Laura Ribeiro Silva

Atividade Introdução

Correção

No início de sua argumentação sobre os estigmas relacionados às doenças mentais no Brasil, você acabou separando o sujeito do verbo com uma vírgula indevida ✂️. Isso compromete um pouco a fluidez da leitura 📉. Veja abaixo duas opções de reescrita adequada desse início ✍️:

Convém ressaltar, a princípio, que a negligência governamental em relação às doenças…
A princípio, convém ressaltar que a negligência governamental…

Além disso, eu evitaria o uso do conectivo “com isso” ❌, substituindo por algo mais formal 🧠, como:

✔️ “nesse sentido”
✔️ “dessa forma”
✔️ “portanto”

Também percebi que faltam conectivos importantes na linha 03 e na linha 06 ⚠️. Eles são fundamentais para garantir a coesão e o encadeamento lógico das ideias 🔗.

Nota: 8/10 ✅

Atividade Introdução

Correção

Laura, sua atividade está bem escrita, com linguagem formal, concisa e uma leitura que flui muito bem. No entanto, é importantíssimo lembrar que os conectivos são indispensáveis para garantir a coesão textual.

Senti falta de conectivos na linha 5 e na linha 7, especialmente de um que relacione o conteúdo anterior com a ideia que será apresentada em seguida. Um bom exemplo seria o uso de “além disso”, “desse modo” ou “nesse contexto”, dependendo do encadeamento lógico da sua argumentação. Isso deixaria o seu parágrafo ainda mais articulado e completo.

Nota: 9/10 🌟

Atividade Introdução

Correção

Laura, sua atividade sobre a valorização da arte periférica está muito bem estruturada, com todos os elementos essenciais presentes e problemas bem definidos na tese.

Entretanto, para aprimorar ainda mais o texto, sugiro algumas melhorias na linguagem para torná-lo mais formal e coeso.

  • Uso do conectivo: O termo “com isso”, na linha 3, poderia ser substituído por uma expressão mais formal e coesa.
  • Evite o uso da primeira pessoa: O verbo “podemos” indica um tom mais subjetivo, que não é ideal para um texto dissertativo-argumentativo.

Sugestão de reescrita: “Nesse cenário, é essencial evidenciar as adversidades enfrentadas pela cultura periférica, que frequentemente sofre marginalização no Brasil. Afinal, essa realidade decorre do descaso estatal em relação às suas obrigações, além da ausência de financiamento e incentivo voltados à criação de espaços culturais nessas regiões.”

📌 Dica adicional: Para facilitar futuras correções e garantir maior legibilidade no processo de digitalização, recomendo que as próximas atividades sejam feitas à tinta.

Nota: 8/10

Atividade Tese

Correção

Sua introdução contém todos os elementos exigidos, mas tente organizar melhor as palavras e as ideias para garantir mais fluidez e clareza ao texto.

Nota: 8/10

Atividade Tese

Correção

No TEMA 3, tente explicar melhor o que significa essa condição estudantil que você mencionou. Detalhar esse ponto tornará seu argumento mais sólido. O restante está excelente. Parabéns!

Nota: 9/10

Atividade Tese

Correção

Laura, para que sua atividade apresente uma tese mais bem estruturada, algumas pequenas mudanças são necessárias. O conectivo “Além disso” poderia ser substituído por um elemento que conecte melhor a obra cinematográfica à sua tese. Além disso, a crase na linha seis está incorreta. Veja um exemplo de reescrita:

“Fora da ficção, mas intimamente relacionado aos problemas do Brasil contemporâneo, a obra traz à luz dois obstáculos ligados aos transtornos mentais no território nacional, sobretudo a falta de suporte para diagnósticos, tratamentos e distribuição de medicações, bem como a negligência governamental em relação à educação voltada para esse tema.”

Na segunda atividade, também é importante iniciar com um conectivo adequado. Veja um exemplo de reescrita:

“Portanto, os elementos que agravam as disparidades entre as diversas regiões do Brasil estão relacionados, sobretudo, à ausência de oferta de educação pública de qualidade, bem como às desigualdades econômicas.”

Nota: 6/10