Arthur Silva Guimarães

Atividade Introdução

Correção

Arthur, sua atividade sobre os estigmas relacionados às doenças mentais no Brasil está bem estruturada e aborda um tema de grande relevância. No entanto, pequenas alterações em alguns termos poderiam refinar ainda mais a linguagem.

Nas linhas 1 e 2, em vez de “o povo brasileiro”, seria interessante optar por uma expressão como “parte do tecido social brasileiro”, que soa mais formal e precisa.

Além disso, percebi uma repetição frequente dos termos “estatal” e “Estado” ao longo do parágrafo. Tente variar o vocabulário, utilizando sinônimos ou reestruturando algumas frases para evitar redundâncias e manter a fluidez do texto.

Veja um parágrafo de modelo:

“Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a falta de informação da sociedade brasileira é o principal catalisador da problemática. De fato, o avanço dos meios de comunicação é responsável pela rápida disseminação de notícias, principalmente no meio digital, mas isso não significa que os cidadãos se encontram mais conscientes acerca de temáticas sociais. Dessa forma, ainda que diversos estudos atuais corroborem para o fim da relevância da saúde mental e a legitimidade dos distúrbios psíquicos, as raízes de uma intolerância generalizada ainda questionam a veracidade da doença. Consequentemente, os indivíduos portadores de transtornos psicológicos vivem em um meio degradante de discriminação estrutural, enfrentando constantemente a invisibilidade presente na sociedade brasileira. No espectro literário nacional, a obra real-naturalista “O Alienista”, de Machado de Assis, retrata as mazelas associadas aos estigmas e padronização de comportamentos divergentes. Nesse viés, considerando a denúncia machadiana é evidente que ao negligenciar a complexidade das pessoas com distúrbios mentais, devido a estigmas baseados no estereótipo de incapacidade ou de invalidez desses indivíduos, a sociedade míope alimenta uma visão eugenista e tóxica, limitando as diversas possibilidades de manifestação do ser humano.”

Nota: 7/10

Atividade Introdução

Correção

Arthur, em relação à sua atividade sobre a evasão escolar, acredito que o uso da citação cinematográfica poderia ser melhor aproveitado. Em vez de dedicar boa parte do texto à narração da obra, seria mais produtivo utilizar esse espaço para destacar as críticas sociais e as problemáticas abordadas no enredo.

Por exemplo, uma reformulação poderia seguir esta linha:
“O longa-metragem norte-americano ‘Preciosa’, lançado em 2010, retrata a dura realidade de indivíduos em situação de marginalização, especialmente mulheres que enfrentam dupla jornada de trabalho e gravidez precoce. Ainda que fictícia, a obra ilustra bem as mazelas associadas à evasão escolar — um cenário que se repete, de forma alarmante, na realidade brasileira contemporânea.”

Essa abordagem permite uma análise mais crítica e conectada com o tema proposto, enriquecendo o desenvolvimento do seu texto.

Nota: 8/10

Atividade Introdução

Correção

Arthur, sua atividade sobre a recessão socioeconômica da população em situação de rua está muito bem desenvolvida e estruturada. No entanto, faria pequenas alterações nas linhas 3 e 4 para tornar a linguagem mais fluida e impactante.

📌 Sugestão de reescrita para aprimorar a coesão e clareza:
“Fora da ficção, a realidade das populações mais vulneráveis no Brasil se assemelha ao cenário retratado na obra modernista de Graciliano Ramos, agravando-se progressivamente com o crescimento populacional e a falta de políticas públicas eficazes.”

📝 Nota: 10/10 🚀

Atividade Introdução

Correção

Arthur, gostei muito da sua introdução sobre a valorização da arte periférica! A escolha do contexto foi produtiva, e os problemas estão muito bem definidos. Você compreendeu todos os elementos necessários para construir uma introdução de qualidade.

Ao citar elementos fictícios, uma abordagem interessante é evitar narrar a história da obra e, em vez disso, destacar seu contexto e impacto. Talvez uma reformulação mais objetiva ficasse assim:

‘O longa-metragem Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, retrata um protagonista que busca incessantemente a aceitação no mercado cultural por meio da fotografia, enfrentando barreiras impostas por sua origem periférica.’

Nota: 9/10

Atividade Tese

Correção

Sua introdução está bem estruturada e contém todos os elementos exigidos. Parabéns!

Nota: 10/10

Atividade Tese

Correção

Lembre-se sempre de apresentar um conectivo ou elementos que façam a ligação entre a tese e o contexto. As palavras cenário e públicos possuem acentuação gráfica. Veja um exemplo de tese a seguir:

Fora da ficção, mas profundamente relacionado à realidade brasileira, é evidente que no território nacional há uma enorme ausência de profissionais destinados ao atendimento de portadores de transtornos mentais, acarretando a falta de acesso a tratamentos adequados, fator que se soma a uma educação de base ineficiente sobre a temática.

A segunda atividade possui os dois problemas bem apresentados, mas poderia ser melhor escrita adicionando o conectivo e formalizando a linguagem, veja:

Nesse sentido, são evidentes as disparidades em território nacional, consequências da escassez de recursos hídricos, sobretudo no nordeste, fator que se soma à ausência de disponibilidade de emprego em grandes centros urbanos.

Nota: 7/10