Correção
Gustavo, ao iniciar sua argumentação, você acerta ao retomar o problema da tese, mencionando a divulgação dos jogos de azar. No entanto, perceba que há um problema semântico na construção da frase. Em vez de escrever: “A divulgação dos jogos de azar não é um dos problemas do Brasil, mas sim o excesso desregulamentado dessa divulgação”, seria mais claro reformular a ideia para: “O problema não é a divulgação dos jogos de azar, mas sim o excesso desregulamentado dessa divulgação”.
Lembre-se de utilizar todos os elementos fundamentais da argumentação: retome a tese, apresente os elementos do tema, faça uma contextualização que colabore com sua argumentação e, por fim, elabore as consequências.
Nota: 7/10
Correção
Gustavo, seu parágrafo sobre a persistência da fome no Brasil contemporâneo apresenta todos os elementos fundamentais de maneira bem estruturada, conforme o que combinamos em sala de aula. No entanto, pequenas melhorias semânticas podem tornar o texto ainda mais eficaz e formal.
Na linha 05, ao dizer “esse problema causa um grande número de pessoas”, a construção perde clareza e formalidade. Uma sugestão de reescrita seria:
“Observa-se que essa problemática acarreta em um elevado número de indivíduos em situação de insegurança alimentar.”
As linhas 06 e 07 contêm trechos com marcas excessivas de oralidade, como “até mesmo roubando”, que prejudicam o tom formal necessário a um texto dissertativo-argumentativo. Seria mais adequado omitir esse tipo de expressão ou substituí-la por termos mais técnicos ou descritivos.
Na tese, evite o uso da palavra “insistência” ao se referir à fome. Prefira termos como “permanência” ou “perpetuação”, que se alinham melhor ao vocabulário acadêmico e à formalidade do texto.
No parágrafo sobre a intolerância religiosa no Brasil, observei uma construção semelhante nas linhas 04 e 05. Sempre que possível, leia outros textos dissertativos para fortalecer seu vocabulário formal, ampliando o repertório expressivo.
Na linha 07, o conectivo “contudo” foi utilizado de forma inadequada, pois o trecho anterior e a tese apresentam ambos um caráter negativo. O uso ideal seria de um conectivo conclusivo, como “portanto”, ou “dessa forma”, para assegurar a coesão lógica entre as ideias.
Nota final: 8/10
Correção
Sua atividade sobre a evasão escolar apresenta todos os elementos essenciais que combinamos em sala de aula e que constam no checklist do exercício. Parabéns pelo cuidado com a estrutura e pelo esforço em desenvolver um texto coeso e pertinente ao tema!
📌 Para que seu texto fique ainda mais alinhado à excelência, proponho alguns ajustes pontuais:
Fora das telas, observa-se esses mesmos acontecimentos se desenvolvendo em meio ao tecido social brasileiro, afetando principalmente os mais jovens que interrompem a busca por uma carreira acadêmica ou os estudos básicos.
✅ Com esses ajustes, o seu texto ficaria ainda mais claro, formal e eficaz — pronto para alcançar as notas máximas.
📘 Nota: 9/10
Correção
Gustavo, sua introdução está excelente! Você desenvolveu todos os elementos conforme combinamos em sala de aula: trouxe um bom contexto, delimitou corretamente o tema e apresentou uma tese clara. A organização e a fluidez do texto merecem destaque. Parabéns!
Apenas faria uma pequena sugestão de ajuste na tese, para evitar que o uso da expressão “por querer se encaixar” soe como um diálogo direto com o leitor, o que pode comprometer a impessoalidade do texto dissertativo.
Veja uma sugestão de reformulação:
Nesse contexto, entende-se que o desenvolvimento de distúrbios alimentares, somado à pressão social, são entraves gerados por essa busca desenfreada por padrões estéticos socialmente estabelecidos.
📝 Nota: 9/10