Marco Túlio Braga Silva

Atividade Argumentação

Correção

📌 Marco, ao iniciar um parágrafo argumentativo, é recomendável evitar retomadas anafóricas logo na primeira linha, como ocorre com a expressão “essa circunstância”. Uma abertura mais direta e completa reforça a clareza e a força da argumentação.

🔹 Sugestão de reformulação para o início do parágrafo:
➡️ “A princípio, é possível perceber que a estigmatização de indivíduos portadores de transtornos mentais se deve, sobretudo, ao descaso governamental.”

⚠️ Além disso, seria interessante adicionar um conectivo para integrar melhor a citação literária ao argumento.
➡️ “Embora fictício, o livro ‘Ninguém é normal’ retrata como a sociedade julga moralmente indivíduos portadores de tais transtornos, submetendo-os a um cenário de violência, confinamento e segregação social.”

📝 Nota: 9/10 🧠

Atividade Tese

Correção

Lembre-se de adicionar um conectivo após o ponto final, para fazer a coesão entre os elementos do contexto e da tese. Veja o exemplo: Fora da ficção, mas profundamente relacionado à realidade brasileira, é evidente o quanto o preconceito ligado às doenças e transtornos mentais ainda persiste, revelando […].

Evite a repetição de termos, por exemplo “são” linhas 4 e 5. Seria interessante formalizar mais a tese. Veja um exemplo: “Nesse sentido, percebe-se que, apesar dos avanços, o preconceito contra doenças mentais ainda persiste na sociedade brasileira, evidenciando a ausência de humanização no tratamento psiquiátrico, bem como o descaso governamental em relação à educação voltada para esse tema.”

Na segunda atividade, substitua o conectivo “Com isso” por um elemento mais formal, lembre-se da vírgula após o conectivo. Além disso, é interessante evitar a inclusão da primeira pessoa, mantendo um tom mais formal e impessoal, preferencialmente na terceira pessoa. Exemplo: “Nesse cenário, é evidente a desigualdade socioeconômica, sobretudo em regiões do norte e nordeste brasileiro[…]”.

Nota: 7/10