Correção
Carol, a sua introdução está impecável! ✅ Você utilizou todos os elementos que combinamos em sala de aula, de maneira muito bem desenvolvida. 🧠 Talvez — mas só talvez —, se for possível nas próximas atividades, você possa formalizar ainda um pouquinho mais a linguagem para alcançar uma excelência ainda maior. 🔁
A sua primeira argumentação, ou seja, o primeiro parágrafo de argumento, ficou bem desenvolvido, parabéns! ✅ Já o segundo ficou um pouco aquém do primeiro — lembre-se sempre de equilibrar o desenvolvimento entre os dois, incluindo exemplos, dados ou contextualizações que reforcem a força do argumento. 🧠
Em relação à conclusão, você apresentou uma proposta de intervenção única, o que é positivo, mas lembre-se: é necessário incluir todos os elementos fundamentais que estruturam bem esse parágrafo.
São eles:
Esses elementos vão ajudar muito a sua produção textual a ser mais simples, mais completa e mais rápida. ✅
Introdução – A
Argumentação – B+
Conclusão – B+
Competência 1 – 180
Competência 2 – 200
Competência 3 – 160
Competência 4 – 200
Competência 5 – 140
Total – 880
Correção
Carolina, sua primeira proposta tem todos os elementos que combinamos em sala de aula. ✅ Em relação à conclusão que você fez sobre a questão da permanência do trabalho infantil, você utilizou corretamente o governo federal como agente, mencionou o endurecimento das leis com o termo “medidas rigorosas” e, na sequência, também usou o Estado como agente ao criar um plano nacional. ⛔ O único detalhe que percebi nessa atividade é a ausência da vírgula depois do termo “consequentemente”, o que prejudica levemente a pontuação. 🔁 Embora sua atividade esteja toda correta, espero que, nas próximas, você possa fazer um detalhamento ainda mais elaborado, com mais elementos específicos, enriquecendo ainda mais a proposta.
✅ Nota: 10/10
Correção
Carol, sua atividade sobre a busca de padrões de beleza está muito bem desenvolvida. Você utilizou todos os elementos que combinamos em sala de aula, definiu claramente o agente, explicou os detalhes do agente solucionador do problema, utilizou verbo marcante para apresentar o que deve ser feito e, na sequência, expôs os objetivos.
Mantendo esse padrão, tenho certeza de que você receberá nota máxima na conclusão da redação do ENEM. Parabéns!
✅ Nota: 10/10
Correção
Carol, na sua atividade sobre o caminho para combater a fome, notei que na linha 02 seria interessante alterar um pequeno detalhe. Veja:
“é um fator agravante da ocorrência da fome no Brasil” poderia ser reescrito como:
“é um fator agravante para a persistência da insegurança alimentar no Brasil”. O que acha?
Além disso, faria um pequeno ajuste na última linha, quando você lista as consequências. Que tal esta versão: “Consequentemente, a fome perpetua os ciclos de miséria, compromete o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças, enfraquece a força de trabalho e impede o avanço social de comunidades inteiras.”
Nota: 9/10
Correção
Carol, sua argumentação está excelente! 👏 Ela apresenta todos os elementos essenciais trabalhados em sala: problema bem definido, repertório produtivo, desenvolvimento claro e conexão com a tese. Parabéns pela dedicação e construção sólida.
Apenas uma pequena sugestão para deixar seu texto ainda mais impactante é reforçar o trecho das consequências, nas linhas 16 e 17. Veja uma reescrita recomendada:
“Consequentemente, o número de indivíduos prejudicados por algoritmos que deliberadamente exploram as apostas de maneira visceral e viciosa tem aumentado de maneira vertiginosa em todo o território nacional, gerando danos financeiros e psicológicos muitas vezes irreparáveis.”
Esse fechamento torna a ideia mais enfática e crítica, o que valoriza ainda mais sua argumentação.
✨ Nota: 10/10
Continue escrevendo com essa qualidade e atenção aos detalhes. Está no caminho certo para uma redação de excelência!
Correção
Em relação à sua atividade de argumentação, o mesmo detalhe aparece: o uso da vírgula após o termo “que”, inclusive na linha 09. Fazendo essas pequenas correções, suas produções ficarão impecáveis, pois sua argumentação é muito boa — você desenvolve muito bem a discussão sobre a problemática governamental relacionada às mazelas mentais no Brasil.
Nota: 9/10
Correção
Carol, sua introdução sobre o combate à evasão escolar na realidade brasileira está excelente! A construção do raciocínio é clara e coerente, demonstrando um ótimo domínio do tema. No entanto, é necessário fazer alguns pequenos ajustes de pontuação.
Notei que você utiliza vírgula logo após o termo “que” em diversas passagens. Isso acaba separando indevidamente o sujeito do verbo, o que compromete um pouco a fluidez e correção gramatical da frase. Esse ponto aparece nas linhas 04, 05 e 07 — vale revisar essas construções e remover as vírgulas indevidas.
Nota: 8/10
Correção
A sua primeira atividade sobre a valorização da arte periférica no cenário brasileiro está excelente, com todos os elementos bem definidos. No entanto, algumas pequenas alterações podem torná-la ainda melhor.
Todavia, pode-se notar que a arte nas periferias brasileiras é frequentemente considerada uma cultura inferiorizada e estereotipada por uma parcela da sociedade elitista, o que dificulta a real valorização das expressões culturais periféricas.
Essa reformulação elimina o termo vago e torna o argumento mais direto e coeso.
A segunda atividade está muito bem construída, com um excelente desenvolvimento das ideias. Parabéns pelo ótimo trabalho! Continue aprimorando suas produções e mantendo esse nível de excelência.
Nota: 9/10
Correção
Desenvolvendo Teses – A atividade sobre o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira poderia ser melhor formalizada. Veja um exemplo de reescrita:
“[…] Nesse sentido, é evidente o exacerbado preconceito contra indivíduos com transtornos psíquicos na sociedade brasileira, sobretudo devido à precária educação, somada à negligência governamental em relação aos cuidados com a saúde mental pública.”
A segunda atividade está muito bem desenvolvida. Nota 9/10
Correção
A primeira atividade sobre a persistência do trabalho análogo à escravidão está excelente, com problemas bem apresentados e ótima conexão com a introdução. Já na segunda atividade, sobre o combate à exploração trabalhista, a formalização poderia ser melhor. Veja um exemplo mais estruturado:
“Uma intensa jornada de trabalho, especialmente para operários e trabalhadores manuais, somada a péssimas condições de emprego e à ausência de direitos trabalhistas legalmente conquistados.”
Nota: 8/10