Correção
Alícia, sua atividade de conclusão está bem encaminhada, mas alguns aspectos importantes precisam ser ajustados para que ela atenda plenamente ao modelo que propomos em sala de aula. ⛔ Evite a divisão da conclusão em dois parágrafos, pois o padrão ideal da redação do Enem prevê uma única conclusão com duas propostas de intervenção diretamente ligadas aos dois problemas da tese. 🔁
Além disso, atenção à escolha vocabular: o uso do termo “infraestruturas” no plural soa inadequado e genérico. 🔁 Prefira utilizar o termo no singular e de forma mais específica, por exemplo: “investimentos em infraestrutura tecnológica nas escolas públicas” ou “reforma da infraestrutura física das unidades escolares”. 🧠
✅ Nota: 9/10
Correção
Alicia, lembre-se de iniciar cada parágrafo com a tabulação do espaço, aproximadamente do tamanho do dedo polegar. Além disso, é importante seguir a estrutura que combinamos em sala de aula para os textos dissertativos. Primeiramente, retome o problema da tese, depois apresente os elementos fundamentais do tema e só então faça a contextualização, que deve colaborar diretamente com sua argumentação.
Nota: 8/10
Correção
Alicia, no seu texto, é importante lembrar-se de dar espaço à estabilização ao iniciar um parágrafo, para garantir que o texto tenha boa fluidez e coesão. Além disso, evite períodos muito longos e compostos, pois isso pode prejudicar a clareza do seu argumento. Na linha 04, por exemplo, seria interessante colocar um ponto final após a palavra fome, dividindo melhor as ideias.
Evite o uso do conectivo “com isso”, pois ele é excessivamente genérico, e também a palavra “atualmente”, que pode ser substituída para dar mais força à argumentação. Uma forma de reescrever a frase poderia ser:
“[…] problema da fome. Afinal, na contemporaneidade, a questão da insegurança alimentar, somada à desigualdade social, ainda se faz presente em grande parte do tecido social brasileiro.”
Além disso, ao escrever um texto dissertativo argumentativo, evite o uso da primeira pessoa do plural, como no caso da frase “sofremos”. Isso pode resultar em silepse, quando você se inclui no argumento de forma inadequada.
Quanto à tese, lembre-se de apresentá-la de forma mais definida e objetiva. Não é necessário indicar o que deve ser feito, apenas destacar os problemas de forma clara. Assim, sua tese poderia ser reescrita da seguinte forma:
“Portanto, é evidente que tal problemática persiste devido à ausência de distribuição de renda, somada à falta de políticas públicas voltadas à geração de empregos.”
Nota: 7/10
Correção
Alícia, em sua atividade sobre os caminhos para combater a evasão escolar na realidade brasileira, o início está bem intencionado, mas a conexão entre o conectivo e a sequência do texto precisa de revisão. Veja abaixo como a estrutura pode ser reescrita de forma mais fluida e formal:
Fora da ficção, a realidade contemporânea brasileira mostra-se semelhante à obra cinematográfica, uma vez que revela o abandono escolar, sobretudo relacionado à complementação da renda familiar.
⚠️ Evite o uso da primeira pessoa do plural (“presenciamos”) e retire o “se” da construção, que ficou desnecessário. Além disso, procure utilizar expressões mais formais, como: “em situação de vulnerabilidade econômica” ou “classes menos abastadas”; Essas expressões soam mais técnicas e adequadas à norma culta esperada em uma redação do ENEM do que “baixa renda”.
🔍 Lembre-se dos elementos fundamentais da introdução:
❏ Início com um contexto relevante
❏ Conexão do contexto com o tema proposto
❏ Inserção dos elementos do tema
❏ Relação direta do tema com o Brasil contemporâneo
❏ Indicação de dois problemas bem definidos
📝 Nota: 6/10