Letícia Medeiros L. Gomes

Atividade Introdução

Correção

Letícia, perceba que o contexto do filme Central do Brasil retrata uma realidade de caráter negativo. Portanto, ao comparar com a realidade contemporânea brasileira, o uso do conectivo “entretanto” não é a melhor opção, pois ele pode suavizar demais a transição entre os contextos. Além disso, os problemas da tese, relacionados à falta de interesse e estigma social, parecem fracos e podem dificultar a produção de um texto mais consistente e impactante.

📌 Sugestão de reescrita para as linhas 4, 5, 6 e 7:
“Fora da ficção, o cenário da realidade contemporânea brasileira se mostra semelhante ao longa-metragem, uma vez que são inúmeros os desafios relacionados ao combate à evasão escolar, sobretudo nas instituições públicas de ensino nacionais. Afinal, esse fenômeno ocorre principalmente devido à profunda desigualdade social, somada à ausência de investimentos em regiões marginalizadas e periféricas do Brasil.”

💡 Dica: Quando os problemas da tese forem abordados, procure torná-los mais claros e diretos, como você fez agora, destacando de forma precisa as causas do problema. Isso fortalece a argumentação e torna o texto mais coeso.

📝 Nota: 7/10

Atividade Introdução

Correção

Letícia, percebo que o contexto utilizado em sua atividade, ao comparar o tema da reinserção socioeconômica da população em situação de rua com o filme Que Horas Ela Volta?, destaca a desigualdade e as dificuldades de ascensão econômica, criando um caráter negativo. Para melhorar a coesão entre os pontos, é fundamental utilizar um conectivo que faça a transição entre o caráter negativo do filme e os problemas expostos em sua tese. A reescrita ideal seria a seguinte:

“O filme Que Horas Ela Volta?, publicado em 2015, retrata a desigualdade social e a dificuldade de inserção econômica das classes mais vulneráveis no Brasil moderno. Anos mais tarde, a situação da realidade brasileira contemporânea se mostra semelhante ao longa-metragem, já que persistem inúmeros desafios relacionados à inserção socioeconômica da população em situação de rua. Isso ocorre, sobretudo, devido à desigualdade social, agravada pela omissão governamental.”

Essa reescrita ajuda a conectar de forma mais fluida as ideias apresentadas, criando uma transição coesa entre o filme e os problemas da realidade brasileira.

📝 Nota: 6/10

Atividade Tese

Correção

Lembre-se de sempre utilizar vírgula após conectivos que iniciam frases. Além disso, é interessante evitar a inclusão da primeira pessoa, mantendo um tom mais formal e impessoal, preferencialmente na terceira pessoa.

Aqui está um exemplo de reescrita da sua primeira atividade sobre doenças mentais na sociedade brasileira, utilizando um elemento conectivo que relaciona a obra cinematográfica à realidade do país:

“Fora da ficção, mas profundamente relacionado à realidade brasileira, é evidente o quanto o preconceito ligado às doenças e transtornos mentais ainda persiste, sobretudo devido às influências negativas midiáticas, bem como à negligência governamental em relação ao tema.”

Já na segunda atividade, há uma repetição entre os termos “individualismo” e “indivíduo” que pode ser facilmente evitada para melhorar a fluidez do texto.

Nota: 7/10