Elisana Isabelle

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

9/10

Redações finais

Caligrafia: É essencial manter a caligrafia legível para os avaliadores. Tente reduzir um pouco mais a letra, mas lembre-se de que a legibilidade é fundamental. Durante a revisão, use um tempo extra para caprichar ainda mais.

Conectivos: Evite o uso de conectivos informais, como “sendo assim”. Opte por alternativas mais formais, como “assim” ou “portanto”.

Contexto na Introdução: Fortaleça sua introdução com um contexto mais robusto. Isso ajudará a estabelecer clareza e interesse logo no início. Organização de Parágrafos: Mantenha uma estrutura de parágrafos equilibrada. Certifique-se de que cada parágrafo tenha espaço para um desenvolvimento adequado, evitando que alguns se tornem superficiais ou comprimidos entre outros.

Na avaliação das competências, sua redação obteve as seguintes pontuações:

Competência 1 (Domínio da Língua) – 180 pontos

Competência 2 (Compreensão da Proposta) – 180 pontos

Competência 3 (Organização de Ideias) – 160 pontos

Competência 4 (Mecanismos Linguísticos) – 200 pontos

Competência 5 (Proposta de Intervenção) – 180 pontos

Nota:900/1000

Continue aprimorando a organização de suas ideias e certificando-se de que todos os parágrafos tenham um desenvolvimento adequado. Lembre-se das dicas para o dia da prova e mantenha o foco no aperfeiçoamento. Desejo a você muito sucesso no Enem! 

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 50 – Prática de Introdução

2º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0

Aula 46 – Prática de Argumentação

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0

REDAÇÃO

A Constituição Federal de 1988, garante a todos, os seus direitos como cidadãos. Porém, tal garantia tem sido deturpada, visto que, a parcela representada pelos profissionais da educação se encontra vulnerável, e embora seja tão importante para o desenvolvimento intelectual e educacional, tem sofrido diariamente pelo descaso social e a desigualdade estrutural presente no trabalho.

Em primeiro plano, urge analisar a falta de solidariedade e conscientização da população com o corpo docente, principalmente após o período pandemico da COVID-19, na qual foi preciso isolamento para evitar o contágio e as aulas passaram a serem remotas. Dessa forma, dar aulas virou um desafio cessante e árduo, muitos destiram ou foram demitidos, e hoje aquele que exerceu ou ainda exerce a profissão sofre as consequências, são elas: a violência física, psíquica, moral e até mesmo patrimonial.

Outrossim, é válido ressaltar que o salário de um professor é desigual não só dentro do mercado de trabalho mas também dentro da própria profissão, pois além do salário ser um dos mais baixos do mercado,ele se diverge entre a posição em que se encontram nas instituições educacionais, sendo bem remunerado aquele que leciona nas universidades. Tal fato é consequência da má distribuição e fiscalização dos órgãos responsáveis.

Assim, é necessário que o Governo invista em campanhas que divulguem a importância social, educacional e intelectual do cargo educativo, a fim de conscientizar a sociedade. Por fim, os orgãos responsáveis pela distribuição de renda e investimento devem contratar novos profissionais, melhorar a profissionalização, também fiscalizar e promover uma melhor divisão salarial. Para que assim, haja mais valorização e solidariedade aos professores.

A redação aborda o tema da valorização dos professores de forma adequada e apresenta uma proposta de intervenção coerente. Vamos analisar cada competência:

  1. Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita – 160 pontos O texto apresenta uma escrita geralmente adequada, com alguns deslizes gramaticais que podem ser corrigidos para melhorar a fluidez do texto.
  2. Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento – 140 pontos A proposta da redação é bem compreendida, e o texto aborda de forma relevante os desafios enfrentados pelos professores e a importância de valorizá-los.
  3. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160 pontos A argumentação é bem estruturada, com informações e exemplos que sustentam os argumentos apresentados.
  4. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 180 pontos O texto apresenta uma organização clara, mas é importante revisar alguns aspectos gramaticais e melhorar a coesão do texto.
  5. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 160 pontos A proposta de intervenção é adequada e bem formulada, sugerindo campanhas de conscientização e melhorias na distribuição salarial dos professores.

 

Nota Final: 800 pontos

Parabéns! A redação apresenta uma abordagem clara sobre a valorização dos professores e a importância do seu trabalho na sociedade. Continue praticando para aprimorar suas habilidades de escrita e aprofundar os argumentos em seus textos. Lembre-se de revisar a gramática e a coesão do texto para alcançar uma redação ainda mais sólida. Bom trabalho!

Atividade 06 – Argumentação

Correção

Elisana Isabelle Pimentel – Aula 19

A introdução está muito boa, possui todos elementos fundamentais e uma tese muito bem definida, todavia, seria possível evitar a repetição de “a falta” nas linhas 5 e 6. A crase na linha 22 está inadequada. O trecho compreendido entre as linhas 20 e 23 precisam ser reescritas de forma a apontar o problema e não os agentes e soluções. 

“Assim, embora o Sistema Único de Saúde seja diretamente responsável por regular e estruturar os elementos relacionados ao saneamento básico, é evidente que isso não ocorre, deixando clara a ocorrência de má gestão e a ausência de políticas públicas que sejam capazes de mitigar o problema”.

Nota: 8/10

Atividade 05Argumentação

Correção

Na linha 02 seria mais produtivo escrever “garantir o direito à saúde”. O conectivo “visto que” está empregado de maneira incorreta, substitua por “afinal”. Ao final de seu parágrafo, seria muito produtivo apresentar mais elementos do tema, por exemplo: […] pelo Estado, assim, estigmatizando e deixando os indivíduos portadores de transtornos mentais à margem do direito público e da verdadeira participação social.

Nota: 8/10

Atividade 04Introduções

Correção

A introdução está excelente. Talvez fosse possível evitar a repetição do termo “saúde”.

Nota: 10/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

Sempre prefira “em que, no qual nos quais, na qual ou nas quais” sempre que não se referir a um local/lugar físico.

Nota: 8/10

O conectivo “entretanto” está inadequado à situação de uso. Em relação ao conteúdo ambas atividades estão excelentes.

Nota: 9/10