Correção
Ana Clara, sua introdução está muito bem construída! Você fez uma contextualização histórica excelente, mostrando o percurso desde o modelo econômico excludente e elitista, passando pelo período escravocrata até a urbanização acelerada do século XX. Isso demonstra um repertório rico e aplicado de forma legítima, alinhado com os critérios do ENEM. Parabéns!
Além disso, você conseguiu apresentar dois problemas claramente definidos já na introdução: a desigualdade socioeconômica e a omissão do poder público. Esse cuidado facilita muito a organização do texto e fortalece suas argumentações nos parágrafos seguintes.
Nos parágrafos argumentativos, você mantém contextualização sólida: no primeiro, aborda bem o legado histórico da exclusão social e, no segundo, traz a análise da omissão governamental e da falta de articulação entre esferas de poder. Ambos os parágrafos estão bem estruturados, mas poderia haver um pouco mais de detalhamento nas consequências práticas para a vida cotidiana das pessoas em situação de rua.
Isso ajudaria a enriquecer ainda mais o impacto social do seu argumento.
Na conclusão, você traz todos os elementos essenciais: Agente: governo federal,
Ação: implementar uma política nacional integrada,
Meio: moradia, capacitação profissional, suporte psicológico, inclusão no mercado de trabalho, campanhas educativas,
Finalidade: romper o ciclo de exclusão e garantir dignidade à população.
Muito bom! Talvez só pudesse reforçar ainda mais a metodologia prática, explicando como essas ações seriam operacionalizadas (parcerias, recursos, prazos), para elevar a competência 5 ao máximo.
Introdução – A
Argumentação – A-
Conclusão – A-
Competência 1 – 200
Competência 2 – 200
Competência 3 – 180
Competência 4 – 200
Competência 5 – 160
Total – 940
Correção
Ana, sua conclusão sobre o sistema educacional no Brasil está muito bem desenvolvida e contém todos os elementos que combinamos em sala de aula. Assim como na outra atividade, você apresentou o Ministério da Educação como agente, a elaboração de políticas públicas como ação e finalizou adequadamente ao mencionar, após a segunda proposta, a importância do esforço conjunto. Parabéns pela atividade. Particularmente, eu preferi a sua atividade sobre o trabalho infantil, mas está também está muito bem realizada, com todos os critérios bem cumpridos.
Nota: 10/10
Correção
Ana, a sua atividade sobre a permanência do trabalho infantil nos territórios brasileiros está muito bem desenvolvida. Sua conclusão inicia de maneira adequada, com a fórmula que combinamos em sala de aula, e apresenta todos os elementos bem desenvolvidos, ou seja, você destacou o agente, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência, indicou a ação, que é ampliar os programas de transferência, e explicou claramente a finalidade, que é evitar que as famílias recorram ao trabalho infantil. Na sequência, você reproduziu novamente os elementos estruturais que combinamos em sala, o que demonstra segurança na construção do parágrafo. Sua atividade está muito bem construída, parabéns!
Nota: 10/10
Correção
Ana Clara de Oliveira Faria, o seu parágrafo sobre a persistência da fome no Brasil está impecável. A minha única sugestão para as próximas atividades é prestar atenção ao espaçamento entre as palavras. Isso vai te ajudar a ganhar mais espaço para desenvolver ainda mais as suas ideias. Outra pequena observação: percebi que a palavra princípio na linha 08 está sem acentuação gráfica.
Nota: 10/10
Correção
Ana Clara, sua introdução está bem estruturada e demonstra domínio do tema, mas gostaria de destacar alguns pontos que podem contribuir para aprimorar ainda mais a sua redação.
Você utilizou corretamente a crase na linha 04, mas houve um erro na linha 06. Lembre-se de que o acento indicativo de crase é voltado para a esquerda (à), e deve ser usado apenas quando há a fusão da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”. É importante estar sempre atenta ao gênero e à regência da palavra seguinte para evitar esse tipo de deslize.
Além disso, recomendo que você retome o problema apresentado na tese ao iniciar o primeiro parágrafo de argumentação. Isso garante coesão entre a introdução e o desenvolvimento. Veja uma sugestão de reescrita:
“Em primeiro plano, é evidente o quanto o ambiente digital facilita o acesso restrito e desregulamentado às plataformas de aposta, sobretudo porque a legislação brasileira contemporânea não é capaz de estabelecer os limites e os elementos jurídicos necessários para a proteção desse ambiente e de seus usuários.”
Por fim, uma dica valiosa: estruture seus parágrafos argumentativos com progressão lógica. Comece retomando o problema, desenvolva-o com um repertório sociocultural (como um dado, obra literária ou referência histórica) e finalize apontando as consequências sociais do problema. Essa tríade — problema + comprovação + impacto — fortalece muito a sua argumentação e contribui para uma nota alta, principalmente na competência 3 do ENEM.
Nota: 8/10
Correção
Ana, sua introdução sobre os caminhos para combater a disseminação de informações falsas no Brasil está excelente, bem estruturada e articulada. No entanto, atente-se ao tamanho da introdução. Talvez não seja necessário utilizar dois contextos logo no início, pois isso pode tornar o trecho redundante. Uma alternativa mais eficaz seria distribuir os contextos ao longo da argumentação, enriquecendo o desenvolvimento da redação sem sobrecarregar a introdução.
✍ ️Além disso, na atividade sobre evasão escolar, percebi que a crase na linha 5 está invertida. Vale a pena revisar esse ponto para garantir maior clareza e coesão. No mais, seu texto demonstra domínio do tema e coerência argumentativa.
📝 Nota: 10/10 🚀
Correção
Ana, lembre-se de definir de maneira sólida, clara e objetiva os dois problemas na tese. No seu texto, eles parecem ter ficado difusos ao longo das linhas 5, 6, 7 e 8. Além disso, atente-se ao uso do aposto e à inclusão de conectivos, que estão ausentes tanto na linha 3 quanto na linha 5.
Evite também o uso de contextos conceituais, ou seja, aqueles que apenas definem o problema sem apresentar elementos mais ricos de diversas áreas do conhecimento, como filmes, livros, filósofos, sociólogos, dados históricos ou científicos. Incluir esses elementos torna a tese mais robusta e enriquecida, contribuindo para uma construção textual mais sólida e argumentativamente bem estruturada.
Nota: 8/10
Correção
A primeira atividade está muito bem construída, entretanto carece de contextualização antes dos elementos do tema e tese. Para construir uma introdução de excelência na redação do ENEM, é essencial iniciar com um contexto social, histórico, literário, cinematográfico, artístico, econômico ou científico, estabelecendo uma conexão com o tema proposto.
Na segunda atividade você utilizou o SUS como contexto, seria produtivo também inserir a data de criação do SUS. Outro elemento importante é estar atento ao uso correto da crase. A crase é voltada à esquerda, diferente do acento grave. Lembre-se de que a tese apresenta os problemas, mas não a solução. Seria interessante remover a linha 08, portanto.
https://youtu.be/aS-ZDEQTK5M?si=uf9c9P5H8QbKmh9D
Nota: 9/10