Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.
Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/
Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.
Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI
Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado
Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.
Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022
1º SIMULADO – ENEM 2023
REDAÇÃO
No Brasil, o processo de educação de crianças e adolescentes desencadearam casos de violência e desvalorização dos professores. Entretanto, o intuito de valorização não se estabeleceu, já que são marcados por cenários extremamente desrespeitosos. Assim, notam-se desafios ligados a formação educacional de uma sociedade, uma vez que os profissionais de educação são constantemente menosprezados
Em primeiro lugar, cabe destacar um dos desafios que dão continuidade a essa problemática é a discriminação enraizada por parte da sociedade. Isso porque frequentemente eles são alvos de estigmas e preconceitos, contradizendo com uma ideia respeitosa e positiva sobre os professores. Exemplo disso foi o caso do aluno de 13 anos que ocasionou um ataque de facadas em uma escola, alguns colegas e 3 docentes ficaram feridos
Ademais, é essencial compreender que, o Poder Público incrementou leis com intuito de valorizar os professores como o art 206 da Constituição Federal que permite os profissionais a receberem o piso salarial. Afinal, dados apontam milhões de docentes
Percebe-se, portanto, que os profissionais são recorrentes desrespeitados no território verde-amarelo. Diante disso, cabe ao Governo Federal, por meio do Poder Legislativo, atuar criando leis mais severas a fim de punir aqueles que desrespeitam as normas já estabelecidas. Além disso, a mídia, importante setor na construção de conhecimento da sociedade, deve promover ótimos conteúdos que visem uma melhor relação com esses profissionais. Dessa maneira, será possível romper com esses problemas, abandonando os terríveis cenários das salas de aula.
A redação apresenta uma abordagem clara sobre a violência e desvalorização dos professores, trazendo exemplos relevantes. No entanto, em alguns trechos, a organização das ideias pode ser melhorada para aprimorar a coerência do texto. Vamos analisar cada competência:
Nota Final: 680 pontos
Parabéns pelo esforço! A redação apresenta uma boa abordagem sobre o tema, mas é importante revisar a gramática e a organização das ideias para melhorar a fluidez do texto. Continue praticando e aprimorando suas habilidades de redação.
Aula 34 – Redação
É importante evitar o uso de sujeito indeterminado, pois isso torna a contextualização menos precisa. Quanto ao uso incorreto da crase antes de “essas”, na linha 8, foi uma falha que precisa ser corrigida.
Gostaria de ressaltar que o final do seu primeiro argumento poderia ser aprimorado tanto na forma como a citação da luta de classes foi inserida quanto na formalização da linguagem. Um exemplo seria:
“Esse cenário apresenta traços oriundos da luta de classes, que ainda não foi concluída no contexto brasileiro. A sociedade se divide de forma profundamente desigual, especialmente no que diz respeito à saúde, excluindo e marginalizando a grande maioria da população do acesso a esse benefício, o qual é garantido constitucionalmente.”
Quanto à escolha da mídia como problemática e solução, pode não ter sido a mais produtiva, pois isso parece ter dificultado o desenvolvimento dos dois últimos parágrafos do seu texto, ou seja, o segundo argumento e a conclusão. Para as próximas redações, recomendo que você formalize um pouco mais a linguagem e busque ler outras redações que obtiveram notas mais elevadas, como forma de aprimorar seu estilo de escrita.
Competência 1 – 160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 – 160 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 140 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.
Competência 4 – 180 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – 140 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 780/1000
Aula 26 – Redação
Lembre-se da acentuação gráfica na palavra “também” (linha 05) e “psicológicos” (linha 07). Sua introdução, de maneira geral, está muito boa, Flávia. No entanto, o seu primeiro parágrafo de argumento apenas tangencia o tema proposto. Você fala sobre a precarização devido ao processo industrial e também sobre as classes mais baixas que são afetadas pela desigualdade, mas nada é dito em relação aos moradores em situação de rua, que é, de fato, o tema proposto para essa redação. Perceba também que o mesmo acontece no parágrafo seguinte, o que faz com que seu texto esteja desalinhado com a temática proposta.
Note que em sua conclusão você menciona o elemento central do tema. Esse fato revela o quanto o seu texto está em discordância em relação ao que seria necessário e ao que foi proposto, inclusive por sua própria tese. É importante rever e realinhar seus argumentos de forma a abordar adequadamente o tema proposto.
Competência 1 – 180 pontos – Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 – 100 pontos – Demonstra compreensão e análise crítica parcial do tema, com argumentos limitados, inconsistências e fragilidades no texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 120 pontos: Demonstra capacidade parcial de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos limitados, com inconsistências e fragilidades na articulação.
Competência 4 – 180 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – 120 pontos: Elabora de forma mediana proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação limitada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 700/1000
Correção
Flávia ao citar filmes ou outros repertórios cinematográficos o mesmo em livros narrativos É interessante fazer um mínimo possível da transcrição da história original veja o exemplo:
“Em segundo lugar, é possível salientar como a realidade brasileira se encontra em uma situação de exclusão e estigmatização de indivíduos portadores de doenças mentais. Embora seja parte da ficção, o filme “Milagre na Cela 7”, publicado em 2019, revela um quadro comum enfrentado por essa parcela populacional: o preconceito como fator de julgamento e pré-determinação de ações dos indivíduos, fato que é vivido pelo protagonista do longa-metragem por sofrer com um transtorno psicológico.
É necessário também observar a concordância e ortografia nas linhas 7 e 8.
Nota: 7/10
Correção
Na primeira atividade você esqueceu de inserir um conectivo; além disso seria ideal fazer um paralelo entre a ficção e a realidade brasileira. Veja: “também ocorre na realidade, sobretudo no Brasil, e boa…”.
Nota 8/10
Na segunda atividade seria melhor dizer que a má gestão gera a desigualdade e não que ela seja a desigualdade social em si. Atenção para palavra “índices”.
Nota 7/10