Correção
Gabriel, sua atividade sobre o combate à evasão escolar no Brasil está excelente! Você cumpriu com todos os elementos estruturais combinados em sala, respeitando o que foi proposto no check-list da introdução. A organização textual está clara, a progressão de ideias é lógica e sua tese está bem formulada. Parabéns pelo trabalho! ✅
📌 Atenção a um ponto específico:
Há apenas um pequeno deslize de concordância verbal, aliado a uma repetição desnecessária, na linha 06. Veja:
“Visto que a maior parte dos jovens que abandonam os estudos fazem parte de populações mais vulneráveis.”
Nesse caso, o sujeito principal da oração é “a maior parte”, que está no singular, portanto o verbo também deve ser flexionado no singular. Além disso, “parte” e “populações” são palavras de sentido semelhante no contexto, o que gera uma leve redundância.
🔸 Sugestão de reescrita:
Visto que a maior parcela de jovens que abandonam os estudos faz parte das camadas sociais mais vulneráveis.
Essa reformulação elimina a repetição, corrige a concordância verbal e traz um vocabulário um pouco mais formal, sem perder a clareza da ideia original.
📝 Nota: 9/10
Correção
Gabriel, sua introdução apresenta todos os elementos fundamentais que combinamos em sala de aula: contextualização bem construída, delimitação do tema e uma tese coerente. Você demonstrou domínio do assunto e boa organização das ideias. Parabéns!
Entretanto, faria duas pequenas sugestões de ajuste para deixar seu texto ainda mais refinado:
✅ Na linha 5, eu substituiria o trecho “aparência perfeita” por algo como:
a realidade contemporânea, uma vez que inúmeras mulheres buscam inconsequentemente a estética idealizada.
Isso evita uma expressão muito genérica e aproxima mais o texto do recorte temático.
✅ Na linha 7, sugiro evitar a repetição da palavra “problema”. Você pode utilizar sinônimos como impasse, desafio, obstáculo ou reformular a frase para garantir maior variedade vocabular e fluidez.
📝 Nota: 9/10