 54 – Prática de Conclusão

2º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0

REDAÇÃO – 2° SIMULADO

Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200 pontos): O texto apresenta um domínio exemplar da norma culta da língua portuguesa, e esse domínio é mantido de forma consistente ao longo do texto. A escrita é clara, precisa e totalmente isenta de erros gramaticais ou ortográficos.

Competência 2 – Compreender a proposta da redação (200 pontos): O autor demonstra uma compreensão completa e profunda da proposta da redação, incorporando de maneira brilhante elementos da obra “Holocausto Brasileiro” de Daniela Arbex para enriquecer a argumentação.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações (200 pontos): O uso da obra “Holocausto Brasileiro” é notável. O autor seleciona informações essenciais dessa fonte, relacionando-as habilmente com o tema proposto. A organização das ideias é excepcional, e a interpretação das informações demonstra uma profundidade surpreendente.

Coesão textual (200 pontos): A progressão de ideias é fluida e natural, com uma excelente utilização de conectores para guiar o leitor através do texto. A estrutura do texto contribui de maneira significativa para a coesão geral.

Proposta de intervenção (200 pontos): A proposta de intervenção é absolutamente brilhante. Ela não apenas é viável e realista, mas também demonstra um profundo entendimento da questão e uma consideração cuidadosa de todos os aspectos envolvidos.

 

Nota Final: 1000 pontos.

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0

REDAÇÃO

   O documentário “Pro dia nascer feliz” retrata as dificuldades que professores enfrentam por causa da desvalorização que sofrem. Dessa forma, observa-se que o trabalho docente no Brasil enfrenta desafios para ser valorizado. Cabe analisar, nesse sentido, a negligência governamental e a mentalidade social, para a promoção de soluções.

     A princípio, é fulcral analisar o impasse a partir da escassez de investimentos estatais. A esse respeito, o livro de Gilberto Dimenstein “O Cidadão de Papel” denuncia que, apesar de os meios legislativos defenderem, por exemplo, a educação como um direito inalienável, ela não é totalmente contemplada. Diante desse esclarecimento, é possível apontar como causa desse nefasto quadro a pouca importância dada pelo governo aos educadores, que se manifesta tanto pela carência de infraestrutura adequada, como laboratórios, quanto pelo baixo piso salarial. Por consequência, parte do ensino é comprometido, pela ausência dos suportes necessários, e o trabalho docente torna-se pouco atrativo financeiramente. Logo, a falta de políticas públicas voltadas a esse profissional contribui para a sua desvalorização.

     Ademais, é essencial destacar como a esfera social acentua a temática. À luz disso, na Antiguidade Clássica, as academias eram instituições voltadas ao debate filosóficos em que os mestres eram respeitados e admirados por seus pupilos. Na conjuntura educacional brasileira hodierna, no entanto, aquele que transmitem o saber vivenciam contextos tragicamente distantes em relação ao supracitado, já que, diversas vezes, são vítimas de violência verbal, física e psicológica em escolas, seja por pais, seja por alunos. Demonstrando, assim, que o educador é objetificado e violentado, causando até mesmo transtornos mentais e desgaste pelo apreço por sua vocação.

     É imperativo, pois, a formação de caminhos para a conquista da valorização do docente. Para isso, o Tribunal de Contas da União – responsável por parte da administração pública – deve direcionar capital que, por meio do Ministério da Educação,  será revertido em infraestrutura, realizando a abertura de salas laboratoriais, e no aumento do salário desses funcionários, a fim de consolidar a educação de qualidade e garantir condições adequadas para o exercício do seu ofício, valorizando-o também financeiramente. Por fim, o documentário tornar-se-á mais distante do cenário brasileiro.

  • Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita; O texto apresenta uma boa estruturação gramatical, com poucos erros ortográficos e de concordância. Há uma boa variedade vocabular e coerência na construção das frases. Nota: 180 pontos
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema: O texto apresenta uma compreensão satisfatória da proposta de redação, abordando a desvalorização do trabalho docente no Brasil e relacionando-a com questões governamentais e sociais. Nota: 180 pontos
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; O texto apresenta argumentos relevantes sobre a desvalorização do trabalho docente, utilizando exemplos históricos e atuais para sustentar os pontos abordados. Nota: 200 pontos
  1. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; A argumentação do texto é coerente e bem desenvolvida, com boa utilização de recursos linguísticos para sustentar as ideias. Nota: 200 pontos
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos; O texto apresenta uma proposta de intervenção consistente e alinhada com os problemas abordados, indicando a atuação do Tribunal de Contas da União e do Ministério da Educação para promover melhorias na valorização do trabalho docente. Nota: 180 pontos

 

Total de pontos: 960 pontos

Observações: O texto apresenta uma boa estrutura geral, com argumentos bem desenvolvidos e uma proposta de intervenção coerente com os problemas abordados. É importante ressaltar que a redação está bem articulada e coesa, o que contribui para a clareza das ideias apresentadas. Parabéns pelo texto! Continue praticando para aprimorar ainda mais suas habilidades de escrita.

10/10

Aula 34 – Redação

Júlia, sua introdução está muito bem construída e escrita de forma impecável. No entanto, talvez a escolha do repertório “Vidas Secas” de Graciliano Ramos não fosse a mais adequada para estabelecer um paralelo com o Sistema Único de Saúde no Brasil. No entanto, essa é apenas uma opinião minha. Parabéns pela qualidade da sua redação!

Competência 1 – 200 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 200 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 200 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 200 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.

Nota: 1000/1000

9.6/10

Aula 26 – Redação

Introdução impecável, a escolha do repertório literário foi uma decisão excelente. Na argumentação, precisamente nas linhas 9 e 10, a palavra atraso está repetida. Além disso, acho que a sentença seria mais produtiva se fosse “Isso, somado ao atraso no processo…”

O segundo parágrafo de argumentação está muito bem construído, tanto estruturalmente quanto em relação ao conteúdo. Citar a obra de Daniela Arbex foi uma ótima escolha. Talvez a linha 23 pudesse ter sido melhor aproveitada. O termo “aquelas” na linha 27 deve ser craseado – “oferecer àquelas cidades”. Eu substituiria, por uma questão estética, o conectivo “com isso,” na linha 30, por “por fim”.

Competência 1 – 180 pontos – Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 200 pontos – Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 200 pontos: Demonstra excelente capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma exemplar.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.

Competência 5 – 180 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.

Nota: 960/1000

Atividade 07 – Conclusões

Correção

Sua capacidade de sintetizar os principais pontos abordados e apresentar uma proposta relevante está evidente em todas as teses. Sucesso e bons estudos.

Nota: 10/10

Atividade 06 – Argumentação

Correção

A introdução está muito boa, possui todos elementos fundamentais e uma tese muito bem definida. Acredito que a escolha do contexto não foi muito produtiva, mas isso é uma questão meramente pessoal. Toda a argumentação está muito bem desenvolvida, todos os parágrafos possuem um bom tópico frasal, elementos das diversas áreas do conhecimento e consequências. Excelente.

Nota: 10/10

Atividade 05Argumentação

Correção

Júlia, seu parágrafo está excelente, possui todos os elementos fundamentais, articula muito bem com a atividade proposta, sobretudo faz um uso muito bom nos conhecimentos nas áreas. A citação de Milton Santos encaixou-se perfeitamente na temática abordada.

Nota: 10/10

Atividade 04Introduções

Correção

Citar Ferreira Gullar foi uma ideia genial, a introdução não somente é inovadora, mas tem todos elementos estruturais bem definidos. O uso de modalizadores, como “lastimavelmente” adicionou ainda mais força ao parágrafo. 

Nota: 10/10

Atividade 03Conclusão

Correção

A conclusão está muito bem elaborada e com todos os elementos fundamentais dispostos de forma clara. Evite, somente, realizar tantas rasuras no texto.

Nota: 10/10

Atividade 02Desenvolvendo Teses

Correção

Na tese sobre a exploração trabalhista eu removeria os termos “como pessoa”; sobretudo, essa tese está excelente. A tese sobre classes sociais está muito bem construída, mesmo com o pouco espaço, parabéns. A última atividade também possui todos os elementos fundamentais.

Nota: 10/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

Os problemas da primeira tese parecem estar difusos ao longo da sentença. Embora isso não seja um erro em si, acho mais produtivo deixar em evidência tais problemas, isso facilitaria a produção do restante do texto.

Nota 10/10

Sua segunda atividade está impecável, a tese está organizada e os problemas estão dispostos de maneira bem distinta.

Nota 10/10