Correção
Ana, eu não iniciaria o primeiro argumento utilizando o conectivo “Nesse contexto”, mas sim algumas das estruturas que aprendemos na última aula, que você dispõe na parte teórica da aula 13.
Caso queira rever esse conteúdo, acesse: Conteúdo Aula 13
O conectivo “assim sendo” me remete, pessoalmente, a um teor informal da linguagem. Prefiro apenas “assim”. Sobretudo, embora a sua construção textual tenha todos os elementos, é preciso estar atenta a dois pontos:
O contexto utilizado já está na introdução do texto;
A linguagem precisa ser mais objetiva, rica e formal.
Nota: 7/10
Veja um parágrafo de modelo:
“Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a falta de informação da sociedade brasileira é o principal catalisador da problemática. De fato, o avanço dos meios de comunicação é responsável pela rápida disseminação de notícias, principalmente no meio digital, mas isso não significa que os cidadãos se encontram mais conscientes acerca de temáticas sociais. Dessa forma, ainda que diversos estudos atuais corroborem para o fim da relevância da saúde mental e a legitimidade dos distúrbios psíquicos, as raízes de uma intolerância generalizada ainda questionam a veracidade da doença. Consequentemente, os indivíduos portadores de transtornos psicológicos vivem em um meio degradante de discriminação estrutural, enfrentando constantemente a invisibilidade presente na sociedade brasileira. No espectro literário nacional, a obra real-naturalista O Alienista, de Machado de Assis, retrata as mazelas associadas aos estigmas e padronização de comportamentos divergentes. Nesse viés, considerando a denúncia machadiana é evidente que ao negligenciar a complexidade das pessoas com distúrbios mentais, devido a estigmas baseados no estereótipo de incapacidade ou de invalidez desses indivíduos, a sociedade míope alimenta uma visão eugenista e tóxica, limitando as diversas possibilidades de manifestação do ser humano.”
Correção
Ana, perceba que há um erro de coesão logo na primeira linha da sua introdução, um equívoco bastante comum. Veja como a estrutura da frase pode ser aprimorada para garantir maior clareza e correção gramatical:
📌 Frase original:
“Na obra literária, Vidas Secas, de Graciliano Ramos retrata […]
📌 Sugestões de reescrita para corrigir o problema:
1️⃣ A obra literária ‘Vidas Secas’, de Graciliano Ramos, retrata […]
2️⃣ Na obra ‘Vidas Secas’, é retratada a luta de uma família […].
Dicas para evitar esse erro: Sempre verifique se o sujeito e o verbo da oração estão bem conectados. Se iniciar a frase com “Na obra”, certifique-se de que o verbo concorda corretamente com o termo seguinte.
O restante do contexto da introdução mantém um tom negativo, comparável à realidade brasileira, que também apresenta desafios. Assim, é mais adequado usar um conectivo que indique conclusão ou concordância, como: “Assim, fora da obra literária, a realidade brasileira também apresenta desafios semelhantes.” ou “Analogamente à obra, a situação brasileira reflete a mesma problemática.”
Nota: 9/10
Correção
A primeira introdução a respeito da valorização da arte periférica possui algumas repetições de termos que podem ser evitadas como “arte” e “direito”. Procure revisar a introdução antes de passar a limpo, algumas partes podem ser melhor mais formais, veja o exemplo:
Estabelecida em 1988 a Constituição Federal, conhecida como Constituição Cidadã, possui em suas diretrizes o acesso à cultura e à arte. Entretanto, décadas após a instituição da Carta Magna, no Brasil, o direito à manifestação artística não tem sido devidamente respeitado, principalmente em comunidades e periferias[…].
Lembre-se para construir uma introdução de excelência na redação do ENEM, é essencial iniciar com um contexto social, histórico, literário, cinematográfico, artístico, econômico ou científico, estabelecendo uma conexão com o tema proposto. Em seguida, deve-se inserir elementos do tema, demonstrando a relação direta do tema com o Brasil contemporâneo. Após essa abordagem inicial, é necessário apresentar a tese, destacando dois problemas bem definidos que serão desenvolvidos ao longo do texto e solucionados na conclusão da redação.
Nota: 8/10
Correção
Você apresentou bons argumentos, mas é preciso organizá-los melhor para garantir fluidez na leitura e clareza nas ideias.
Nota: 8/10
Correção
Na atividade 01 sobre “o estigma Associado às doenças mentais” não é necessário saltar espaço de parágrafo. Lembre-se a introdução é composta por um único parágrafo, com 3 ou 4 pontos finais, conectivos e tese com dois problemas. Reescrevi sua tese, veja:
[…]na medida em que desumanizava estes. Fora da ficção, na sociedade contemporânea brasileira, esses elementos se repetem, já que muitos pacientes são desumanizados (problema 1), bem como o Estado pouco atua em relação à busca investimentos relacionados à saúde mental pública (problema 2).
Na atividade 02, a palavra visível tem acentuação gráfica. Evite repetir palavras marcantes como “desigualdade”.
Nota: 6/10