Correção
Priscila, seu parágrafo está bem desenvolvido em conteúdo, mas alguns conectivos precisam ser melhor posicionados ou substituídos para garantir maior fluidez e coesão entre as ideias.
⚠️ Observações específicas:
O conectivo “visto que” (linhas 2 e 3) não funciona muito bem na construção apresentada. Seria interessante substituí-lo por outra expressão mais adequada ao contexto.
Na linha 4, após o trecho “prova disso”, é necessário incluir um conectivo mais apropriado para garantir a ligação entre as ideias.
O conectivo “e além disso” pode ser reformulado para evitar repetição e melhorar a progressão textual.
Adicione conectivos também nas linhas 6 e 8, para assegurar a coesão entre os períodos e evitar que as sentenças fiquem soltas.
✅ Consideração final: Para que o parágrafo fique perfeito, Priscila, basta apenas ajustar os conectivos, garantindo que a ligação entre as ideias seja clara e natural.
📝 Nota: 9/10
Correção
Priscila, no início da sua introdução sobre a busca por padrões de beleza idealizados, ocorre um erro bastante comum em redações: a construção incorreta do sujeito na frase.
O trecho “No filme […] retrata” está incorreto, pois há um conflito na concordância verbal. O correto seria: “O filme ‘A Substância’ retrata a busca obsessiva por padrões de beleza inatingíveis.” ou “No filme ‘A Substância’, é retratada a busca obsessiva por padrões de beleza inatingíveis.”
Além disso, evite concluir a introdução com sugestões de reflexão. No Enem, é mais produtivo finalizar essa parte com uma apresentação clara dos problemas que serão discutidos.
🔹 Sugestão de reescrita para um fechamento mais sólido:
“Grande parte da sociedade brasileira sofre graves consequências na saúde e na autoestima devido à pressão estética imposta por padrões irreais. Sobretudo, isso ocorre pela forte influência de uma mídia opressiva, que perpetua tais padrões devido à negligência governamental.”
Nota:8.5/10
Correção
Priscila, sua introdução está interessante, e a linguagem é clara e objetiva, mas precisamos adequar alguns elementos para torná-la ainda mais organizada. Perceba que você fez uma lista com vários problemas, mas acabou sem mencioná-los ao final da introdução. Para garantir uma tese bem estruturada, é muito melhor concluir a introdução com dois problemas distintos, que serão desenvolvidos ao longo do texto, ao invés de criar uma lista com vários problemas, o que pode fazer com que alguns se percam. Fique atenta a esse detalhe para melhorar a clareza e o foco na argumentação.
Nota: 8/10
Correção
A atividade da aula 08 ficou naturalmente bem superior à da aula 06, especialmente após mais estudos. Lembre-se dos elementos fundamentais para elaborar uma tese de qualidade. Evite o uso de contextos conceituais, ou seja, aqueles que apenas definem o problema sem apresentar elementos mais ricos de diversas áreas do conhecimento, como filmes, livros, filósofos, sociólogos, dados históricos ou científicos, por exemplo. Incluir esses elementos torna a tese mais robusta e enriquecida, o que contribui para uma construção textual mais sólida.
Nota: 6/10
Correção
Suas teses estão bem desenvolvidas e os problemas foram apresentados de maneira objetiva. Procure seguir esses modelos nas redações que for realizar ao longo deste ano, pois eles ajudam a garantir clareza e foco na construção das ideias. Continuar aplicando essa abordagem vai aprimorar ainda mais suas produções.
Nota: 10/10
Correção
Priscila, tive um pouco de dificuldade para fazer a leitura de sua atividade, prefira escrever à tinta. A primeira atividade está muito bem construída, seria interessante somente organizar o final da linha 05 – “devido a conceitos preestabelecidos” talvez seja uma construção melhor. O termo negligência tem acentuação gráfica.
Nota: 8/10