Gustavo Henrique Pimentel

Atividade Argumentação

Correção

Gustavo, ao iniciar sua argumentação, você acerta ao retomar o problema da tese, mencionando a divulgação dos jogos de azar. No entanto, perceba que há um problema semântico na construção da frase. Em vez de escrever: “A divulgação dos jogos de azar não é um dos problemas do Brasil, mas sim o excesso desregulamentado dessa divulgação”, seria mais claro reformular a ideia para: “O problema não é a divulgação dos jogos de azar, mas sim o excesso desregulamentado dessa divulgação”.

Lembre-se de utilizar todos os elementos fundamentais da argumentação: retome a tese, apresente os elementos do tema, faça uma contextualização que colabore com sua argumentação e, por fim, elabore as consequências.

Nota: 7/10

Atividade Argumentação

Correção

Gustavo, seu parágrafo sobre a persistência da fome no Brasil contemporâneo apresenta todos os elementos fundamentais de maneira bem estruturada, conforme o que combinamos em sala de aula. No entanto, pequenas melhorias semânticas podem tornar o texto ainda mais eficaz e formal.

Na linha 05, ao dizer “esse problema causa um grande número de pessoas”, a construção perde clareza e formalidade. Uma sugestão de reescrita seria:

“Observa-se que essa problemática acarreta em um elevado número de indivíduos em situação de insegurança alimentar.”

As linhas 06 e 07 contêm trechos com marcas excessivas de oralidade, como “até mesmo roubando”, que prejudicam o tom formal necessário a um texto dissertativo-argumentativo. Seria mais adequado omitir esse tipo de expressão ou substituí-la por termos mais técnicos ou descritivos.

Na tese, evite o uso da palavra “insistência” ao se referir à fome. Prefira termos como “permanência” ou “perpetuação”, que se alinham melhor ao vocabulário acadêmico e à formalidade do texto.

No parágrafo sobre a intolerância religiosa no Brasil, observei uma construção semelhante nas linhas 04 e 05. Sempre que possível, leia outros textos dissertativos para fortalecer seu vocabulário formal, ampliando o repertório expressivo.

Na linha 07, o conectivo “contudo” foi utilizado de forma inadequada, pois o trecho anterior e a tese apresentam ambos um caráter negativo. O uso ideal seria de um conectivo conclusivo, como “portanto”, ou “dessa forma”, para assegurar a coesão lógica entre as ideias.

📌 Nota final: 8/10

Atividade Introdução

Correção

Sua atividade sobre a evasão escolar apresenta todos os elementos essenciais que combinamos em sala de aula e que constam no checklist do exercício. Parabéns pelo cuidado com a estrutura e pelo esforço em desenvolver um texto coeso e pertinente ao tema!

📌 Para que seu texto fique ainda mais alinhado à excelência, proponho alguns ajustes pontuais:

  1. Na linha 5, ao conectar o contexto com a tese, seria interessante mencionar explicitamente a sociedade brasileira. Isso torna a transição mais precisa e reforça a adequação à realidade nacional. Veja uma sugestão:

Fora das telas, observa-se esses mesmos acontecimentos se desenvolvendo em meio ao tecido social brasileiro, afetando principalmente os mais jovens que interrompem a busca por uma carreira acadêmica ou os estudos básicos.

  1. Atenção ao uso da preposição “antes” de verbo, pois não é necessário aqui. Essa questão gramatical, se recorrente, pode afetar sua Competência 1 (norma culta).

  2. O conectivo da linha 6 precisa ser de conclusão ou consequência, a fim de marcar a passagem lógica para a apresentação dos problemas. Em vez de um conectivo neutro ou de adição, prefira algo como “Dessa forma”, “Portanto” ou “Logo”.

✅ Com esses ajustes, o seu texto ficaria ainda mais claro, formal e eficaz — pronto para alcançar as notas máximas.

📘 Nota: 9/10

Atividade Introdução

Correção

Gustavo, sua introdução está excelente! Você desenvolveu todos os elementos conforme combinamos em sala de aula: trouxe um bom contexto, delimitou corretamente o tema e apresentou uma tese clara. A organização e a fluidez do texto merecem destaque. Parabéns!

Apenas faria uma pequena sugestão de ajuste na tese, para evitar que o uso da expressão “por querer se encaixar” soe como um diálogo direto com o leitor, o que pode comprometer a impessoalidade do texto dissertativo.

Veja uma sugestão de reformulação:

Nesse contexto, entende-se que o desenvolvimento de distúrbios alimentares, somado à pressão social, são entraves gerados por essa busca desenfreada por padrões estéticos socialmente estabelecidos.

📝 Nota: 9/10