Correção
Pâmela, sua atividade sobre padrões de beleza está excelente! A argumentação está bem estruturada e recebeu nota máxima. No entanto, faria algumas pequenas mudanças para melhorar ainda mais a coesão e a formalidade do texto.
📌 Sugestões de melhorias:
Sugestão de reescrita da linha 7 e 8:
“A busca pela estética idealizada afeta de maneira extremamente negativa a autoestima, sobretudo da parcela mais jovem da sociedade. Isso ocorre não apenas devido à ausência de incentivo das instituições educacionais para a aceitação da diversidade estética, mas também pela persistência de comportamentos agressivos, como o bullying, que reforçam estereótipos e padrões inatingíveis.”
Nota: 10/10
Correção
Eu sugiro que evite o uso de verbos dicendi, como ‘é dito‘, que expressam relação de fala. Ao apontar os problemas na primeira atividade sobre a valorização da arte periférica no cenário brasileiro, especificamente na linha 06, você utilizou a expressão ‘percebemos a falta de incentivo’. Prefiro sempre utilizar a terceira pessoa, ou seja, evite se incluir no discurso da redação, mantendo o maior grau de formalidade.
Uma reescrita mais produtiva poderia ser:
‘Entretanto, nesse cenário, é evidente a completa falta de investimentos e incentivos educacionais voltados à valorização da arte periférica, fato que se soma ao preconceito enraizado e persistente em parte do tecido social nacional.’
Essa mudança melhora a formalidade e a objetividade do seu texto, além de proporcionar mais clareza na argumentação.
Nota: 8/10
Correção
Sua introdução sobre a recorrência da insegurança alimentar no Brasil está interessante, e o uso do livro Quarto de Despejo é extremamente produtivo, inclusive já foi utilizado em redações que tiraram nota 1000. No entanto, seria interessante mencionar de maneira mais adequada a relação entre a linha 1 e a linha 2. Veja a sugestão de reescrita:
‘O livro Quarto do Despejo retrata uma mãe solo residente em uma região de vulnerabilidade social, em busca de sobrevivência, enfrentando insegurança alimentar e inanição.’
Além disso, seu contexto possui um tom negativo, ou seja, um cenário desfavorável. O conectivo que deveria vir na sequência precisa concordar com esse tom e não ser um conectivo de oposição. Por isso, sugiro substituir o ‘no entanto’ por ‘nesse cenário’, que se alinha melhor com a ideia de continuidade do problema apresentado.
Nota: 8/10
Correção
Suas teses estão bem desenvolvidas e os problemas foram apresentados de maneira objetiva. Procure seguir esses modelos nas redações que for realizar ao longo deste ano, pois eles ajudam a garantir clareza e foco na construção das ideias. Continuar aplicando essa abordagem vai aprimorar ainda mais suas produções.
Nota: 10/10
Correção
Lembre-se de sempre utilizar vírgula após conectivos que iniciam frases. Seria interessante formalizar um pouco mais a linguagem. Fiz a reescrita de sua primeira atividade para exemplificar:
Fora da ficção, mas profundamente relacionado à realidade brasileira, é evidente que no território nacional há uma enorme ausência de profissionais destinados ao atendimento de portadores de transtornos mentais, acarretando a falta de acesso a tratamentos adequados, fator que se soma a uma educação de base ineficiente sobre a temática.
A segunda atividade deve possuir um conetivo com valor de conclusão ou adição, já que os elementos anteriores são negativos.
Nota: 7/10