Correção
Laila, sua proposta de conclusão está muito bem desenvolvida, principalmente em relação ao primeiro tópico, que ficou bem estruturado e completo. ✅ Já a segunda proposta ficou um pouco aquém da primeira, embora contenha todos os elementos que combinamos em sala de aula, como o uso do agente, ação, metodologia e finalidade. 🔁 Para as próximas atividades, espero que você consiga desenvolver tão brilhantemente a segunda proposta quanto fez nesta primeira. Sucesso e bons estudos!
✅ Nota: 10/10
Correção
Laila, sua atividade sobre a persistência da fome no Brasil contemporâneo está muito bem desenvolvida! Está bem superior à atividade anterior e possui todos os elementos bem trabalhados, conforme combinamos em sala de aula.
Senti, porém, que na última linha algumas coisas poderiam ser alteradas. Primeiro, a crase está ausente na linha 10, logo no início, em “acesso à alimentação adequada”.
Na sequência, o trecho “para pessoas em situação de pobreza aumenta os contextos de tal problemática” poderia ser reescrito assim:
“uma vez que dificulta o acesso à alimentação adequada e, sobretudo, agrava problemas relacionados à insuficiência alimentar, principalmente para as populações em situação de vulnerabilidade.”
Nota: 9/10
Correção
Laila, o desenvolvimento da sua argumentação está muito bom, com uma linguagem clara e objetiva. Todos os elementos que combinamos em sala de aula estão presentes. No entanto, senti um pouco de falta no desenvolvimento das consequências do problema. Isso poderia ser melhorado se você diminuísse um pouco mais a letra, como fez, por exemplo, na introdução.
Que tal essa sugestão para a finalização do parágrafo com consequências?
“Consequentemente, uma enorme parcela do tecido social é posta à margem de seu direito à alimentação, fato que perpetua os ciclos de miséria, compromete o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças, enfraquece a força de trabalho e impede o avanço social de comunidades inteiras.”
Nota: 8/10
Correção
✅ Laila, sua atividade sobre os desafios para a reinserção das populações em situação de rua no Brasil está muito bem desenvolvida e contém todos os elementos essenciais.
Sugestão de melhoria: o conectivo na linha 5 pode ser ajustado para estabelecer uma melhor relação entre a ficção da obra e a realidade do Brasil contemporâneo. Veja:
“De maneira análoga, a realidade brasileira contemporânea se mostra evidentemente semelhante à situação insalubre exposta pelo autor modernista Graciliano Ramos, sobretudo em relação às populações vulneráveis em situação de rua.”
📝 Nota: 9/10
Correção
Laila, a escolha do rapper Emicida como repertório sociocultural foi muito produtiva, tornando o seu texto original e diferenciado. No entanto, para aprimorar ainda mais a sua argumentação, seria interessante aprimorar a apresentação do vocabulário, tornando a construção mais formal e fluida.
Veja um exemplo de reconstrução das linhas 3 e 4 para melhor organização e clareza:
“Porém, é notório que a arte periférica no cenário brasileiro não recebe a devida valorização, sendo frequentemente considerada inferior, subjugada e marginalizada por grande parcela da população elitista.”
Essa reformulação mantém sua ideia original, mas garante um vocabulário mais formal e preciso, deixando sua introdução ainda mais forte e bem estruturada.
Nota: 8/10
Correção
Na primeira atividade sobre o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, sugeriria a substituição do conectivo “assim sendo” por “nesse cenário” para tornar o texto mais formal. O restante da atividade, especialmente a definição dos problemas na tese, está excelente.
Já na segunda atividade, sobre desigualdades regionais no Brasil, recomendaria substituir “distribuição populacional” como problema e, em seu lugar, abordar “o acesso desigual à educação de qualidade”, tornando a argumentação mais consistente.
Nota: 9/10