Correção
Ana, observei que na primeira linha você inseriu uma vírgula depois da palavra “que”, o que não é necessário e prejudica a fluidez do trecho.
Na linha 4, a palavra “que” aparece com o artigo “o” junto a ela, formando “o que”, embora isso não ocorra no seu rascunho. Atente-se a essa diferença na versão final.
Após a linha 7, o trecho “isso leva muitos pacientes a deixar de buscar ajuda por falta do suporte do Estado” poderia ser melhor desenvolvido e aprofundado. Veja abaixo uma sugestão mais densa e argumentativa:
Nesse sentido, considerando tais pressupostos filosóficos, é evidente que ao negligenciar a complexidade das pessoas com distúrbios mentais, devido a estigmas baseados no estereótipo de incapacidade ou de invalidez desses indivíduos, a sociedade míope alimenta uma visão eugenista e tóxica, limitando as diversas possibilidades de manifestação do ser humano.
Nota: 7/10
Correção
Ana, considerei a sua escolha de contexto para a segunda atividade, relacionada ao filme Central do Brasil.
📌Sugestão de melhoria: o conectivo de oposição utilizado não é a melhor escolha para relacionar a obra cinematográfica fictícia com a realidade contemporânea brasileira. Um conectivo mais adequado poderia ser:
“Fora da ficção, a realidade contemporânea brasileira se mostra análoga ao longa-metragem…”
Além disso, fique atenta a acentuação gráfica de algumas palavras, por exemplo “além disso”, na linha 02, bem como a crase também na mesma linha em “devido à dificuldade”.
Nota: 8/10 🏆
Correção
Atividade sobre padrões de beleza: Na linha 7, os termos econômicos e psicológico estão sem acento. Atente-se à ortografia para manter a formalidade e evitar perda de pontos.
Atividade sobre desafios para a reinserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil:
Evite iniciar com “Atualmente”:
No Enem, recomenda-se começar com um contexto mais sólido, como um fato histórico ou um dado relevante. Isso torna a introdução mais atrativa e demonstra um maior domínio do tema.
Uso de conectivos:
Notei a ausência de conectivos essenciais nas linhas 4, 6 e 7. Eles garantem coesão e fluidez ao texto. Sugiro incluir conectores como “Além disso,”, “Nesse sentido,” e “Dessa forma,” para estruturar melhor os argumentos.
Erro de grafia:
Na linha 3, o termo “o que” está grafado junto (oque), o que configura um erro ortográfico. Sempre revise a separação correta das palavras.
Atenção à tese:
Lembre-se de que a introdução deve apresentar os problemas e não as soluções. A proposta de intervenção deve ser deixada para a conclusão do texto.
Sugestão de reescrita da tese:
“Diante desse cenário, a dificuldade de reinserção socioeconômica da população em situação de rua está associada à falta de políticas públicas eficazes e ao estigma social que dificulta a reintegração desses indivíduos ao mercado de trabalho.”
Nota: 7/10
Correção
Seu parágrafo de introdução está mais próximo de um parágrafo argumentativo. Lembre-se dos elementos fundamentais da introdução! Para construir uma introdução de excelência na redação do ENEM, é essencial iniciar com um contexto social, histórico, literário, cinematográfico, artístico, econômico ou científico, estabelecendo uma conexão com o tema proposto. Em seguida, deve-se inserir elementos do tema, demonstrando a relação direta do tema com o Brasil contemporâneo. Após essa abordagem inicial, é necessário apresentar a tese, destacando dois problemas bem definidos que serão desenvolvidos ao longo do texto e solucionados na conclusão da redação. Principalmente, lembre-se de que na introdução você deve apresentar os problemas e não as medidas necessárias para saná-los. “Além” em “além disso”, linha 04 possui acentuação gráfica.
Nota: 6/10