Correção
Yara, sua argumentação começa de forma excelente, especialmente entre as linhas 9 e 13, em que você retoma a problemática com clareza, organização e linguagem bastante formal — parabéns por isso!
⚠️ Contudo, a partir desse ponto, senti falta de dois elementos essenciais para que o parágrafo argumentativo esteja completo:
💡 Veja uma sugestão de finalização do seu parágrafo, conforme o modelo que discutimos em aula:
Consequentemente, o número de indivíduos prejudicados por algoritmos que deliberadamente exploram as apostas de maneira visceral e viciosa tem aumentado de maneira vertiginosa em todo o território nacional, gerando danos financeiros e psicológicos muitas vezes irreparáveis.
📝 Nota: 8/10
Correção
Yara, o seu argumento possui uma boa base, mas poderia ser melhor desenvolvido se incluísse todos os elementos fundamentais que combinamos em sala de aula. Notei especialmente a ausência de uma contextualização clara, o que enfraquece o início do parágrafo.
Além disso, é importante ter atenção ao encerramento: evite concluir apontando apenas o que “deve ser feito”, e tente focar nos problemas evidentes ou nas consequências reais da estigmatização.
📝 Nota: 8/10
Veja um parágrafo de modelo:
“Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a falta de informação da sociedade brasileira é o principal catalisador da problemática. De fato, o avanço dos meios de comunicação é responsável pela rápida disseminação de notícias, principalmente no meio digital, mas isso não significa que os cidadãos se encontram mais conscientes acerca de temáticas sociais. Dessa forma, ainda que diversos estudos atuais corroborem para o fim da relevância da saúde mental e a legitimidade dos distúrbios psíquicos, as raízes de uma intolerância generalizada ainda questionam a veracidade da doença. Consequentemente, os indivíduos portadores de transtornos psicológicos vivem em um meio degradante de discriminação estrutural, enfrentando constantemente a invisibilidade presente na sociedade brasileira. No espectro literário nacional, a obra real-naturalista “O Alienista”, de Machado de Assis, retrata as mazelas associadas aos estigmas e padronização de comportamentos divergentes. Nesse viés, considerando a denúncia machadiana é evidente que ao negligenciar a complexidade das pessoas com distúrbios mentais, devido a estigmas baseados no estereótipo de incapacidade ou de invalidez desses indivíduos, a sociedade míope alimenta uma visão eugenista e tóxica, limitando as diversas possibilidades de manifestação do ser humano.”
Correção
Yara, a sua atividade apresenta todos os elementos muito bem desenvolvidos, conforme combinamos em sala de aula. A argumentação está clara e bem estruturada. No entanto, nas linhas 6 e 7, há uma construção curiosa que merece atenção:
“No entanto, lastimavelmente, após 5 anos, este planejamento se encontra arquivado e ainda podem ser encontrados na internet…”
👉 Talvez seja interessante evitar a repetição de termos com carga negativa muito próximos, como “no entanto” e “lastimavelmente”, para que o trecho fique mais fluido e elegante.
📝 Nota: 9/10
Correção
Yara, a sua atividade tem todos os elementos fundamentais e funciona muito bem como a introdução para uma redação de qualidade. Fiz algumas pequenas alterações no vocabulário e na estrutura para deixar o texto ainda mais fluido e impactante. Veja como ficaria:
“Pinturas clássicas, como O Nascimento de Vênus, de Botticelli, retratam o ideal de beleza feminino que influenciou gerações. Todavia, essa influência se perpetua até a atualidade, sobretudo afetando a realidade brasileira, em que a busca pela beleza padronizada e idealizada se faz presente de maneira latente. Assim, inúmeras consequências negativas são desencadeadas por este cenário, que persiste, sobretudo, devido à pressão social em relação à estética, bem como à perpetuação de uma cultura de comparação imagética.”
Nota: 9/10
Correção
Yara, o seu contexto é interessante e bem construído, porém, seria ainda mais enriquecedor mencionar um fato histórico ou social datado que colabore com os elementos apresentados. Isso ajudaria a fortalecer sua argumentação e daria maior profundidade ao seu texto.
Além disso, é importante corrigir o uso da crase na linha 2 em “ligados, desde sua origem, à desigualdade social”, garantindo a correção gramatical.
Outra sugestão é ajustar o trecho após o conectivo na linha 4, para tornar a construção mais clara e formal. Veja como poderia ficar: “Com base nesse viés, infelizmente, a sociedade contemporânea brasileira sofre com o preconceito enraizado em sua estrutura e com a desvalorização das artes periféricas marginalizadas.”
Nota: 8/10
Correção
TEMA 1: A expressão “Anular a persistência” ficou vaga. Tente especificar melhor o que isso significa dentro da problemática do tema.
TEMA 2: A tese precisa apresentar as adversidades da Revolução Industrial em relação à exploração trabalhista no Brasil. No momento, os argumentos estão mencionando consequências da Revolução, mas sem uma ligação direta com a questão trabalhista.
Nota: 7/10